Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ordem das cores influencia cabo funcionar em gigabit?

Crimpar cabos de rede para 100mbps é fácil. É raro alguns darem problema. Já os 1.000 mbps eu não dou sorte. Seria os cabos de baixa qualidade ou é a ordem mesmo? Pode ser a sequência de cores que eu escolher, mas iguais nas duas pontas, ou tem que ser essa sequência que achamos na internet?

Seria meu alicate de baixa qualidade ou até mesmo os conectores?

Postado

Existe um padrão justamente para garantir que funcione e receba o mínimo possível de interferência externa. Cabos, conectores, ferramentas e serviço de má qualidade interferem em quase 100%. Qualquer coisa mal feita derruba a velocidade. Use o padrão de crimpagem sempre.

padr%C3%B5es.jpg

• Membro VIP
Postado

Tem que ser preferencialmente esta sequência porque os cabos estão emaranhados formando uma gaiola de faraday justamente para evitar ruídos no sinal. Se houverem ruídos a auto negociação irá baixar a velocidade até que se estabilize em 100Mbps ou 10Mbps. Sim, já vi cabo tão mal crimpado, remendado, que não passava dos 10Mbps.

Não ultrapasse os 100mts de cabeamento. Não coloque o cabo junto com fiação elétrica. Este cabo passa somente internamente ou tmb está exposto a intempéries?

O cabo tem que ser no mínimo CAT5 E, CAT5 "normal" não funciona em 1Gbit.

Lembrando que no seu caso aí você deve seguir um único padrão. Ou pega o 568A ou 568B para ambas as extremidades.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Ordem das cores influencia cabo funcionar em gigabit?

Sim, porque o entrelaçamento dos pares é parte relevante da engenharia contra interferências eletromagnéticas internas ou externas. 

Seria os cabos de baixa qualidade ou é a ordem mesmo?

Alguns cabos mais robustos tem uma constituição que dificulta a integração (conectores e consumação do trabalho).

Um alicate que não seja "o melhor" ainda pode ser usado com sucesso, desde que você tenha cautelas em como as facas estão sendo prensadas, até a finalização do trabalho. Alguns alicates derrapam as laterais das facas e por isso requerem repetições com reposicionamento dos mordedores. Observe o aspecto dos fios justamente acomodados e alinhados dentro do conector transparente, e as interações com cada faca.

12 horas atrás, Mega Blaster disse:

Qualquer coisa mal feita derruba a velocidade.

Uma corrente é mais fraca no elo mais fraco. Uma vazão é diminuída em redutor.

12 horas atrás, Mega Blaster disse:

Use o padrão de crimpagem sempre.

Alguns cabos são "verificados" apenas para um dos padrões: A ou B. Tem escrito neles.

11 horas atrás, Phoenyx disse:

CAT5 "normal" não funciona em 1Gbit.

Por causa da tecnologia no entrelaçamento dos fios.

• Amei 1
Postado

@Roberth R. Garci4 Podem ser todos os problemas que você citou. Ou algum deles.

Para cabos curtos e lugares sem interferência pode usar qualquer sequência de cores que te agradar, em especial se for um cabo desses que vai do roteador para um PC ou TV em uma casa, onde não há muita interferência, e não um cabo longo que vem por dentro de paredes, perto de dutos com cabos de força.

No entanto, como outros te explicaram aqui, há uma razão objetiva para existir a norma, e é ingênuo não seguir.

Deve considerar umas coisas:

• Foi identificado acho que nos anos 20 que trançar os cabos diminui a interferência e permite usar cabos mais compridos e por isso aquele cabo geralmente cinza de dois fios para telefonia é assim trançado.
  • Esse cabos UTP tem 4 pares trançados, o T de UTP. Só que dois pares tem mais metal que os outros: os pares trançados em verde e em laranja. O cabo tem o mesmo diâmetro, mas tem mais tranças por metro para esses 2 pares e por isso deve usar esses para transmissão e recepção
  • Os pinos usados internamente pelo circuito para TX e RX são os pinos 1/2 e 3/6 e por isso é óbvio que deve usar esses pares que tem mais metal para esse uso, aproveitando os pares trançados para TX+/TX- e RX+/RX-
  • Os outros dois pares podem transmitir outra conexão de rede, mas como tem menos metal podem falhar se tiverem mais que uns 10 ou 20m. Ou podem ser usados perfeitamente para levar uma linha de KS ou duas linhas telefônicas no mesmo cabo.
  • CAT5 não é restrito a 8 vias. Pode encontrar cabos CAT5 de 4, 16 ou até 100 vias
  • Se esses cabos passam por dentro de paredes e andares é claro que as distâncias vão aumentando e é claro que é podem saber que os cabos estão dentro de alguma norma porque não dá pra ver as duas pontas de uma vez 🙂 
Em 21/04/2023 às 12:22, Roberth R. Garci4 disse:

Conectores de má qualidade podem sim ser um pesadelo.

Um alicate ruim ou mesmo desalinhado pode pressionar o plástico meio torto na hora do crimp. Por isso eles tem aqueles parafusos de ajuste.

• uma pressão não uniforme pode zoar os pinos da borda. Se for o 1 não vai funcionar nada, mas se for o 8 só vai conectar a 10 ou 100
  • se estiver torta a barra pode falhar bem no meio nos 4/5 e vai conectar só até 100. E se tiver uma linha telefônica passado aí vai ficar muda, claro. 4/5 o par azul, alinha com o conector de telefone se nunca reparou...

Resumo

Siga a norma e faça o simples: os pares com mais metal para os sinais mais importantes. E nas cores indicadas. Gigabit usa os 4 pares então tem mais chance de dar errado, Só que a estatística diz que se tiver uma única falha tem 50% de chance dela ser nos pares 4/5 ou 7/8 e assim vai conectar até 100, FE. Se inventou uma sequência de cores e em especial se está passando sinais TX ou RX por pares que não estão trançados só vai ter sucesso se os cabos forem bem curtos porque vai ter uma latência e interferência miseráveis.

Em 21/04/2023 às 14:01, Phoenyx disse:

O cabo tem que ser no mínimo CAT5 E, CAT5 "normal" não funciona em 1Gbit.

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Em 21/04/2023 às 14:01, Phoenyx disse:

CAT5 "normal" não funciona em 1Gbit.

Por causa da tecnologia no entrelaçamento dos fios.

Para curtas distâncias funciona sim, e mesmo que misture os sinais. Só não há razão pra fazer isso. Aumenta muito a latência e a interferência.

• Amei 2
  • Membro VIP
Postado

@arfneto No meu caso, quis dizer com até esta distância limite de 100 metros em 1Gbit. Claro que o cara pode inverter tudo e em 2 metros estar aparentemente tudo bem, como atingir 120 metros em 100Mbps e tá tudo certo pro usuário.

Inclusive acho que CAT5 "normal" nem é mais vendido hoje.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, arfneto disse:

a estatística diz que se tiver uma única falha tem 50% de chance dela ser nos pares 4/5 ou 7/8, e assim vai conectar até 100, FE

Um testador simples acende LED para dizer que há contato na via, mas algo me diz que esse "teste" de vias passa longe de validar o cabo para Gigabit Ethernet.

25 minutos atrás, arfneto disse:

uma linha de KS

O que é isso?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@alexandre.mbm Sim, passa longe. Tem que ver o sinal/ruído da linha.

É por isso que muita gente antigamente com ADSL, mesmo morando ao lado de uma central telefônica, não conseguia velocidades maiores no seu plano, porque toda aquela fiação e caixa velha de par trançados no percurso estava deteriorada.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Alguém conhece testadores mais elaborados?

Estava a imaginar aqui algum software em projeto de hardware DIY, ou que seja driver testador (que acesse as vias da placa de rede, por exemplo).

Vamos ver isso num outro tópico:

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

3 horas atrás, arfneto disse:

uma linha de KS

O que é isso?

KS é uma categoria de produtos, como esses das fotos
ks1.png.0770f822ce80afe7d6187f63f875b7b1.pngks2.png.e2775d749b4827042ff2a3f5d10a9b16.png

São os telefones de tecla com painel e funções. E aqueles LED clássicos, tipo Call Waiting ou Message Waiting. Key Systems. Pisca uma luz quando tem recado, quando tem mensagem, avisa o ramal que está chamando, se tem mensagem pra seu ramal, essas coisas. São usados há décadas. Assistiu 24H, a série? São aqueles telefones da CTU. No caso da série eram da AT&T.

O que importa aqui no tópico e no forum é que são ligados a 4 fios, 2 para telefonia e 2 para os sinais de função. E poder passar sinal para um desses e mais um ponto de rede para uma mesa do escritório usando um só cabo de 8 vias sempre é muito conveniente e barato.

Hoje tem versões IP --- VoIP --- mais baratas. E as versões IP tem em geral uma saída de rede, porque se usa um fio só para entrada e se pode querer ligar um ponto de rede no mesmo lugar. Se chama daisy-chaining a ideia.

Mesmo ligando a 4 fios --- até 100 mbps --- ainda hoje pode ser bem efetivo porque 100mbps é mais que suficiente para quase toda aplicação de escritório. Em especial em relação à internet já que um link de escritório raramente chega a 1000 mbps por exemplo, para atender TODAS as estações. 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Alguém conhece testadores mais elaborados?

Alguns testadores melhores mostram os pinos por número e indicam no painel alguma inversão já com o número e economizam um tempo. Mas no geral são testadores de conectividade apenas. PAra avaliar a qualidade do sinal pode ser mais simples usar a conexão já estabelecida e medir latência e taxas de transmissão como fazer por exemplo OpenSignal ou esses medidores de velocidade comuns hoje em dia.

Sem considerar o lado digital da conexão imagino que um osciloscópio seria uma opção. Ou um injetor de sinal e um medidor do outro lado, coisas assim. Mas não acho que seja produtivo para um simples link digital. Melhor usar o testador que garante que o link pode ser estabelecido. E depois medir o lado digital da coisa usando o próprio protocolo e ver se o link tem a qualidade necessária

@Phoenyx ADSL era um link a dois fios de par trançado, sem blindagem. O provedor trocava as centrais por centrais digitais e tentava melhorar o caminho, mas era raro chegar a 1 mbps na Telefonica até onde sei. E em condomínios ou prédios de escritório onde tem claro caixas adicionais de distribuição era quase impossível mesmo. E quando chovia então... um pesadelo. Mas tinha lugares nas grandes cidades em que ficava estável até a 256kbps, no popular um quarto de megabit. Uma ligação digital via modem ia em geral a 14.4 ou quem sabe até 56k bps então era um avanço, em especial considerando que era uma ligação para UM computador.

Links digitais de 64k ou 128k eram opção comum em escritórios maiores nessa época, muitas vezes para interligar filiais. Acho que anos '90 em que começavam a aparecer redes locais como Token Ring ou Lantastic ou Novell e a internet começava a aparecer como um link de propósito geral.

exemplo.jpg.5c0970d07d3f2efc9377cd22db3f3423.jpg

Veja a esquerda um exemplo de 2023 mesmo, mas construído tempos antes de ADSL ser novidade e modificado ao longo dos anos por um exército de desconhecidos.

Bem no centro está um bloco de distribuição daquela época, anos 80/90 imagino. E dois blocos de distribuição de fibra ótica. E dois adaptadores PLC. E distribuidores coaxiais. E pontos de força. E uma rede IP. E links para a internet. E link de fibra ótica. Tudo junto e misturado.

Claro que há normas pra tudo, mas nem tudo é assim novo ou dimensionado de acordo, em especial se foi construído décadas antes de certa normas e necessidades.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, arfneto disse:

Sem considerar o lado digital da conexão imagino que um osciloscópio seria uma opção. Ou um injetor de sinal e um medidor do outro lado, coisas assim. Mas não acho que seja produtivo para um simples link digital. Melhor usar o testador que garante que o link pode ser estabelecido. E depois medir o lado digital da coisa usando o próprio protocolo e ver se o link tem a qualidade necessária.

Você moveria este parágrafo para o tópico?

29 minutos atrás, arfneto disse:

Para avaliar a qualidade do sinal pode ser mais simples usar a conexão já estabelecida e medir latência e taxas de transmissão.

Não encontrei em lugar nenhum a certeza de que o Sagemcom F@ST3895 teria ao menos uma porta Gigabit. Queria dispensar a aquisição de um cabo já verificado.

Obviamente no presente será mais vantajoso obter um cabo já verificado. Mas me veio a noção de que testadores deveriam ser mais completos.

• Curtir 1
Postado

Obrigado a todos que prontamente responderam e me ajudaram nesse tópico! Fiz com calma aqui a crimpagem (com calma mesmo kkkk cerca de 40 minutos cada ponta), seguindo o padrão 568A e cabo bem curtinho, com 5m apenas para ligar o roteador ao pc e agora conectou 1Gbbs!! Fiz o teste pela internet e baixou cravado no plano contrado com o provedor que deu quase 550mbps. Meu objetivo é apenas ligar computadores ao roteador mesmo para acesso a internet.

Estava com dúvida se o meu cabo realmente era cat5e, porque era um cabo bem barato e estranho, muito mole. Mas eu crimpei com um alicate novo, porém barato. Então deu certo. Tenho dois outros alicates velhos aqui e eles estão mastigando errado mesmo. Vou jogá-los fora. No passado já crimpei outros cabos para gigabit mas hora eles conectavam a 1gbps e hora conectavam em 100mbps…deve ser tudo isso que vocês já explicaram.

Não sabia que esse trançado era para evitar interferências. Então agora vou seguir o padrão sempre.

Em breve terei que passar cabos mais longos, mas acredito que não mais do que 40 a 50m. Não passarei junto com cabos de energia. Uma pequena parte dele irá ficar quase exposto ao tempo, mas só um pedaço (uns 5m), na verdade ele vai debaixo do telhado. Poderia continuar com cabo cat5e mesmo né?

@alexandre.mbm @arfneto @Phoenyx @arfneto @Mega Blaster

Postado
1 hora atrás, Roberth R. Garci4 disse:

não mais do que 40 a 50m

1 hora atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Poderia continuar com cabo cat5e

Pela distância coloque CAT6. É mais caro mas lhe garantirá excelente transmissão. Quanto a parte que vai ficar exposta, terá problemas ao longo do tempo por conta dos raios UV, vai deteriorar. Pegue um que tenha tratamento anti UV, mas mesmo assim vai deteriorar, mas demora.

• 8 meses depois...
Postado
Em 23/04/2023 às 10:39, Roberth R. Garci4 disse:

Obrigado a todos que prontamente responderam e me ajudaram nesse tópico! Fiz com calma aqui a crimpagem (com calma mesmo kkkk cerca de 40 minutos cada ponta),

Oh my god!   É brincadeirinha, não é?

O tópico é antigo.   Mas, como não sou profissional, vou relatar minha experiência e observação aqui.

Em 22/04/2023 às 14:29, arfneto disse:

Para curtas distâncias funciona sim, e mesmo que misture os sinais. Só não há razão pra fazer isso. Aumenta muito a latência e a interferência.

Sim, cabos de rede cat 5, "normal" como o Phoenyx disse, funcionam em 1 Gbps.   Ao menos aqueles que os provedores de internet como o Speedy forneciam para os assinantes.

Então, vamos lá.   Fiz alguns testes aqui com cabos já antigos e conclui que os cabos de rede que eram fornecidos pelos provedores desde a década de 90 (no meu caso, Speedy) já eram feitos pra alcançar 1 Gbps.    A diferença é que as placas de rede Ethernet só alcançavam 100 Mbps.

Fiz um teste com o cabo de rede que a minha tia trouxe, que é cat 5.    Foi o 1º cabo de rede que ela usou quando tinha Speedy na década de 90.    Assim que eu conectei em um roteador de 1 Gbps, o Windows já reconheceu a rede nesta velocidade.

Eu também já tinha aqui dois cabos de cat 5 que tive que refazer as conexões porque quebrou aquele pininho.      Ligando eles no roteador, um registrou 1 Gbps e o outro apenas até 100 Mbps.     Um detalhe é que os cabos são iguais e eu fiz a mesma seqüência de cores.     Eu refiz as conexões deste cabo que registrava até 100 Mbps umas 3x.      Agora, eu sempre olho os fios com uma lupa antes e depois de crimpar para ver se chegam até o fim do conector.       Bom, nesta última vez, de 1ª ele ainda não alcançou os 1000 Mbps.      Foi necessário colocar um palito de dente para levantar o pininho do conector nas duas pontas para ele encaixar direito e mostrar a velocidade total da rede.

Então, o cabo tem que ser par trançado e condutores de cobre.   Até cat 5 funciona se for bem feito.       E não adianta comprar cabo barato que não vai funcionar em 1 Gbps.      Digo isto porque comprei 30 metros de um cabo da Lehmox que diz ser de alta velocidade com blindagem adicional e ótima qualidade (comprei pelo preço).     Quando eu tirei os conectores do cabo, vi que os fios são de alumínio (se não bastasse isto, eles são altamente flexíveis e quebradiços).     Não encontrei blindagem adicional, apenas aquelas capinhas nos conectores.    Tem um fio que é preto, a capa do cabo é bem vagabunda e nem é par trançado.      Fiz o teste com este cabo e nem pensar de chegar a 1 Gbps.   Chegou a 100 Mbps.

A experiência serviu para nunca mais comprar cabo barato e com conectores já embutidos.

Postado
Em 09/01/2024 às 22:16, privado disse:

Sim, cabos de rede cat 5, "normal" como o Phoenyx disse, funcionam em 1 Gbps.   Ao menos aqueles que os provedores de internet como o Speedy forneciam para os assinantes.

Então, vamos lá.   Fiz alguns testes aqui com cabos já antigos e conclui que os cabos de rede que eram fornecidos pelos provedores desde a década de 90 (no meu caso, Speedy) já eram feitos pra alcançar 1 Gbps.    A diferença é que as placas de rede Ethernet só alcançavam 100 Mbps.

A norma para esses cabos para conexão gigabit é de 99. Cat5E de enhanced. Ainda na tal década de 90. E já havia rede gigabit, só não era assim popular. Era normal rede a 1 e 10mbps durante os 90. Muitas vezes usando cabos coaxiais com conectores BNC e não xTP (par trançado). Não por acaso 100mbps até hoje é chamada de Fast Ethernet, porque a normal era a 10. Nem TCP/IP estava estabecido nessa época. X25 era muito usado, via linhas dedicadas e mesmo par trançado de 2 fios, o popular telefone. E com um modem enorme em geral da 3COM ou US Robotics.

Fiz alguns testes aqui com cabos já antigos e conclui que os cabos de rede que eram fornecidos pelos provedores desde a década de 90 (no meu caso, Speedy) já eram feitos pra alcançar 1 Gbps

Nessa época provavelmente não eram não. Mas pode ver em geral uma inscrição na lateral do cabo, com a categoria e talvez a frequência. 

Mas entenda que o cabo é uma coisa e o patch cord é outra. O que a norma busca garantir e nas normas para certificar os fabricantes é o cabo, da infraestrutura, mais o cabo de rede, esse curtinho com as duas pontas --- o tal pach cord --- atingirem um certo alcance para uma certa velocidade. Em geral 95+5 metros.

Para o cabinho de 1m a realidade é outra. E é isso que o provedor trás. Uma conexão direta do aparelho deles com o seu computador. Por exemplo no Mac Mini um cabo Cat5E alcança 5 gigabits fácil. Até uns 10/15m pode até ficar estável até em 10 giga se o ambiente for normal. Mas se estiver falando em uma rede comum para garantir 10G até o rack a história é outra.

Da documentação da Apple:

image.png.7950d68560a02aae6c91047623a5f5ff.png

É só um exemplo. 

Precisa considerar que FE é a 4 fios. E então haviam cabos naquela época que só tinham 4 fios. E os que tinham 8 muitas vezes eram usados para rede e telefonia. Não por acaso o conector RJ11 --- telefone --- encaixa certinho no soquete de rede RJ45 --- rede. Os pinos 4 e 5 foram separados para isso, E na norma se usam os fios azuis. E se tem um KS, aqueles telefones antigos tipo da série 24H, da aT&T, eles usam 4 fios e aí entram os pinos 7 e 8 e os cabos em marrom.

Com CAT5E e adiante se passou a usar todos os 8 fios e aí adeus a ideia de passar um telefone e um ponto de rede com um cabo só para a mesa de cada um.

Eu também já tinha aqui dois cabos de cat 5 que tive que refazer as conexões porque quebrou aquele pininho.      Ligando eles no roteador, um registrou 1 Gbps e o outro apenas até 100 Mbps

5 ou 5E? E fala do cabo mesmo, passando pela parede até um soquete onde vai plugar o clabo de rede? Ou  só do patch cord para ligar direto no roteador da operadora?

Digo isto porque comprei 30 metros de um cabo da Lehmox que diz ser de alta velocidade com blindagem adicional e ótima qualidade (comprei pelo preço).     Quando eu tirei os conectores do cabo, vi que os fios são de alumínio (se não bastasse isto, eles são altamente flexíveis e quebradiços).

Ainda o mesmo caso: se usar isso dentro da parede vai gostar de terem blindagem adicional e muito de serem flexíveis porque vai gastar muito menos tempo e dinheiro para passar pelos dutos. E se forem mais frágeis que o AWG24 de cobre pode não ser o fim do mundo já que não há tensão mecânica dentro das paredes. Apenas faça os patch cords com um cabo melhor: os usuários por exemplo costuman atropelas cabos de rede com rodízios de cadeira, com gavetas, torcer dentro de maletas girando o pulso, como se vê toda hora em escritórios cabos de rede totalmente torcidos.

Cabos CAT6 7 e 8 são pouco flexíveis, em comparação. E muito mais grossos. Pode ser um pesadelo ou a simples razão de usar fibra ótica às vezes. 

O cabo 6 ou 6E tem uma canaleta em X de plástico DENTRO do cabo. É muito mais difícil de passar pelos dutos de sempre, 3/4". E cabem menos cabos claro.

Tem que considerar tudo isso.

Eu refiz as conexões deste cabo que registrava até 100 Mbps umas 3x.      Agora, eu sempre olho os fios com uma lupa antes e depois de crimpar para ver se chegam até o fim do conector.       Bom, nesta última vez, de 1ª ele ainda não alcançou os 1000 Mbps.      Foi necessário colocar um palito de dente para levantar o pininho do conector nas duas pontas para ele encaixar direito e mostrar a velocidade total da rede.

Pois é. Se tiver defeito em um dos fios 4 5 7 8 não vai ter conexão a 1000, mas vai ter FE. Agora se tiver falha nos pinos 1 2 3 e 6 não vai ter conexão nenhuma.

Considere usar conectores pass-thru, de passagem. Com esses você terá muito mais sucesso se não tem experiência. E pode prender até com uma chave de fenda...

image.png.8052df90230548c72b26478472330c02.png

Como esses ao lado. Assim garante que não há inversão de pinos e que não faltou ninguém.

Para os soquetes de parede tem uns de gilhotina da Pial ou da Schneider que prende só com uma chave de fenda e não precisam de ferramentas especiais. E uns de pressão que não usam ferramenta nenhuma, só a guilhotina.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...