Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera!
Se postei em local errado, perdão!

Então, estou com um notebook positivo motion gray q4128c-s, que não permite que eu faça nada nele.

OBS: Ele tinha um windows instalado nele, eu até consegui na primeira vez instalar o windows 10 por cima, mas dava erro ao iniciar. Então eu tentei formatar e não foi, tentei deletar as partições e não deletou. Usei o Hiren's boot usb e consegui deletar todo o sistema, para instalar o windows limpo, mas quem disse que funciona? Ele agora está sem o windows, mas as partições continuam lá, não são deletadas, e nem formatadas de jeito nenhum, nem pelo hiren's boot.

Tentei instalar o ubuntu, mas também não vai, simplesmente ta impossível de deletar as partições e instalar o windows, seja como for, nada funciona.

O que eu fiz?
Desabilitei o Security Boot, e nada
Desabilitei o fast boot, e nada
Desabilitei o Trusted Computing, e nada
Restaurei as configurações da BIOS para o padrão, e nada
Deletei as keys dele, e nada.

Já vi vários videos no youtube, mas a maioria a BIOS tem chipset e o povo consegue formatar indo em
LPSS & SCC Configuration e indo na opção eMMC Write Protect, desabilitando isso.

Mas esse notebook aqui não tem a opção chipset. Estou perdido, não sei mais o que fazer.

Eu abri ele achando que tinha um HD ou um SSD, para eu conectar na dock e formatar por lá. Mas quem disse que tem?
Nem local pra por um HD ou SSD tem, apenas 2 plaquinhas e uma bateria gigante. kkkkk

Alguém sabe se é possível de alguma maneira formatar este "Negativo" ?
Eu vi um carinha conseguindo mas só soldando outra BIOS, e eu não tenho como fazer isso, nem conhecimento para isso.

image.thumb.png.32812d08cab5437e0c4d3b5cccda2348.png

image.thumb.png.35b95bd51528f91c5511f06109cc6c67.png

Postado
3 horas atrás, Mega Blaster disse:

Parece um tablet com tela e teclado. Não vi pilha para sustentar o BIOS. Consegue desplugar a bateria para zerar a alimentação das placas? Parece ser o reset possível.

Só por desencargo, seguiu os passos do BIOS para desabilitar o bitlocker? Veja os vídeos abaixo e confirme.

https://www.youtube.com/watch?v=ZK6effeCXAM

https://www.youtube.com/watch?v=EiCb_uQ2Y8s

Já despluguei a bateria, e conectei de novo, já tentei ligar sem ela só conectado no carregador mas não liga.
Essa BIOS não tem a opção de chipset, já vi tudo conter vídeo, e todos tem o chipset na BIOS, então conseguem formatar. Esse note aqui não tem nem a opção "eMMC Write Protect"image.thumb.png.db77032006678274b26c47bb8bdc3d91.png

Postado

Posta foto com as abas Advanced e Security abertas, por favor.

Postado

Desabilitou o Intel Plataform Trust Tecnology? É o equivalente da Intel ao fTPM. 

5 horas atrás, Jonathas Douglas disse:

Desabilitei o Security Boot

Quais outras opções tem nessa aba além da acima?

Entra no site da Positivo e coloca o nº de série do equipamento e verifica se tem firmware disponível para esse BIOS. Talvez consiga com um downgrade ou upgrade inserir a opção do chipset, caso tenha disponível a partir do seu número de série. Ou consiga um nº que contenha essa opção.

https://www.meupositivo.com.br/para-voce/suporte-tecnico/drivers

Postado
14 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Desabilitou o Intel Plataform Trust Tecnology? É o equivalente da Intel ao fTPM. 

Quais outras opções tem nessa aba além da acima?

Entra no site da Positivo e coloca o nº de série do equipamento e verifica se tem firmware disponível para esse BIOS. Talvez consiga com um downgrade ou upgrade inserir a opção do chipset, caso tenha disponível a partir do seu número de série. Ou consiga um nº que contenha essa opção.

https://www.meupositivo.com.br/para-voce/suporte-tecnico/drivers

Desabilitei o fTPM e também o TPM Support e o TPM State.
No secure boot tem:
Secure boot também desabilitei
Secure boot mode está em modo (Custom) porque precisei por para zerar as keys.
e Key Management com as keys zeradas.

Em relação ao firmware só tem isso no site da "negativo"
image.thumb.png.77e8ed786c1897b64a494c4a97808a0e.png

Postado

E esses que dizem "Outros". Sabe o que são? Enquanto não desabilitar o bitlocker não vai funcionar.

4 minutos atrás, Jonathas Douglas disse:

Desabilitei o fTPM e também o TPM Support e o TPM State.

Na aba do Intel Trust?

Postado
4 minutos atrás, Mega Blaster disse:

E esses que dizem "Outros". Sabe o que são? Enquanto não desabilitar o bitlocker não vai funcionar.

Na aba do Intel Trust?

Plataform Trust Technology
Desabilitei as 3 opções.
fTPM
TPM Support
TPM State

Postado

Quais as opções tem naquela aba EMMC Driver?

Postado
7 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Quais as opções tem naquela aba EMMC Driver?

SCC eMMC Suport [ACPI Mode] [PCI Mode] [Disable] - Se desabilitar isso na tela de instalação do sistema não aparece nenhuma partição, fica só a tela sem nada.

SCC eMMC 4.5 DDR50 Support [Enabled] [ Disabled]
SCC eMMC 4.5 HS200 Support [Enabled] [ Disabled]

Desabilitando estes dois debaixo não interfere em nada.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Jonathas Douglas disse:

Então eu tentei formatar e não foi, tentei deletar as partições e não deletou.

Já vi problema similar e era a memória eMMC com defeito. Se você conseguir ao menos carregar o instalador do Windows, use Shift+F10 para acessar o prompt de comando. Rode diskpart, selecione o disco eMMC (list disk, select disk X, detail disk) e rode clean all. Se retornar qualquer erro, é muito provável defeito de hardware.

Postado
2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Já vi problema similar e era a memória eMMC com defeito. Se você conseguir ao menos carregar o instalador do Windows, use Shift+F10 para acessar o prompt de comando. Rode diskpart, selecione o disco eMMC (list disk, select disk X, detail disk) e rode clean all. Se retornar qualquer erro, é muito provável defeito de hardware.

Já fiz isso, diz que o disco foi limpo, mas o problema persiste. Já tentei de tudo, até umas dicas que vi em outros forums sobre usar o yumi em fat32. Acabei de fazer e nada. Não deleta as partições, e não instala o windows, nem o ubuntu. Desisto!

Postado

A Positivo retirou do BIOS a opção do chipset justamente para inibir isso. Ela que decide se você pode ou não formatar seu equipamento. Sem isso, não rola. Se fosse só o bitlocker dava para prosseguir recuperando a chave com sua conta MS, mas pelo visto não vai rolar.

Postado
12 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Hardware de baixa qualidade é isso, né...

Pior que nem é meu, graças a Deus kkkkk. Eu odeio positivo justamente por ser uma marca lixo pra tudo. Tentei ajudar a pessoa, mas pelo jeito vou falar pra ela jogar ele na parede, porque nem pra doar serve.

6 minutos atrás, Mega Blaster disse:

A Positivo retirou do BIOS a opção do chipset justamente para inibir isso. Ela que decide se você pode ou não formatar seu equipamento. Sem isso, não rola. Se fosse só o bitlocker dava para prosseguir recuperando a chave com sua conta MS, mas pelo visto não vai rolar.

A pessoa compra o aparelho, mas quem decide se a pessoa pode ou não alterar o sistema operacional é a empresa kkkk. Positivo ta mais pra "Negativo" nunca recomendo essa marca a ninguém, nem mesmo se for doação, mas o pessoal insiste em comprar essas tralhas.

Postado
28 minutos atrás, Mega Blaster disse:

@Jonathas Douglas Faz mais um teste. Entra no BIOS de novo e dá um F9 e vê se responde. Só para tirar uma cisma. Se responder, salva e sai e vê o que acontece.

EDIT:

Veja isso, por sua conta e risco (tá perdido mesmo!):

https://eletronicabr.com/files/file/30150-positivo-motion-cht14b-original/

Depois eu vou ver e dou um retorno. To sem paciencia com esse notebook já.

Postado
Em 04/05/2023 às 20:37, Mega Blaster disse:

@Jonathas Douglas Faz mais um teste. Entra no BIOS de novo e dá um F9 e vê se responde. Só para tirar uma cisma. Se responder, salva e sai e vê o que acontece.

EDIT:

Veja isso, por sua conta e risco (tá perdido mesmo!):

https://eletronicabr.com/files/file/30150-positivo-motion-cht14b-original/

Então, o F9 me levou ao Shell, mas nem pelo shell o infeliz formata. Selecionei a unidade correta, acesse o instalador do windows por lá e nada! dá as mesmas coisas, não formata, e nem permite excluir as partições.
Ele está totalmente protegido contra gravação. Eu deixei ele dando um Zero Fill usando o método de Gutmann, nem isso resolveu.

Eu vou ver com a dona se eu posso tentar umas paradas mais profundas, já informando o risco de perda total. Afinal ele ta com 99% de servir como enfeite kkk.

Postado

Com bit lockers ativo sem senha já era. Esquece. 

• 2 meses depois...
Postado
Em 09/05/2023 às 11:58, Mega Blaster disse:

Com bit lockers ativo sem senha já era. Esquece. 

Em 04/05/2023 às 20:06, Jonathas Douglas disse:

Já fiz isso, diz que o disco foi limpo, mas o problema persiste. Já tentei de tudo, até umas dicas que vi em outros forums sobre usar o yumi em fat32. Acabei de fazer e nada. Não deleta as partições, e não instala o windows, nem o ubuntu. Desisto!

Em 04/05/2023 às 17:48, Jonathas Douglas disse:

Essa BIOS não tem a opção de chipset, já vi tudo conter vídeo, e todos tem o chipset na BIOS, então conseguem formatar. Esse note aqui não tem nem a opção "eMMC Write Protect"

não necessariamente

to com o mesmo problema aqui, com um posi modelo q4128c-s q tá com esse mesmo lenga lenga de bitlocker, eu vi q ele tava ativado com a instalacao original de fabrica mas esqueci de desabilitar isso ao formatar e colocar o windows 11 e empaquei nessa questão

o q fiz, criei um pendrive com o rufus do windows 11 to go.. consegui acessar e através de programas q escrevem 0 e 1 para fazer o famoso zerofill, consegui recuperar o emmc e instalar nele a versão do windows 11 de boas

o problema é q se for formatar novamente, tem q refazer esse percurso todo, foi o q me aconteceu!.. to aqui repetindo o processo e agora tentando descobrir se desabilitando a opcao  EMMC WRITE PROTECTED esse maldito desse bitlocker deixa de ser colocado sem a permissao da pessoa na unidade..

na minha BIOS há essa opcao, ja verifiquei so não alterei ainda.. so falta isso pra saber se vai resolver ou não, afinal de contas o bitlocker da primeira instalacao já foi pras cucuias com a formatação zero fill mas no entanto sempre q o windows é instalado por alguma config dessas provalvelmente da BIOS, o miserento é ativado sem o consentimento da pessoa!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...