Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, estou com uma dúvida:

Pretendo comprar um notebook novo, e notei que muitos modelos hoje já não vem com porta RJ45. Mas eu gostaria de ter em mãos a possibilidade de usar internet cabeada nele. Os modelos são:

(modelo 1): ASUS X1502ZA-BQ621W - https://br.store.ASUS.com/notebook-ASUS-vivobook-x1502za.html (a versão com i5/16GB RAM/SSD 256GB)

(modelo 2): VAIO FE14 VJFE44F11X-B0111H - https://www.br.vaio.com/notebook-vaio-fe-14-intel-core-i5-12geracao-SSD-256gb-8gb-windows-11-home-full-HD-tela-14-cinza-grafite/p

Minhas dúvidas são:

(1) Um adaptador desses ethernet/USB (me refiro aos modelos que são USB 3.0) tem mais limitações (de velocidade) em relação a usar um cabo de rede?

(2) Estou em dúvida entre dois modelos de notebook, cuja decisão tá dependendo de saber mais sobre esses adaptadores. Do pouco que pesquisei fiquei com a impressão de serem vídeos meio "publi-post", então estou com receio das conclusões ali apresentadas E o tempo tá passando, meio que preciso comprar logo esse notebook mas ando meio sem tempo pra pesquisar estes detalhes. Um dos notes (ASUS) tem 16GB de RAM, mas sem a porta RJ45. O outro (VAIO)  tem porta RJ45, mas (supostamente) tem 2 slots de memória RAM, vindo com um pente de 8GB. Meu dilema é: eu gostaria de pegar um que tivesse 16GB de RAM já, pra ter menos trabalho e riscos (de incompatibilidade ou até disponibilidade de um pente correto pra parear com o que já tem no notebook) com essa parte de upgrade de memória. Os dois modelos vem com SSD de 256GB, o que pode me obrigar futuramente a fazer o upgrade de SSD (que pelo que pesquisei é mais simples que o de RAM), então a minha preocupação maior é com essa parte "upgrade de RAM" vs. "conexão e velocidade de internet". Além disso, o VAIO tem tela de 14" (que é minha preferência), coisa que tá mais difícil encontrar hoje em dia com essa configuração que eu quero. Requisito fundamental: se for Intel, tem que ser no mínimo 12ª geração o processador. Mas eu nem sei qual Ryzen 5 seria o equivalente do i5 12ª geração.

O que acham? Entendo que, se esses adaptadores oferecerem a mesma velocidade que uma conexão RJ45, é mais vantajoso eu pegar logo o modelo da ASUS com mais RAM pra evitar a dor de cabeça do upgrade de RAM, mas se ter a RJ45 é uma vantagem em relação a esses adaptadores, o modelo da VAIO me parece mais vantajoso (custa menos, mas vou ter que ter o trabalho de upgrade de RAM).

Postado
50 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Se você pode ter um notebook desses, provavelmente pode ter um Wi-Fi rápido. A depender de quem é você, não sentirá falta de cabo de rede em seu cotidiano.

Pior é que no momento, não. Meu sinal wifi vem de um repetidor que fica meio longe do roteador, então a velocidade fica mais limitada. Mas minha maior preocupação com a questão de velocidade de internet é sobre usar o notebook fora de casa, sobre ter a possibilidade de usá-lo cabeado fora de casa.

Postado

@Cosmononlogical Pegue o que tem placa de rede. Ele será gigabit. Os adaptadores são fast ethernet trabalhando a 10/100 Mbps. Opte pela instalação de um pente novo de memória, procurando por um de igual marca e modelo. As chances de incompatibilidades são menores. Aproveite e veja a lista de compatibilidades que o fabricante informa. Mesmo tendo outras que funcionarão, as da lista são mais confiáveis.

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Cosmononlogical disse:

minha maior preocupação com a questão de velocidade de internet é sobre usar o notebook fora de casa, sobre ter a possibilidade de usá-lo cabeado fora de casa

Somente você pode encontrar a resposta sobre a sua "necessidade". O nosso problema são as influências externas forjando importâncias. É disso que vive o marketing. Avalie se você vai mesmo precisar de Gigabit em seus usos esporádicos.

Postado
24 minutos atrás, Mega Blaster disse:

@Cosmononlogical Pegue o que tem placa de rede. Ele será gigabit. Os adaptadores são fast ethernet trabalhando a 10/100 Mbps. Opte pela instalação de um pente novo de memória, procurando por um de igual marca e modelo. As chances de incompatibilidades são menores. Aproveite e veja a lista de compatibilidades que o fabricante informa. Mesmo tendo outras que funcionarão, as da lista são mais confiáveis.

No site da VAIO o que eu encontrei foi isso aqui, o manual completo do FE14, mas não tem nenhuma menção ao modelo de placa-mãe dele, ou sobre memória RAM, o slot de RAM etc...: https://static.vaiobr.com.br/manuais/2023/manual-completo-fe14-fe15.pdf

Fora isso...não sei mais onde procurar. Acho que só comprando e abrindo pra checar a memória instalada, e/ou vendo pelo Gerenciador de Dispositivos?

• Membro VIP
Postado

O cabo de rede para mim ainda é essencial por diversos motivos e situações e eu não abro mão da possibilidade de ter um adaptador RJ45 para USB, o problema que vejo é qual adaptador vai usar, por exemplo:

1.jpg.3591a4765f6974403e36c4736f03ead2.jpg

Este velho 2.0 aqui funciona muito bem até o Win 8. No 10 e no 11 não funciona, não tem driver. Ele não dava limitação de velocidade.

Agora, este novo 3.0 eu não sei dizer.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Cosmononlogical disse:

sobre memória RAM, o slot de RAM etc...

Solução é ligar para suporte. Depois que uma empresa brasileira entrou nesse jogo e adquiriu a divisão Vaio, a parte de suporte caiu em desgraça. Precisa de um número de série para tentar conseguir mais informações.

EDIT:

Há opção de comprar já com memória máxima. 

Postado
Em 23/04/2023 às 12:54, Cosmononlogical disse:

(1) Um adaptador desses ethernet/USB (me refiro aos modelos que são USB 3.0) tem mais limitações (de velocidade) em relação a usar um cabo de rede?

Não tem. Talvez algo mais na latência apenas, mas não deve ser perceptível.

No entanto USB é um outro barramento e é compartilhado por tudo que ligar lá. Claro que 8 teclados e 3 mouses não vão fazer diferença, mas se tiver coisas como 2 telas 4K via USB3 por exemplo, pode em algum momento ter diferença.

USB3 vai até 5000 mbps.

Um dos notes (ASUS) tem 16GB de RAM, mas sem a porta RJ45. O outro (VAIO)  tem porta RJ45, mas (supostamente) tem 2 slots de memória RAM, vindo com um pente de 8GB. Meu dilema é: eu gostaria de pegar um que tivesse 16GB de RAM já, pra ter menos trabalho e riscos (de incompatibilidade ou até disponibilidade de um pente correto pra parear com o que já tem no notebook) com essa parte de upgrade de memória. Os dois modelos vem com SSD de 256GB, o que pode me obrigar futuramente a fazer o upgrade de SSD (que pelo que pesquisei é mais simples que o de RAM), então a minha preocupação maior é com essa parte "upgrade de RAM" vs. "conexão e velocidade de internet". Além disso, o VAIO tem tela de 14" (que é minha preferência), coisa que tá mais difícil encontrar hoje em dia com essa configuração que eu quero. Requisito fundamental: se for Intel, tem que ser no mínimo 12ª geração o processador. Mas eu nem sei qual Ryzen 5 seria o equivalente do i5 12ª geração.

Configurar essas coisas é sempre um pesadelo. 

Memória

Em geral essas coisas aceitam 2 pentes de memória. E tem já a dúvida:

• dois pentes iguais são mais rápidos que 1 com o dobro de tamanho. Mas se for trocar tem que trocar os dois. Caro.
  • Tem fabricantes que SOLDAM os chips em alguns modelos. A Dell faz isso em muitos deles.
  • Em geral para a geração que quer vai usar DDR4 a partir de 2666 ou 3200 ou melhor.
  • Prefira um chip de 16GB e não soldado e mais tarde compre outro para não ter que gastar muito agora. Se comprar com 2 de 8 e quiser usar 24 ou 32 vai perder dinheiro

Disco

Os dois modelos vem com SSD de 256GB, o que pode me obrigar futuramente a fazer o upgrade de SSD (que pelo que pesquisei é mais simples que o de RAM), então a minha preocupação maior é com essa parte "upgrade de RAM" vs. "conexão e velocidade de internet"

Prefira discos NVMe e não SSD. E entenda que depois pode colocar um do outro tipo. Ex: compre com NVMe de 512GB e depois anexe um SSD de 1 ou 2TB

Tela

Considere sempre que com a tela de 14 não vai ter o teclado numérico separado e dependendo do modo como usa o micro pode ser um porre. A tela é muito pequena se não for usar sem telas externas é pouco produtivo. Pode acabar com coisas como 1366x768 e ver uma planilha abrir com umas 10 linhas e um texto com dois ou três parágrafos. Pouco produtivo.

Alguns vem com a tela de 14 e resolução FHD. Genial, só que não dá pra enxergar nada e o dono vai lá e aumenta as fontes em 25 ou 50%. Acho que 25% até é sugerido no caso do Windows. Acho sacanagem.

Uma tela pequena e um laptop levinho é ótimo pra transportar. Na hora que liga, nem tanto. Tenho um de 12.1, um de 14 um de 15 e um de 17.3 então sempre enfrento essas dúvidas. 

Rede

Muitos portáteis da linha business como os Inspiron da marca Dell vem sem RJ45 ou com RJ45 a FE, 100mbps. A ideia (do fabricante) é que em geral no mundo real não se recebe nem processa nem trata informação no micro pra esgotar um link FE. E a conexão internet do escritório ou da casa é para todo mundo, de modo que pode ser 1/2, 1 ou 2 megabits PARA TODOS.

Por outro lado as conexões de rede nesses micros modernos passam fácil de 500mbps ou mais, com latência pequena.

"upgrade de RAM" vs. "conexão e velocidade de internet".

Entenda que não existe esse par de coisas. Seu micro muito raramente vai estar conectado à internet. Isso acontecia mais nos anos 90 com as conexões dial-up, via modem e linha telefônica. Hoje ele vai estar ligado a uma rede local, ethernet, via rádio (wifi é ethernet) ou cabo.

E a velocidade da rede nada tem a ver com a velocidade do  acesso à internet. Claro que a menor velocidade limita o seu resultado e um link de 2 gigabits para a internet numa rede de 1 gigabit vai deixar a ligação entre seu micro e algo na internet limitado a esse 1 gigabit de sua conexão de rede.

Só que pode ter 150 outros dispositivos na rede usando desses 2 gigabits para a internet e assim tanto faz para seu micro porque não ver mais que uma fração disso nem que ligue a 10G na rede local.

Como em quase tudo não há uma resposta definitiva.

• Membro VIP
Postado
19 horas atrás, Pincipi disse:

O cabo de rede para mim ainda é essencial por diversos motivos e situações e eu não abro mão da possibilidade de ter um adaptador RJ45 para USB, o problema que vejo é qual adaptador vai usar, por exemplo:

1.jpg.3591a4765f6974403e36c4736f03ead2.jpg

Este velho 2.0 aqui funciona muito bem até o Win 8. No 10 e no 11 não funciona, não tem driver. Ele não dava limitação de velocidade.

Agora, este novo 3.0 eu não sei dizer.

Bom dia

Esse adaptador é razoável porque se você usar em uma rede 10/100 além de não conseguir usar o máximo da rede 10/100, se ligar em um switch 10/100/1000 ele não funciona.

E acho uma baita frescura dos fabricantes removerem a placa de rede cabeada.

22 horas atrás, Cosmononlogical disse:

Oi pessoal, estou com uma dúvida:

Pretendo comprar um notebook novo, e notei que muitos modelos hoje já não vem com porta RJ45. Mas eu gostaria de ter em mãos a possibilidade de usar internet cabeada nele. Os modelos são:

(modelo 1): ASUS X1502ZA-BQ621W - https://br.store.ASUS.com/notebook-ASUS-vivobook-x1502za.html (a versão com i5/16GB RAM/SSD 256GB)

(modelo 2): VAIO FE14 VJFE44F11X-B0111H - https://www.br.vaio.com/notebook-vaio-fe-14-intel-core-i5-12geracao-SSD-256gb-8gb-windows-11-home-full-HD-tela-14-cinza-grafite/p

Minhas dúvidas são:

(2) Estou em dúvida entre dois modelos de notebook, cuja decisão tá dependendo de saber mais sobre esses adaptadores. Do pouco que pesquisei fiquei com a impressão de serem vídeos meio "publi-post", então estou com receio das conclusões ali apresentadas E o tempo tá passando, meio que preciso comprar logo esse notebook mas ando meio sem tempo pra pesquisar estes detalhes. Um dos notes (ASUS) tem 16GB de RAM, mas sem a porta RJ45. O outro (VAIO)  tem porta RJ45, mas (supostamente) tem 2 slots de memória RAM, vindo com um pente de 8GB. Meu dilema é: eu gostaria de pegar um que tivesse 16GB de RAM já, pra ter menos trabalho e riscos (de incompatibilidade ou até disponibilidade de um pente correto pra parear com o que já tem no notebook) com essa parte de upgrade de memória. Os dois modelos vem com SSD de 256GB, o que pode me obrigar futuramente a fazer o upgrade de SSD (que pelo que pesquisei é mais simples que o de RAM), então a minha preocupação maior é com essa parte "upgrade de RAM" vs. "conexão e velocidade de internet". Além disso, o VAIO tem tela de 14" (que é minha preferência), coisa que tá mais difícil encontrar hoje em dia com essa configuração que eu quero. Requisito fundamental: se for Intel, tem que ser no mínimo 12ª geração o processador. Mas eu nem sei qual Ryzen 5 seria o equivalente do i5 12ª geração.

O que acham? Entendo que, se esses adaptadores oferecerem a mesma velocidade que uma conexão RJ45, é mais vantajoso eu pegar logo o modelo da ASUS com mais RAM pra evitar a dor de cabeça do upgrade de RAM, mas se ter a RJ45 é uma vantagem em relação a esses adaptadores, o modelo da VAIO me parece mais vantajoso (custa menos, mas vou ter que ter o trabalho de upgrade de RAM).

Bom dia

Pegue esse modelo da Dell ele vem com entrada para rede cabeada.

https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks/notebook-vostro-3510/spd/vostro-15-3510-laptop/v3510w6005w

• Curtir 1
Postado
Em 23/04/2023 às 14:34, Mega Blaster disse:

Os adaptadores são fast ethernet trabalhando a 10/100 Mbps.

Apareceu por acaso uma indicação de produto da Ungreen (transmissor de vídeo em 4K wireless), que até então, nunca tinha ouvido falar. Aparentemente os equipamentos que vendem são de boa qualidade. Fica o link do vídeo. Muito interessante, transmite até 30 m. Entrei no site para ver e achei um adaptador RJ45/USB a 1,0 gigabit por preço acessível. Aqui vi vantagem. Para sua avaliação.

https://www.ugreen.com

https://pt.aliexpress.com/item/32523402206.html?spm=a2g0o.store_pc_home.hotSpots_2001726589436.1&gatewayAdapt=glo2bra

Postado

Tô pendendo mais para esse VAIO FE14. Em relação ao ASUS notei que o Bluetooth dele também é mais atual. Um ponto ruinzinho é que a tela dele o painel é TN.

E que tipo de informações eu preciso pedir com o suporte deles para saber exatamente que tipo de pente de memória será compatível com ele para quando eu quiser fazer upgrade no futuro? Só sei que o note tem DDR4 e - supostamente - 2 slots (estou entendendo que o pente que já vem nele não deve ser soldado).

Postado

Tem 2 slots substituíveis. Um soldado que não pode ser substituído. Vem com 20 GB. Máximo que pode chegar é a 24 GB substituindo o de 4 GB. 

Memorias.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...