Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde! me deparei com essa questão mas sem chance de chegar na resposta correta que é a A. alguém poderia me ajudar por favor? achei estranho os +22V na alimentação, talvez poderia ser +12V, pois fica mais coerente com as respostas... obrigado a todos!

image.thumb.png.ea25520ee76f3534db8d7852cecb9385.png

• Membro VIP
Postado

Recentemente alguém lembrou bem que quando a saída é no emissor não há ganho de tensão... Com ele a palavra.. Esqueci de dizer, ele e eu tmj... nosso mundo é mais prático mas com um pezinho nas teorias. Tentei aliar ambos no seu circuito por alguns minutos e não cheguei a nenhuma reposta abaixo... Aguardemos algum teórico de verdade... tmj no [re]aprendizado 🤪

Dica: simule.

Postado

@.if tentei simular mas não cheguei nesse valor... percebi que diminuindo o valor do resistor 2k aumenta a tensão inferior em que é ceifado o sinal de saída

Postado

Estou bem longe de ser conhecedor, @hatosco, mas estou estudando essa configuração de amplificador.

É chamada de "coletor comum" ou "transistor seguidor de tensão". Na saída desse amplificador o que vai ter é uma tensão muito parecida com a tensão de entrada. Esse tipo de amplificador é para amplificar a corrente - e não a tensão - da entrada...

Numa busca de Google (clique aqui e/ou aqui)você vai encontrar bastante coisa. Como você já tem os valores definidos, talvez fique mais fácil aplicar as fórmulas que há em muitas aulas e tutoriais.

Uma das pessoas que, na minha opinião, explica melhor, é o cara (infelizmente ele não diz o nome) da Electrolab (clique). Mas tem muitos outros também...

Para o que tenho de bagagem, é quase grego, esse assunto... tomara que sirva para você.

Postado

Se a tensão de entrada for máxima, então vai haver ceifamento com quase 22Vpp, mas a tensão de entrada deverá ser bem maior que 22Vpp. Tem uma atenuação principalmente devido ao divisor resistivo entre 10k e 3k9 / 2.

O ganho de tensão será (sem contar com a atenuação do divisor resistivo mencionado) ...

image.png.029e82baaba16f5b48c7a5b1e2e0a701.png

Onde

Re = 10k e R0 = 2k.

Como está na figura, a tensão de saída será algo como MENOS de 15mVpp.

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, MOR_AL disse:

a tensão de saída será algo como MENOS de 15mVpp

Eu já sabia mas não quis te falar 😁

Mostre agora de onde surgiu sua dúvida e com este conhecimento adicional e caso tenha sido trabalho de curso, , mostre este link do cdh pra seu professor. Dica: remova os capacitores e faça 1o uma análise dc com a seguinte pergunta: qual a tensão (dc) no emissor?

Postado

@.if isso é questão de concurso, sou estudante por conta 😅
@MOR_AL se aumentar muito o resistor 2k fica nessa situacao, porém com o valor atual segue a simulacaoimage.thumb.png.7d9e84a1628eb18568c8f3d544fe2d3c.png
com o R5 muito alto (aberto) os limites ficam praticamente de 0 a 22V
image.thumb.png.4758b59920a83b9dc31ae2dc5315b015.png

em outras simulacoes eu aumentei 1000 vezes cada capacitor para realmente não interferirem e o resultado foi praticamente os mesmos acima
eu acredito que tem que fazer uma analise DC junto com AC

Postado

@hatosco

Não previ a influência do capacitor na saída.

Quando a tensão de entrada tende a cair ao ponto que o transistor corte, o capacitor, que está carregado, fornece a corrente para o resistor de emissor. Com isso a tensão de emissor não cai mais, mantendo ela fixa até o transistor conduzir novamente.

Reduza o valor do capacitor bastante, algo como 1nF. Aí a tensão de emissor vai a zero.

Outra coisa. As escalas da tensão de entrada e de saída são as mesmas?

A tensão de saída deveria cair umas 5 a 6 vezes em relação a tensão de entrada, devido aos resistores de polarização de base possuírem valores muito baixo em relação ao resistor em série com o sinal de entrada.

Agora que aumentei a imagem do seu circuito e que reparei na tensão em vermelho. Você está monitorando a tensão de base e não a da fonte de sinal.

O código da sua fonte de sinal informa que a tensão dela é de 100V?

Mostre também a tensão da fonte no gráfico.

MOR_AL

Postado

@hatosco

Ok, agora entendi tudo.

No seu circuito, os dois resistores e o eletrolítico conectados ao emissor, fazem toda a diferença.

Como o resistor de saída de 2k é bem menor que o de emissor de 10k, isso implica no eletrolítico "quase" ter um dos lides à terra. Caso o eletrolítico estivesse à terra (resistor de 2k alterado para um curto), A tensão de emissor seria praticamente toda CC.

É costume que o resistor (ou a carga) na saída seja bem maior que o resistor de emissor.

Altere o resistor de 2k para um de 100k e a tensão de emissor irá variar até o zero volt, fazendo com que a tensão na carga ultrapasse os -10V.

MOR_AL

Seu circuito...

Ex_crop.thumb.jpg.cdf96779955c36db406a9095136b616b.jpg

Com R2 (a carga) em 1MegaOhm. Só mostrei a tensão de saída em (V0). Observe como a tensão fica menor que -10V.

Ex1_crop.thumb.jpg.713d5f5d61bb8997c0a7a41d2f5319a7.jpg

MOR_AL

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...