Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Minha placa estava com a BIOS na versão (2604) e o dual-channel não funcionava. Acabei de atualizar a BIOS para a versão mais recente (3002) e continua sem funcionar.

Eu sou bem leiga então minha pergunta é:

"Preciso ativar/configurar algo na placa-mãe para funcionar?"

Pois eu achei que seria apenas colocar nos slots certos. (ou seja nos slots A2 e B2 mas não foi, dá 3 bipes e não liga e tentei também A1 e B1 e não foi)

Screenshot_7.png.1b53b77d4ff3a3d30ff0de242c738cb3.png

Atualmente está funcionando uma do lado da outra (A1 e A2)

Minha config:

ASUS TUF GAMING B550M-PLUS

AMD Ryzen 7 3800X

RTX 3060 EAGLE OC 12G

memória TEAM GROUP T-FORCE DELTA RGB 16GB (2X8) DDR4 3000MHZ TF4D416G3000HC16CDC01

A ideia seria usar 4 memórias dessas pra ficar com 32gb, mas primeiro comprei um conjunto pra testar.

A memória consta no site da fabricante da placa-mãe como compátivel.

Obrigada desde já.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, TamiresNB disse:

Pois eu achei que seria apenas colocar nos slots certos. (ou seja nos slots A2 e B2 mas não foi, dá 3 bipes e não liga e tentei também A1 e B1 e não foi)

Atualmente está funcionando uma do lado da outra (A1 e A2)

Mas é isso mesmo, você deve colocar em A2 e B2. Se isso não está funcionando, é porque tem algum problema na placa-mãe / processador.

Pelo que você descreveu, parece que o canal B não está funcionando por alguma razão. O que você pode tentar é tirar o processador e colocar de novo, rezando para que tivesse algum mau contato que resolveu ao reinstalar... fora isso, boa sorte. Não tem o que fazer, você tem alguma peça com defeito nessa máquina.

• Curtir 3
Postado

Não há nada de especial que precise fazer em termos de configuração para que o dual funcione.

Como o que @lionlucas e @Imakuni comentaram, só mau contato ou falha de hardware explica o que está acontecendo aí. Não deve ser os pentes (pois funcionam em outras posições). Talvez CPU, soquete, ou slot de memória.

• Curtir 2
  • mês depois...
Postado
Em 24/04/2023 às 16:42, TamiresNB disse:

Boa tarde!

Minha placa estava com a BIOS na versão (2604) e o dual-channel não funcionava. Acabei de atualizar a BIOS para a versão mais recente (3002) e continua sem funcionar.

Eu sou bem leiga então minha pergunta é:

"Preciso ativar/configurar algo na placa-mãe para funcionar?"

Screenshot_7.png.1b53b77d4ff3a3d30ff0de242c738cb3.png

Atualmente está funcionando uma do lado da outra (A1 e A2)

Minha config:

ASUS TUF GAMING B550M-PLUS

AMD Ryzen 7 3800X

RTX 3060 EAGLE OC 12G

memória TEAM GROUP T-FORCE DELTA RGB 16GB (2X8) DDR4 3000MHZ TF4D416G3000HC16CDC01

A ideia seria usar 4 memórias dessas pra ficar com 32gb, mas primeiro comprei um conjunto pra testar.

A memória consta no site da fabricante da placa-mãe como compátivel.

Obrigada desde já.

Boa tarde, esse tópico não foi resolvido. os colegas ae não ajudaram em quase nada. parece que nem entenderam o problema básico que é não ligar o computador...

Eu uso 2x 16Gb em dual no A2,B2
fui incrementar o setup com +16gb(2x8Gb) botei nos slots A1,B1 para ativar um 2º(segundo) Dual channel, não acho que seria quad channel porque não são semelhantes, e simplesmente não ligou ficou travado na verificação da memória ram.

pensei que as memórias ram estavam ruins. fui testar somente elas, testei tanto no A1,B1 como A2,B2 e ambas funcionaram.
porém ainda não consegui a configuração para todas funcionarem juntas.
meu processador é um Ryzen 5 3600X não acho que seja esse o problema.

Antes de qualquer coisa isso é viável e usual.

Eu já usei essa configuração em um setup da geração passada(2x8Gb + 2x4Gb ambas DDR3 da Geil).

Postado
Em 24/04/2023 às 17:55, W46n3r disse:

só mau contato ou falha de hardware explica o que está acontecendo aí

35 minutos atrás, Francisco Sant Anna Filho disse:

os colegas ae não ajudaram em quase nada. parece que nem entenderam o problema básico que é não ligar o computador...

Acho que foi o colega que não entendeu. Tudo indica que o caso relatado era algum problema de hardware... e problema de hardware não se resolve com post em fórum. Se resolve com RMA ou manutenção especializada.

35 minutos atrás, Francisco Sant Anna Filho disse:

Antes de qualquer coisa isso é viável e usual.

É sim, mas em soquete/CPU/slot com problema é usual não funcionar também. Pode ser que seja seu caso. Para saber exatamente o ideal seria testar as memórias em outra placa-mãe, ou outra CPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!