Ir ao conteúdo

Eletrônico feito para 100v pode não funcionar em tensão 127v?

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

Comprei uma panela de arroz no Japão (Toshiba RC-6PXR) que funciona em tensão AC 100V 50/60Hz (no Japão a tensão é 100V, diferente do Brasil que é 127V), porém quando tentei usar aqui no Brasil está dando um erro "C11" nela que pelo manual é o seguinte:

Citação

ERRO: você está usando uma extensão ou está usando a tomada em conjunto com outro equipamento? Use uma tomada AC 100V, nominal de 15A ou superior de forma independente.

Tentei colocar ela em várias tomadas diferentes de casa (sem extensões). Moro em São Paulo onde a tensão das tomadas são 127v. Medi as tomadas de casa com um multímetro e estão com ~126V.

Gostaria de saber se o problema pode ser essa diferença entre 100v e 127v, ou se essa diferença de tensão não deveria afetar em nada e o problema é outro. 

Se o problema for a tensão, existe algum conversor de 127v para 100v? Só encontro de 220v para 110v.

Obrigado

• Solução
Postado

Vai precisar de um auto-transformador 127/100 volts

com a potencia compatível com a da panela.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1105238184-conversor-abaixador-tenso-produto-japons-ate-1050w-girardi-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=2383a8c6-9753-4b26-bf39-02c5b7278506

Os equipamentos suportam uma certa variação, possivelmente 127 V excede o limite. Talvez funcione em 110, teria que testar. De todo modo vai precisar de um transformador, daí já compre o de 127/100 V.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Ricardov disse:

compre o de 127/100 V.

De fato é o caminho + fácil. Outro nem tanto que eu (eu) trilharia é aproveitar algum 12+12 de algum carregador tipo 10A e subtrair a tensão 24V.. algo como 127-24=... Boa chance de sucesso e com menor custo ou com custo zero .. pra mim claro...

• Curtir 2
Postado

São quase 30 volts a mais ,eu tinha um ferro de solda de 100 volts ,usei em 127 volts e durou pouco , o ferro chegava a ficar vermelho (visível no escuro) ...

Essa panela não é coisa simples, além de ser de indução , é microcontrolado, interessante é que já pediram para consertar um no final dos anos 90 uma panela de arroz de indução (trazida do Japão),enquanto por aqui até hoje nem sequer existe panela de arroz de indução ...

• Curtir 2
Postado

Obrigado a todos pelas respostas, principalmente o @Ricardov !

Comprei o conversor sugerido pelo @Ricardov, que aguenta potencia de ate 1050w (minha panela tem 700w). Chegou em casa em menos de 24horas. Já testei e a panela voltou a funcionar! Com o transformador a tensão está em 99,6V. 

@Alexandre RS realmente aqui no Brasil ainda não vendem essas panelas de indução. Será que é um nicho tão pequeno assim? Deveriam trazer para cá.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...