Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, venho aqui pedi ajuda desesperadamente, ja pedi ajuda em vários discord porém não tive exito.

Comprei meu notebook Dell g15 5520 e desde que estou usando ele está dando tela azul, recebi dicas no discord que geralmente quando da tela azul é por que tem algum drive desatualizado, porém todos os meus drivers estão (pelo menos os essenciais que a dell acha) pois utilizo o programa da dell para atualizar e os da placa de vídeo eu faço manualmente pelo GeForce Experience.

Poderiam me ajudar dando algumas recomendações por favor? Queria que paracesse de dar tela azul, a frequência de dar tela azul é mais ou menos uma vez por semana, só que hoje ja foi duas vezes no mesmo dia. Estou disposto a mandar prints caso tenha alguém interessado em me ajudar, obrigado desde já! 🙂

OBS: O notebook veio com o Linux e eu fiz a formatação dele colocando o win10 (64-bits), eu não sou uma pessoa expert mas acho que fiz a formatação de forma correta, pois tudo ocorreu bem. O desempenho do notebook está ótimo, so acho que a bateria dele tá muito ruim, pois só dura 1h e 30 minutos com brilho baixo, mas não vem ao caso. 
Coloquei algumas prints da tela azul que ocorreu em diferentes dias, mas basicamente é a mesma mensagem. E também os Logs do windows

erro.jpg

IMG_6839.jpeg

IMG_6898.jpeg

• Moderador
Postado

O erro "WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR" indica que uma falha grave de hardware foi encontrada.

Recomendo que você utilize o Dell SupportAssist para testar todas as peças do seu computador. Já utilizei ele diversas vezes quando trabalhava no Suporte da Dell, e acredite quando eu digo que muitas vezes os próprios analistas não usam essa ferramenta direito e acabam deixando muita falha passar (a quantidade de problemas que eu já resolvi usando esse programa, que outros analistas usaram de qualquer jeito e não detectaram nada, meu amigo....). Tentaremos encontrar a falha por aqui, e assim que a encontrarmos, você liga no Suporte com o resultado da ferramenta para que eles possam abrir o chamado corretamente para você.

Baixe o SupportAssist: https://www.dell.com/en-us/shop/supportassistforpcs/cp/supportassistforpcs

Assim que instalado, rode o "Scan Hardware" primeiro e aguarde a conclusão. Veja se algum erro será detectado, e se for, clique em "History" para verificar o que está errado, tire print e poste aqui.

Caso nada seja detectado, clique em "Troubleshooting" (solução de problemas), > "I want to troubleshoot my PC" (eu quero realizar a solução de problemas no meu PC) > "I want to check a specific piece of hardware" (quero testar uma peça especifica do hardware) > Rode os seguintes testes:

1- PCI Bus

2- USB Bus

3- Network card

4- Disk

5- CPU

6- GPU.

Veja se dará erro em algo, e poste os resultados aqui.

• Curtir 2
Postado

@lionlucas Desculpas, mas não se deve usar esses buscadores. Vai direto no site do fabricante, principalmente se o equipamento estiver na garantia. Usa-se isso somente em último caso num equipamento que o fabricante não dá mais suporte.

Postado

@GabrielLV
Eu ja tinha esse aplicativo instalado. Fiz a verificação de hardware e não detectou nada, na verdade sempre faço a "checagem geral" que esse aplicativo fornece.

Já na sua segunda recomendação olhando hardware por hardware tive os seguintes resultados:

1- PCI Bus  (Reprovado) - Status do PCI

2- USB Bus (Tudo ok)

3- Network Card (Tudo ok)

4- Disk (Tudo ok)

5- CPU  (Reprovado em uma das opções) - Reprovado na opção CPU Stress

6- GPU (Tudo ok)

varredura1.jpg

varredura2.jpg

• Moderador
Postado

@Clemeson Martins

Recomendo também que tente atualizar o BIOS do notebook (faça isso pela página de suporte da Dell), e assim que ela estiver atualizada, rode os testes novamente e veja se os erros são detectados novamente.

https://www.dell.com/support/home/en-us/product-support/servicetag/0-MFJlaXBpV3B2dG1wdGE1S1VXVVhldz090/drivers

É de extrema importância que você desative o bitlocker do notebook, caso ele esteja ativado. Para isso, vá no menu iniciar > Configurações > Privacidade e Segurança > Desative o bitlocker (caso esteja usando o Windows 11), ou Configurações > Atualização e Segurança > Criptografia do dispositivo (caso esteja usando o Windows 10).

image.thumb.png.5c5758daff8acde5dccf2f321977f067.png

Clique na seta ao lado do histórico do erro, veja o que mais aparece e mande print aqui.

1 hora atrás, Clemeson Martins disse:

5- CPU  (Reprovado em uma das opções) - Reprovado na opção CPU Stress

Se ele reprovar no teste de CPU novamente, mesmo após a atualização do BIOS, você já pode entrar em contato com o Suporte Técnico e informar que a ferramenta identificou erro no teste de CPU, pois muito provavelmente será necessária a troca da placa-mãe do notebook, mas devemos checar os outros erros para garantir que não há mais falhas.

E sim, por várias vezes, já tive que realizar até mesmo trocas de placa-mãe em notebooks novos quando eu trabalhava lá. Infelizmente acontece.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Obrigado por toda a ajuda que você está prestando para mim! 🙂

Atualizei a BIOS e também verifiquei o Bitlocker (ele está desativado).
E após isso fiz a verificação novamente e o teste da CPU deu certo (foi aprovado) porém o Status PCI ainda continua dando reprovado.
Vou está mostrando pelas prints o detalhamento do erro

pci1.jpg

pci2.jpg

• Moderador
Postado
24 minutos atrás, Clemeson Martins disse:

@GabrielLV Obrigado por toda a ajuda que você está prestando para mim! 🙂

Disponha 😁

24 minutos atrás, Clemeson Martins disse:

E após isso fiz a verificação novamente e o teste da CPU deu certo (foi aprovado) porém o Status PCI ainda continua dando reprovado.
Vou está mostrando pelas prints o detalhamento do erro

O erro D0702 não diz muita coisa por si só, também não encontrei informações relevantes no Google, porém ele está dando erro no SM Bus (SMB), que é um recurso da placa-mãe. Isso indica provavelmente que é a placa-mãe que está com defeito de fato, porém muitas vezes as falhas de "PCI Bus" do SupportAssist não são levadas a sério no Suporte Técnico da Dell, e eu nunca entendi o motivo. Eu já encontrei casos do tipo, onde as ferramentas internas simplesmente não me autorizavam a realização da troca, e eu tentava pedir autorização para o time de suporte nível 2 e até mesmo para a supervisão, e simplesmente negavam a solicitação por conta de, em alguns casos, erros "PCI Bus" não serem documentados. E após alguns dias, o cliente ligava de novo para informar que o notebook não estava ligando mais ¬¬ (e dai sim autorizavam a troca da placa-mãe, basicamente esperavam o pior acontecer....)

Faça o seguinte: Desligue o notebook, segure a tecla FN e ligue-o (ou pressione F12 várias vezes para acessar as configurações avançadas e selecione Diagnostics). Irá iniciar o teste EPSA para verificar também se há peças com defeito. Após a conclusão dele, procure a opção "Advanced" nos cantos da tela, procure pela opção "Through test/mode" que serve para fazer testes extensos, e teste todas as peças ali, veja se em algum delas dará defeito, tire foto do erro e poste aqui também.

É importante termos precisamente o resultado da ferramenta para poder entrar em contato com o Suporte Técnico, até para não ter a dor de cabeça de ficarem realizando procedimentos que você já fez/já fizemos aqui, sendo que em alguns casos, eles irão dizer que "tela azul é falha do Windows, e portanto, não é coberta pela garantia", sendo que já temos registros de erros de hardware......

Se nada for detectado no teste do EPSA, ligue para o Suporte Técnico da Dell e relate o problema mesmo assim. Deixe claro para a pessoa que te atender que você já formatou o notebook, já atualizou todos os drivers e atualizou o BIOS e mesmo assim o problema persistiu.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Fiz o teste que você pediu e contactei a Dell, e eles pediram para eu fazer a mesma coisa que você. Basicamente o que eles falaram foi que não poderiam me ajudar por que o sistema operacional de fábrica foi o Ubuntu, mas que o que está gerando problema pra mim é alguma coisa do sistema, pois é um erro BSOD (ou seja, é o windows) algum driver ou software.
Ele me recomendou colocar o win11 e ver se pesiste o erro.
OBS: Nos testes o computador passou em todos.
o que eu faço? acho que vou formatar e colocar o win11

• Moderador
Postado

@Clemeson Martins Hahaha, o famoso argumento. Tenha certeza que quem disse isso foi um analista que só queria se livrar do problema, pois a ferramenta de hardware apontou falha, e os analistas me falam que o problema é o Sistema Operacional...

2 horas atrás, Clemeson Martins disse:

pois é um erro BSOD (ou seja, é o windows)

Telas azuis (BSODs) não são falhas do Windows. Elas são avisos de que erros foram detectados, sendo que a causa desses erros podem ser uma infinidade de coisas diferentes, sendo uma delas: falhas de hardware.

2 horas atrás, Clemeson Martins disse:

o que eu faço? acho que vou formatar e colocar o win11

Antes de formatar, faça o seguinte: No post abaixo, siga todos os procedimentos orientados pelo moderador @Rio McCloud e envie os logs coletados aqui na sua próxima resposta.

Feito isso, se quiser formatar, pode fazer, mas certifique-se que o problema não irá ocorrer mais. Se ocorrer, entre em contato com o Suporte da Dell e veja qual vai ser a próxima etapa.

• Moderador
Postado

@Clemeson Martins

image.thumb.png.01035c7e260216f9ed5e18db8252aaa3.png

Existem dezenas de erros apontando para a placa de rede. Tente rodar o SupportAssist novamente, indo nos testes de PCI e placa de rede novamente e veja se algum erro é detectado.

Edit: Encontrei também um erro relacionado ao SSD do seu notebook. Tente instalar o GSmarControl para realizarmos um teste na unidade a partir dele: https://github.com/ashaduri/gsmartcontrol/releases/download/v1.1.4/gsmartcontrol-1.1.4-win64.exe

Abra o GSmartControl > Botão direito no seu SSD > Perform tests > Self-tests > Execute tanto o Short Self-test quando o Extended Self-test, aguarde a conclusão e poste print aqui dos resultados. Tire print também da aba "Error log" e "Attributes".

Postado

@GabrielLV

Não consigo fazer o passo a passo que voce pediu, está aparecendo que não ta reconhecendo o SSD.

https://prnt.sc/Ljeb4MMljgvJ

Eu sinceramente dps do feedback que você ta me passando, não sei o que fazer, porque entrei em contato e eles disseram que poderiam fazer nada so porque veio com Ubuntu e ta com Windows agr kk

Eu tenho um ponto a acrecentar, alguns drivers e também a BIOS eu baixei do win11 porque não tem para o win10. Acho que vou formatar e ver se a tela azul ainda via continuar, vou por win11 para ver.

Sobre eu fazer a varredura novamente, parece que deu 3 erros agora: 
https://prnt.sc/TrAAUNygzEVE

• Moderador
Postado
19 horas atrás, Clemeson Martins disse:

Eu tenho um ponto a acrecentar, alguns drivers e também a BIOS eu baixei do win11 porque não tem para o win10. Acho que vou formatar e ver se a tela azul ainda via continuar, vou por win11 para ver.

Sobre eu fazer a varredura novamente, parece que deu 3 erros agora: 
https://prnt.sc/TrAAUNygzEVE

No caso da atualização do BIOS, não tem problema. Já temos os logs salvos, então pode formatar caso ache mais conveniente, instalando o Windows 11 do site oficial da Microsoft. Veja se os problemas persistem, e caso persistam, entre em contato com a joça do Suporte da Dell novamente.

Eu sinceramente dps do feedback que você ta me passando, não sei o que fazer, porque entrei em contato e eles disseram que poderiam fazer nada so porque veio com Ubuntu e ta com Windows agr kk

Tente ligar novamente e ve se você dá sorte de cair com algum analista inteligente. Deixe claro que o teste de hardware está identificando falha. Eu mesmo já peguei casos do tipo lá no Suporte, onde o sistema original era Ubuntu e o cliente trocou para Windows, e eu conseguia abrir os chamados normalmente, mas eu cansava de ver meus colegas dizendo que não podiam fazer nada devido a troca do S.O., sendo que o problema era hardware...

@GabrielLV

Não consigo fazer o passo a passo que voce pediu, está aparecendo que não ta reconhecendo o SSD.

https://prnt.sc/Ljeb4MMljgvJ

Ele não reconheceu o modelo do SSD, aparentemente por ser de uma marca estranha. Mas veja se você consegue rodar os testes mesmo assim.

Postado

A Dell disse que não poderia me ajudar por que o sistema operacional não é o Ubuntu, caso eu queira usar o win11 eu ja deveria ter comprado o Dell com win11, por que as configurações mudam do computador. Estranho, nunca ouvi falar nisso.
O atendente falou que meu computador foi todo configurado para utilizar o sistema ubuntu e que provavelmente seria isso que estaria dando tela azul com o windows.

• Moderador
Postado

@Clemeson Martins

Em 21/06/2023 às 09:00, Clemeson Martins disse:

que provavelmente seria isso que estaria dando tela azul com o windows.

"Provavelmente."

O problema persistiu, certo?

Fique à vontade para abrir uma reclamação no Reclame Aqui, Procon ou no Consumidor.gov, pois essa informação que o analista te passou NÃO EXISTE. Eu trabalhei lá e o que eu mais presenciava eram meus colegas de trabalho, que muitas vezes não entendiam nada sobre o assunto, simplesmente porque nunca estudaram o tema a fundo e se acomodaram na função de atender telefone, inventando argumentos apenas para encerrar as chamadas rapidamente. Acredite em mim quando digo que "o computador foi feito para rodar com Linux" é uma informação inventada pelo analista apenas para que você encerrasse a ligação logo.

As máquinas da Dell são vendidas exatamente da mesma forma, com a diferença de você poder selecionar se deseja ou não que venha com Windows ou outro sistema operacional. Não existe nenhuma modificação de peça, BIOS ou qualquer coisa do tipo que impeça a sua máquina de rodar com Windows. É simplesmente um analista completamente mau caráter inventando argumentos, o que mostra claramente que ele não entende nada do assunto e não tem a menor ideia de como resolver o problema. Acredite, era o que eu mais presenciava quando trabalhava lá.

Postado

Olá, estou com o mesmo problema, comprei a versão com o Linux, na hora nem me atentei que poderia dar problema, comprei direto com a Dell, e ao instalar o Windows 11 comecei a ter os problemas de tela azul, liguei lá e disseram que não podem me dar atenção o suporte é somente para sistemas operaciona que veio no sistema. Eu acabei encontrando a falha aqui no meu caso que esta vinculádo ao uso da bateria, quando ativo o alto desempenho, funciona por algum tempo e já da a falha.  Eu comprei esta na garantia, mas não posso usar a suporte e ter a garantia por conta do sistema operacional. Estou em contato com um emrpresa juridica para validar isso e já vou abrir reclamações em tudo que é canal, o suporte da Dell é muito ruim. Quando eu pedi o contato da ouvidoria o analisa foi sarcastico comigo, dizendo, "posso até te passar, mas você fala inglês", fiquei chateado e quase mandei ele ir para aquele lugar. Acabei desligando e não consegui resolver nada com a Dell.   

Eu resolvi ajustando a bateria aqui para equilibrado, mas não acho justo ter um equipamento de 6 mil, novo com falhas. Eu uso um Acer a um ano que nunca me deu problema, só comprei este por que minha esposa precisava de uma maquina, e se arrependimento matasse estaria morto agora por ter comprado um Dell. 

• Curtir 1
Postado

@Odair Moraes @GabrielLV @Clemeson Martins 

Eu tive e estou tendo o mesmo problema de tela azul. Comprei um Dell com Linux  e nos primeiros dias de uso e diferente do Windows que dá tela azul, no Linux ele apenas travava e desligava sozinho, tá ouvi o conselho do meu irmão que poderia ser o sistema Operacional e fui instalei o W10 e nada de resolver , apenas mudou o problema para a (Tela Azul), mudei novamente agora para o W11 e nada novamente, mesmo jogando ou parado ele após algum tempo da tela AZUL. OBS liguei para suporte tec. e a resposta foi a mesma que eu mudei o S.O e não podem fazer nada  e que eu teria que mudar novamente para o linux e ver se persiste o problema... sendo que tudo começou lá. 

Conclusão : Estou até hoje batendo cabeça com isso e buscando solução e vendo esses comentários aqui e outros em sites de reclamação eu cheguei a conclusão que esses notebooks da DELL são uma Sucata e não serve para nada, me arrependo de ter comprado esse lixo de notebook da DELL , e por ignorância minha perdi a oportunidade de devolver nos 7 primeiros dias. 

Irei testar trocar uma bateria diferente  para ver ser pode ser uma solução,  já testei de quase tudo não me resta nada.

• Curtir 1
Postado

@Clemeson Martins Eu tenho esse Dell é você precisa fazer a instalação de diversos drives que são encontrados no site da mesma.

@Odair Moraes Sim, pois, a fabricante só cobre problemas no hardware, e caso seja você tem o direito a essa assistência, no entanto, a troca de sistema operacional não faz com que o dispositivo perca a garantia. Entretanto, esse problema pode estar relacionado a drives, e você precisa usar às ferramentas que a própria Dell fornece, e de uma licença que seja original para evitar problemas com ativadores, e com a própria Dell.

Em 21/06/2023 às 09:00, Clemeson Martins disse:

Estranho, nunca ouvi falar nisso.
O atendente falou que meu computador foi todo configurado para utilizar o sistema ubuntu e que provavelmente seria isso que estaria dando tela azul com o windows.

Isso acontece porque não foi ela que fez a instalação do sistema operacional, e eles não se responsabilizam por uma instalação incorreta, mas todo mundo na área de tecnologia sabe que a troca de sistema operacional não causa problemas no hardware, e por esse motivo a fabricante não cancela os serviços de garantia que são relacionados ao mesmo, ou seja, para eles você é o culpado e não podem te ajudar em relação ao sistema operacional, mas caso seja problema no hardware você ainda tem esse direto, e por isso sempre recomendo que faça a mudança de sistema só depois de pelo menos uma ou duas semanas de uso, e se o problema começar depois da nova instalação o culpado foi você, mas não precisa entrar em desespero, pois, isso mostra que o problema é o Windows e não o hardware, e da para resolver fazendo uma nova instalação.

Obs: instale o sistema win10 pro, licença OEM original ou não use nenhuma, nada de ativadores, use drives da própria Dell e o NVIDIA (nada de buscadores como o Driver Booster por exemplo), e caso nada disso resolva o problema tente reinstalar o sistema Ubuntu e verifique se o problema irá persistir, caso o problema persista peça assistência e explique a situação, no entanto, se os mesmos se negarem a prestar o serviço abra um processo contra a Dell ou busque ajuda de algum técnico.

• Curtir 1
Postado

@Clemeson Martins posso dizer com toda certeza absoluta do mundo que o problema de seu pc esta com telas azul ou pouco desempenho é que esse SSD que você esta usando não é o original. tenho o mesmo notebook e ele vem com o SSD da adata, o seu pelas fotos esta escrito kioxia. (JA TENTEI SUBSTITUIR O SSD E DEU TODOS OS DEFEITOS QUE você MENCIONOU) quanto a bateria infelizmente tenho dois notebook dell g15 5520 e os dois a duração é essa de 1:30

• Haha 1
Postado
10 horas atrás, Brenofga disse:

quanto a bateria infelizmente tenho dois notebook dell g15 5520 e os dois a duração é essa de 1:30

Exato, e o motivo disso é o alto desempenho, mas isso não é problema pra quem pesquisou e entendeu o que é esse computador, ou seja, ele foi feito pra ficar ligado na tomada. Sinceramente, se você quer duração de bateria e um alto desempenho, o Macbook Air é a opção mais inteligente, e o dia que a Apple lançar um que venha nativamente com Windows pode ter certeza que vou comprar (vai ser é nunca).

• 2 semanas depois...
Postado

Estou passando tb pelo mesmo problema.
Comprei G15 5520 e com win11 (64-bits) original já com eles. 
Tela azul aparece a mensagem UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION. Fiz atualização de tudo que foi solicitado pelo SupportAssit da Dell, mas erro de tela azul mantém.
Fique surpreso que em uma das várias vezes que o técnico da Dell fez acesso remoto foi informado que devido o plano Básico que tenho eles não consegue resolver, que teria que mudar de plano para só assim resolver o problema. 
Abrir uma reclamação no reclame aqui e estou na espera de 48 horas para ver a posição deles.
Alguém já viu essa tela azul com essa mensagem ? O que poderia ser ? Erro de atualização ? Erro do win ? ou memória ou placa ???
Pagamos caro no aparelho deles e assistência péssima.

Postado

@Klleberfa Como assim eles não conseguem resolver? Você tem que exigir a manutenção da máquina, é dever deles, pois, pode se um problema de hardware e mesmo que não seja o windows foi instalado por eles, ou seja, é dever dos mesmos manter o equipamento em perfeito funcionamento, então, é preciso que eles façam o diagnóstico. Tenho um Dell, e agora me deu medo caso eu precise de assistência ksks.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...