Ir ao conteúdo

Placa-mãe GIGABYTE H410M H V3 só liga se desligar e ligar chave da fonte

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal

Há mais ou menos uns 2 meses quase eu troquei o meu gabinete e minha placa de vídeo e, desde então, o PC só ligava se eu desligasse e ligasse a chave da fonte. Se eu ligasse sem desligar a chave ele poderia eventualmente ligar, mas com a GPU em rotação máxima, e não dava boot. Pesquisando sobre esse problema na internet cheguei a dois problemas provaveis:

1)Ou a fonte estava começando a morrer;

2)A placa-mãe estava com problema;

Como eu já pretendia trocar de fonte, uma vez que a fonte antiga tava no limite pra aguentar a configuração atual, eu decidi ir pela opção 1 e apostar que a fonte estaria com problema. Comprei uma core reactor da XPG e mesmo com a fonte nova o problema persistia.

Há 2 dias a placa de rede onboard começou a dar problema, fiz um post aqui no fórum para saber o que poderia ser e se tinha alguma solução. Hoje, enquanto usava o PC (ainda sem rede por conta do problema na placa de rede), o PC simplesmente reiniciou com a fan em rotação máxima. Desliguei o PC mas agora sempre que ligo, a GPU liga em rotação máxima. Para tirar qualquer dúvida sobre a GPU, coloquei a minha GPU anterior para ver se daria ou não vídeo, mas o problema se repetiu mesmo com a GPU antiga, ligando com as fans em rotação máxima.

Já acionei a garantia quanto a placa-mãe e aguardo retorno da terabyte, mas queria só ter uma noção se o problema é realmente só na placa-mãe ou se já devo me preparar para trocar algum outro componente do PC.

Postado

Normalmente quando começa a falhar wifi, rede lan e também as vezes as portas USBs, normalmente isso indica que a placa-mãe já está nas últimas, porém demora bastante para acontecer... Coisa aí de 7 ou mais anos. (ou quando o notebook é muito ruim, uns 2/3 anos) Mas como voce testou com outra Fonte e outra VGA, então não sobra muito para testar, só por desencargo, tenta testar em outra tomada...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Meqxtill disse:

Há mais ou menos uns 2 meses quase eu troquei o meu gabinete e minha placa de vídeo e, desde então, o PC só ligava se eu desligasse e ligasse a chave da fonte.

você viu se a placa-mãe não estava fechando circuito com o gabinete? um bom teste para saber seria tirar todo o conjunto do gabinete e ligar ele fora, se funcionar de boas, então a placa-mãe tá fechando curto circuito com o gabinete, causando esse transtorno

se der, faca esse teste

remova todo o hardware de dentro do gabinete e tente ligar fora dele

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Meqxtill disse:

@rodrigo.dcvieira Acabei de realizar o teste em bancada aberta. O problema persiste, infelizmente. Tô achando que a placa-mãe tá realmente com problema 😵💫

ja fez aquele teste onde vamos ligando o pc com o minimo de hardware possível?

tipo, tente ligar apenas com 1 memória, sem ssds ou placa de vídeo, alem de todos os itens usb desconectados..

e depois va adicionando os itens ate o problema surgir

agora se você tentar fazer isso e mesmo sem nada plugado a placa-mãe continuar com os mesmos sintomas, ai de fato deve ser ela

• Curtir 1
Postado

@rodrigo.dcvieira Tentei sim, mas meu CPU não tem vídeo integrado, então não sei se chegava a dar boot ou não. Mas tentei realizar esse procedimento com 2 GPUs, a minha atual e a minha antiga. Primeiro sem as memórias, depois com uma, depois com as duas...

Em ambas as GPUs, a rotação dos fans foi ao máximo assim que ligava e isso perdurava por tempo indeterminado (o que acontecia anteriormente, mas ao desligar a fonte na chave e ligar novamente, parava. Dessa vez, nem mesmo desligando a chave na fonte resolve, ao ligar novamente volta a acontecer o mesmo problema).

Postado

Apenas uma atualização:

A culpada era realmente a placa-mãe. Estou nos trâmites da garantia com a terabyte, mas precisei comprar uma nova porque não poderia ficar sem o PC. A MB nova chegou e tudo funciona sem qualquer tipo de problema.

Mesmo com a H410M H sendo uma MB de entrada, não esperava que fosse dar defeito em menos de 1 ano. Atualmente estou com uma B460M plus da ASUS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...