Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha Net parou de funcionar, depois de uma atualização do windows 10 22h2, botei pra recuperar versão do windows logo em sequência mas sem êxito.

Wi-fi funciona normal, tô mexendo aqui pelo celular, o problema mesmo é o Pc, porque testei o cabo em 2 tv e funciona normalmente a internet a cabo na TV, problema tá mesmo no meu Pc como disse atualizei windows e Pc ligou já não funcionava mais a.net aqui algumas  prints q tirei hj usando alguns comandose sem êxito ScreenShot8514.thumb.jpg.d6ae7778cba4bf5aad6b52ff6e461cf7.jpg

ScreenShot8512.jpg

ScreenShot8513.jpg

ScreenShot8510.jpg

ScreenShot8511.jpg

ScreenShot8508.jpg

ScreenShot8509.jpg

Procurando hoje soluções em alguns site me deparei com falando sobre visualizador de eventos, bom não sei se vai ajudar de alguma forma mas tirei umas prints dessa tela também.

ScreenShot8517.jpg

ScreenShot8518.jpg

Atualização ocorreu das 14h pouca até às 15e30

• Membro VIP
Postado

Como não uso windows, a dica que sempre dou é bem minimalista e bem simplória... pra saber se é problema de hard ou soft, dê boot pelo pendrive com p.ex. um linuxmint e vê se conecta.

Postado

Sempre vejo essa lista de comandos 🙂 é praxe recomendarem isso nos forums da Microsoft por exemplo.

Mas são de pouco valor. Reiniciar o stack TCP, Netbios, flush no cache de dns... Pouca chance de isso resolver algo.

E atualizações d Windows não param componentes de rede, especialmente essas grandes atualizações. Deve ter sido simples coincidência.

Como aparece sua placa de rede no gerenciador de dispositivos? Removeu de lá e reiniciou a máquina? É um caminho comum para não achar o erro mas acabar resolvendo.

Andou mexendo nas tais configurações avançadas da placa de rede? Muitos sábios na internet recomendam mudar coisas lá. E muitas são não só inúteis mas às vezes problema mesmo.

Em geral não deve mudar absolutamente nada nessas configurações.

Entenda que seu computador ou TV não estão conectados à internet. Estão conectados  apenas à rede local, a tal LAN.

Foi boa a ideia de testar os cabos com as TV.

• Membro VIP
Postado

@Tango and cash boa tarde

Você começou a resolver seu problema do mais difícil para o mais fácil.

Qual a forma que você se conecta na internet?

WIFI ou cabo de rede.

A placa de rede está instalada corretamente e habilitada?

Uma atualização do windows pode sim dar complico com algum driver do computador e fazer algo parar de funcionar, então vá no "Painel de controle do Windows" e veja se a placa de rede está sendo reconhecida corretamente e com IP correto.

Qual sua operadora?

Postado
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

WIFI ou cabo de rede.

Uma atualização do windows pode sim dar complico com algum driver do computador e fazer algo parar de funcionar, então vá no "Painel de controle do Windows" e veja se a placa de rede está sendo reconhecida corretamente e com IP correto.

Qual sua operadora?

Não se trata de conexão com a internet. Como eu disse, nem o micro nem as TV estão conectadas à internet; Apenas rede local, o L de LAN. wifi ou cabo de rede são variações de ethernet não de internet. E o protocolo é o mesmo, TCP/IP

É essencial ver o que @Edvaldo J. Frederico observou: a placa está instalada? Não mexeu em nada nas configurações de rede seguindo algum tutorial visionário como esses que mandam reiniciar o stack TCP ou limpar o cache de DNS?

Atualizações do Windows não mexem em drivers ou configurações de rede, são coisas triviais e estáveis há décadas. E quando vem drivers nas atualizações do Windows aparecem em uma lista separada, com o nome de... drivers. E tem que ser autorizadas em separado. E aparece do que é o driver.

Mais ainda, a primeira coisa que acontece ao instalar atualizações no sistema é a criação de um ponto de restauração, que permite voltar o sistema exatamente ao estado em que estava ANTES da atualização, porque muita gente usa Windows para produção e não pode ficar com uma atualização problemática e irreversível.

Operadora é um conceito distante desse problema. O alcance da operadora vai apenas até o roteador e não faz diferença. Na verdade nem deve estar envolvida a internet nesse caso. Rede local nada tem a ver com internet.

• Obrigado 1
Postado

@arfneto

"Como aparece sua placa de rede no gerenciador de dispositivos? Removeu de lá e reiniciou a máquina? É um caminho comum para não achar o erro mas acabar resolvendo." 

Fiz isso e não resolveu 

"Andou mexendo nas tais configurações avançadas da placa de rede? Muitos sábios na internet recomendam mudar coisas lá. E muitas são não só inúteis mas às vezes problema mesmo."

Não mexi 

"

Entenda que seu computador ou TV não estão conectados à internet. Estão conectados  apenas à rede local, a tal LAN."

Sendo sincero, eh como se você estivesse falando outra língua pra mim, sou

bem leigo....

IMG_20230602_175320736.jpg

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

WIFI ou cabo de rede.

Qual sua operadora?

@Edvaldo J. Frederico boa noite, uso somente cabo no Pc, nas tv uso wi-fi mas eu testei a Net com cabo nas 2 tvs e funcionou normalmente.

Sim placa tá tá instalada e habilitada

Uso NET virtua

IMG_20230602_180741052.jpg

Postado
9 horas atrás, Tango and cash disse:

testei a Net com cabo nas 2 tvs e funcionou normalmente.

Um adendo aqui, pois passei uma situação semelhante. Coloquei o cabo mas não desabilitei o wifi. Fui enganado por alguns momentos, quando estava trafegando por wifi e não pelo cabo. Quando deixei só o cabo e tendo certeza de wifi fora, não funcionou. Atente para isso conferindo se está mesmo pelo cabo. Só para constar. Se possível, teste um notebook com cabo e wifi desligado só para ter certeza.

Postado

@alexandre.mbm

Em 02/06/2023 às 15:48, Edvaldo J. Frederico disse:

WIFI ou cabo de rede.

Qual sua operadora?

@Edvaldo J. Frederico  uso somente cabo no Pc, nas tv uso wi-fi mas eu testei a Net com cabo nas 2 tvs e funcionou normalmente.

Sim placa tá tá instalada e habilitada

Uso NET virtua

Ih rapaz, de ruim aqui, fui mencionar só, deu isso ai

@alexandre.mbm  não entendi o que você quis dizer

@Mega Blaster  sim, eu desliguei os 2 wi-fi.

Quando tento instalar esse driver https://www.intel.com/content/www/us/en/download/18293/intel-network-adapter-driver-for-windows-10.html

Acontece isso 

ScreenShot8534.jpg

Tirei um print aqui, não sei ajuda, tava olhando num site em inglês

ScreenShot8532.jpg

Aqui foi no msconfig, em serviços anotei alguns que achei interessante, como não entendo não mexi

ScreenShot8536.jpg

• Membro VIP
Postado
Em 02/06/2023 às 22:30, alexandre.mbm disse:

compartilhe conosco seu TXT

15 minutos atrás, Tango and cash disse:

não entendi o que você quis dizer

Em 02/06/2023 às 11:14, arfneto disse:

sempre vejo essa lista de comandos

Em 02/06/2023 às 22:30, alexandre.mbm disse:

[podem] ser pormenorizados

Entrar no detalhe do que cada comando faz.

Postado

? Se seu computador tem um chip de rede Realtek não deve ficar surpreso por não conseguir instalar um driver para chip Intel

uso somente cabo no Pc, nas tv uso wi-fi mas eu testei a Net com cabo nas 2 tvs e funcionou normalmente.

Não é uma boa ideia. Hoje em dia as TV gastam muito mais banda do que os PC em geral. streaming a 4K comum hoje em dia pode gastar mais de 20mbits por exemplo. E tem muitas fontes de vídeo...  No geral NUNCA use wifi quando puder evitar.  Deixe para os aparelhos que não tem alternativa, como tablets e celulares.

9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Entrar no detalhe do que cada comando faz

Sugiro não fazer isso. Essas listas (populares) tem uma dúzia de comandos potencialmente inúteis. Seria melhor abrir então um tópico específico.

Postado

Informa a marca e o modelo da placa-mãe, por favor.

Postado

@arfneto "

"Se seu computador tem um chip de rede Realtek não deve ficar surpreso por não conseguir instalar um driver para chip Intel"

Hum, achei que fosse o driver genérico do windows....

Ainda bem q não deu pra instalar 

"Não é uma boa ideia. Hoje em dia as TV gastam muito mais banda do que os PC em geral. streaming a 4K comum hoje em dia pode gastar mais de 20mbits por exemplo. E tem muitas fontes de vídeo...  No geral NUNCA use wifi quando puder evitar.  Deixe para os aparelhos que não tem alternativa, como tablets e celulares."

entendi, obrigado pela dica!!!vou por em prática 

@Mega Blaster b360M GAMING HD gigabyte, eu baixei os 2 driver de rede e não funcionou.Detalhe sempre usei o driver genérico do Windows, sempre, desde que eu comprei o Pc em 2019.

Postado
28 minutos atrás, Tango and cash disse:

Hum, achei que fosse o driver genérico do windows

28 minutos atrás, Tango and cash disse:

sempre usei o driver genérico do Windows

Não existem drivers "genéricos", a menos não para essas coisas. Alguns são meio que genéricos porque são drivers fornecidos pelos fabricantes e que cobrem uma família de produtos com o mesmo chipset, como famílias de placas de rede intel, Realtek, qualcomm ou sei lá. Mas os fabricantes de hardware homologam drivers junto à Microsoft. Um driver Synaptics que tenha lá no Windows para seu touchpad foi desenvolvido provavelmente pelo fabricante e homologado junto à Microsoft para ser incluído no conjunto de milhares de drivers que fazem parte do sistema.

Há muitos anos é raro ter um dispositivo que não funcione de imediato ao conectar a um sistema Windows. E mesmo com o Linux ou Mac isso já é comum. Tempos atrás era um inferno conseguir drivers para algumas coisas em Linux, como placas de rede por exemplo.

Apenas drivers para coisas muito recentes podem não estar disponíveis para sistemas atuais, Ou coisas muito antigas podem não ter mais suporte via drivers incluídos no sistema. O normal é não precisar fazer nada, e esse é em geral o caso de placas de rede.

• Membro VIP
Postado

@Tango and cash Tarde

Conseguiu resolver esse problema?

Cara eu passaria a régua e formataria esse PC.

Falo isso porque o básico já era para funcionar, formatou o PC se instalou o driver de rede e se o modem ou roteador se está configurado para operar em DHCP já era para funcionar, sem ficar fazendo alterações.

É claro desde que a parte física estivesse tudo em ordem, roteador, modem, cabos e conectores de rede.

Só não ia funcionar se a internet usa-se conexão do tipo "pppoe".

Se você já desinstalou e instalou o driver novamente, ficar alterando aqui ou ali creio que não vai resolver.

Mais uma coisa, veja se o "IPV4" da placa da rede está habilitado, é ele que é responsável por atribuir IP na placa de rede.

@arfneto  bom dia

O driver que o colega se referiu é o driver que o próprio Windows instala, e o nome correto é "Driver nativo do Windows".

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Tango and cash disse:

@Edvaldo J. Frederico boa noite, como faço pra ver isso???

"ais uma coisa, veja se o "IPV4" da placa da rede está habilitado, é ele que é responsável por atribuir IP na placa de rede."

Nessa mesma tela que você mandou no inicio clique em propriedades.

Tem que estar dessa forma, o IPV4 é responsável por atribuir IP da placa de rede, se ele não estiver marcado não funciona mesmo.

Em nessa mesma tela em Propriedades tudo deve estar com automático.

ethernet0-properties-windows-10.jpg?resi

Agora se tudo estiver certo, tente instalar um versão mais antigo do driver da placa de rede nesse tela abaixo, vá em "Driver > atualizar driver > Escolha procurar no meu computador > Permitir que eu escolha em um lista de driver disponível em meu computador "

Se tiver várias versões do driver, se foi o próprio windows que atualizou você vai conseguir reverter, instalando um versão mais antiga.

Postado
19 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Nessa mesma tela que você mandou no inicio clique em propriedades.

Tem que estar dessa forma, o IPV4 é responsável por atribuir IP da placa de rede, se ele não estiver marcado não funciona mesmo.

ethernet0-properties-windows-10.jpg?resi

Tá exatamente como na foto e em propriedades, está tudo automático 

19 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Agora se tudo estiver certo, tente instalar um versão mais antigo do driver da placa de rede nesse tela abaixo, vá em "Driver > atualizar driver > Escolha procurar no meu computador > Permitir que eu escolha em um lista de driver disponível em meu computador "

Se tiver várias versões do driver, se foi o próprio windows que atualizou você vai conseguir reverter, instalando um versão mais antiga

Já fiz isso também 😞

Tirei essas 2 fotos, não se se vão ajudar de alguma forma mas ta aí 

IMG_20230605_185226028.jpg

IMG_20230605_185245724.jpg

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Tango and cash disse:

Tá exatamente como na foto e em propriedades, está tudo automático 

Já fiz isso também 😞

Tirei essas 2 fotos, não se se vão ajudar de alguma forma mas ta aí 

IMG_20230605_185226028.jpg

IMG_20230605_185245724.jpg

Cara se você testou o cabo de rede e esta funcionando então formata que é mais fácil 

E não precisa usar pendrive.

Vai em " Iniciar > configurações > Atualização e segurança > Recuperação > Começar agora" escolha se deseja manter arquivos pessoais ou remover tudo.

Postado

image.png.6018b04a1fdcfc0b7974a2b85a178d12.png

(Do #9) está claro que sua placa de rede está lá, tem o driver instalado, tem DHCP ativado para receber endereços de rede de seu roteador, e que não recebeu nenhum.

53 minutos atrás, Tango and cash disse:

Será que isso pode ter alguma coisa haver

Não, não tem. Sua placa sequer tem conexão. Está muito longe de rodar algo como isso aí (TLS).

image.png.7f59ee587121b3f4864e849ad1c0440f.png

Esse arquivo de log tem algo mais objetivo sobre o problema. Dee ser um arquivo texto. Veja se é o caso e poste aqui o conteúdo...

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Não é assim. TCP/IP é um protocolo, genérico. Um dos muitos que pode rodar em conexões de rede, o nome desse formulário aí.

IP versão 4 não é responsável por atribuir IP de placa de rede: isso é feito pelo usuário ou por outro protocolo chamado DHCP.

Para cada conexão tem 3 tipos de item que pode incluir e eventualmente configurar: protocolo, serviço e cliente, como está escrito lá. Para acessar a rede - e não a internet. Como já disse o micro não está nem vai estar conectado à internet. Apenas à rede local, e está eventualmente está conectada a internet ou outras redes.

No mínimo para TCP/IPv4 vai precisar de um Cliente, o Cliente para redes microsoft, um serviço, o Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes microsoft, e um protocolo, o protocolo IP versão 4, e vai ver isso na lista em sua máquina

Algo assim

image.png.69489de83758f1af7948238f356bc3b8.png

Onde vê que o título é "Connect using"... Só tenho essa máquina que posso usar agora e está nessa versão híbrida português / inglês mas não faz diferença.

Obtendo endereços de rede

image.png.750efcff81b4b0c1267eb74483bf223b.png

E nas propriedades do protocolo TCP/IP versão 4, clicando nele no formulário anterior, vem esse outro onde você define se vai usar DHCP (obter endereço automaticamente) ou especificar o endereço que quer usar.

E os demais parâmetros seguem... DNS, máscara de rede, servidor WINS e tal.

Em sua máquina isso está tudo no automático e é o certo.

Quando não é em geral o dono sabe...

image.png.ca9b2c8c7cf30500e62d8c208e8fac4e.png

Isso é o que está errado em sua máquina, segundo sua máquina mesmo, como você postou: o protocolo IP não está associado ao adaptador de rede.

Sugiro abrir aquele formulário e postar o conteúdo aqui, e comparar com o que está acima....

Postado

Tirei essas prints aqui, no dia da atualização, parece que ocorreram essas 3 mudanças, foi isso mesmo aconteceu??alguém que intensa poderia explicar se é isso mesmo???

https://prnt.sc/22O1tfqwbxS4

https://prnt.sc/p_DGDHPayYzm

https://prnt.sc/HCV6hkpWgNym

https://prnt.sc/1Ix7QHYUCl09

https://prnt.sc/ayDW0oIotR7p

https://prnt.sc/RzGeDr04rJ7q

https://prnt.sc/FvLu3kwcPlsK

Tá AE, não tô conseguindo subir pelo site 

"Houve um problema no processamento do arquivo enviado. Você só pode fazer o upload de b.

(Error code: Você só pode fazer o upload de b.)"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...