Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde! me deparei com essa questão mas sem chance de chegar na resposta correta que é a A. alguém poderia me ajudar por favor? achei estranho os +22V na alimentação, talvez poderia ser +12V, pois fica mais coerente com as respostas... obrigado a todos!

image.thumb.png.ea25520ee76f3534db8d7852cecb9385.png

• Membro VIP
Postado

Recentemente alguém lembrou bem que quando a saída é no emissor não há ganho de tensão... Com ele a palavra.. Esqueci de dizer, ele e eu tmj... nosso mundo é mais prático mas com um pezinho nas teorias. Tentei aliar ambos no seu circuito por alguns minutos e não cheguei a nenhuma reposta abaixo... Aguardemos algum teórico de verdade... tmj no [re]aprendizado 🤪

Dica: simule.

Postado

@.if tentei simular mas não cheguei nesse valor... percebi que diminuindo o valor do resistor 2k aumenta a tensão inferior em que é ceifado o sinal de saída

Postado

Estou bem longe de ser conhecedor, @hatosco, mas estou estudando essa configuração de amplificador.

É chamada de "coletor comum" ou "transistor seguidor de tensão". Na saída desse amplificador o que vai ter é uma tensão muito parecida com a tensão de entrada. Esse tipo de amplificador é para amplificar a corrente - e não a tensão - da entrada...

Numa busca de Google (clique aqui e/ou aqui)você vai encontrar bastante coisa. Como você já tem os valores definidos, talvez fique mais fácil aplicar as fórmulas que há em muitas aulas e tutoriais.

Uma das pessoas que, na minha opinião, explica melhor, é o cara (infelizmente ele não diz o nome) da Electrolab (clique). Mas tem muitos outros também...

Para o que tenho de bagagem, é quase grego, esse assunto... tomara que sirva para você.

Postado

Se a tensão de entrada for máxima, então vai haver ceifamento com quase 22Vpp, mas a tensão de entrada deverá ser bem maior que 22Vpp. Tem uma atenuação principalmente devido ao divisor resistivo entre 10k e 3k9 / 2.