Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um SSD lexar de 480gb desde de 2021, quando comprei ele era muito rápido, tudo era instantaneo... agora, ele demora mais para fazer as coisas. Percebi isso desde o ano passado mas não liguei muito, porém hoje fiquei intrigado  e fiz um benchmark para ver o que estava acontecendo. O teste mostra uma velocidade de leitura excelente, mas o de escrita está estão horroroso que pode ser comparado a velocidade de um HD. Meu SSD agora está com 50% cheio, não há motivos para a escrita estar tão lenta...

Será a idade? mas nem tem 3 anos de uso...

No site está escrito 480mb/s de escrita... meu sonho

Screenshot_28.png

Screenshot_29.png

Screenshot_30.png

Screenshot_31.png

Postado

Muito provavelmente esse problema pode estar vindo do hardware do SSD, e até onde eu saiba não tem muito o que fazer.

(Caso queira, você pode experimentar formatar para ver se era algum problema de hardware que estava causando isso)

Ao menos, a velocidade de Escrita é mais voltada para Downloads e envio de informações.

Para o quesito de carregar aplicativos e informações do computador, quem manda é a Leitura (que é o que acaba deixando rápido o pc).

Então ainda bem que é só a Escrita com problema, se fosse a leitura também ai teu pc ia ficar muito, mas muito lerdo mesmo kkkkkkkk

De fato, é um tempo muito curto para dar problema. O SSD tem que durar bem mais de 3 anos. A não ser que o seu tenha excedido o TBW do seu SSD (acho difícil, mas sim, pode ser) 

Uso também um kingston, também não apresentou problemas

(Já um sandisk safado que eu tinha queimou e foi de base)

Postado

@pkp-pecheneg Graças a Deus né kkkkkkkkkkkkkkkk se fosse as duas eu estava lascado. Mas ent pelo jeito é problema do hardware do SSD, porque eu ja formatei varias vezes nesse meio tempo e nada...

O jeito é comprar outro, só falta o dinheiro

Valeu pela ajuda! 🙂

@Henrique - RJ Ok, vou tentar testar em outro pc e ver o que da... valeu pelo suporte amigo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim, foi um teste e parabéns, o fato do Dash do fabricante ter listado seu SSD significa que ele é um autêntico Lexar.

Parece que agora a única alternativa fornecida pelo fabricante deve ser clicar em smart o que provavelmente vai mostrar o estado de saúde dele que deve coincidir com o mostrado no Crystal Disk Info.

Outros fabricantes oferecem uma opção mais clara no sentido de fazer um teste básico e outro teste integral, este aqui parece que não está dando mais nenhuma outra opção, nem mesmo uma atualização de firmware.

A última alternativa seria testar se tem badbloks.

E tem que analisar melhor a informação fornecida pelo site se esta velocidade de 480 mb/s só acontece até um certo número de GB e depois ela cai.

• Obrigado 1
Postado
16 horas atrás, Pincipi disse:

Sim, foi um teste e parabéns, o fato do Dash do fabricante ter listado seu SSD significa que ele é um autêntico Lexar.

Parece que agora a única alternativa fornecida pelo fabricante deve ser clicar em smart o que provavelmente vai mostrar o estado de saúde dele que deve coincidir com o mostrado no Crystal Disk Info.

Outros fabricantes oferecem uma opção mais clara no sentido de fazer um teste básico e outro teste integral, este aqui parece que não está dando mais nenhuma outra opção, nem mesmo uma atualização de firmware.

A última alternativa seria testar se tem badbloks.

E tem que analisar melhor a informação fornecida pelo site se esta velocidade de 480 mb/s só acontece até um certo número de GB e depois ela cai.

Pelo jeito n tem badblock...

Screenshot_1.png

Screenshot_3.png

• Coordenador
Postado

Verifique se o SSD está muito fragmentado, e sim, você pode desfragmentar SSDs, desde que o faça apenas quando necessário, veja caso abaixo: 

Verifique também integridade do cabo SATA.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Resumindo e revendo as estratégias;

-Velocidade de escrita abaixo do normal após mais de um ano.

-Diagnóstico do fabricante parece estar tudo ok, considerando que a quantidade de badbloks é normal, ou seja, fisicamente o SSD aparenta estar bom. Eu realmente não sei interpretar os resultados das telas e ao ver tudo verde imagino que está tudo bem.

-Falta tentar desfragmentar e só agora me ocorreu de perguntar se já formatou o sistema de novo ou se ainda é o mesmo sistema instalado a mais de um ano. No meu caso eu percebo perda acentuada de rendimento do Windows após 3 a 6 meses de uso e ao formatar fica rapidinho de novo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!