Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Preciso montar um pequeno circuito com um transmissor e um receptor, se possível, sem uso de Arduino.

Como deve ser o funcionamento: assim que o transmissor receber uma tensão de entrada, o receptor acenderá um LED e permanecerá acesso, enquanto o transmissor estiver alimentado.

Mencionei sem Arduino, pois vi que existem módulos que já tem um micro controlador embutido.

Um ponto importante é este sinal não interferir nos controles RF de portão e alarme que tenho o mesmo ambiente, ou seja, eles têm que conversar somente entre si.

É possível fazer este circuito?

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Kabello disse:

É possível fazer este circuito?

É sim amigo. A princípio é bem simples: basta a presença de sinal pra mudar o nível da saída.

figura-45.png

Do artigo em...

https://capsistema.com.br/index.php/2021/02/05/funcionamento-dos-modulos-tx-rx-433mhz/

..lemos "consiste em enviar ou não um sinal de portadora na frequência de 433MHz. Quando existe um sinal, este é lido como bit “1”. Na ausência do sinal, lê-se o bit “0”."

Obs: tenho alguns mas nunca testei.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, .if disse:

Obs: tenho alguns mas nunca testei.

Bom, tenho vários de tipos diferentes e além de já ter testado usei alguns. 

Concluí que:

Somente receptor e transmissor até funcionam nesse caso:

22 horas atrás, Kabello disse:

assim que o transmissor receber uma tensão de entrada, o receptor acenderá um LED e permanecerá acesso, enquanto o transmissor estiver alimentado

Só que tem tem alguns problemas:

Eles são projetados para enviar pulsos binários, justamente para fazer a comunicação entre micro controladores e circuitos integrados digitais dedicados. 

Então, mesmo mantendo o transmissor ligado direto o receptor recebe um pulso e em seguida desliga.

O outro problema é que ao apertar qualquer outro controle remoto (tipo o do portão) o receptor irá ligar assim mesmo. 

A solução:

Realmente não precisa de arduíno, mas vai precisar de algo equivalente. 

Pode ser o micro controlador do seu gosto (eu por exemplo costumo usar a linha PIC da Microchip). Nesse caso vai precisar aparelho programador, programas prontos pra isso existe na Internet, basta apenas um copiar e colar. 

Ou então circuitos integrados dedicados como a linha 12E/D da Holtek ou os MC14502X da Motorola. Esses não precisam de programar em computadores, se faz em jumper. 

A terceira opção é:

22 horas atrás, Kabello disse:

módulos que já tem um micro controlador embutido

Esses é só seguir o manual e fazer a instalação nos bornes. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
Em 04/06/2023 às 22:23, Kabello disse:

Como deve ser o funcionamento: assim que o transmissor receber uma tensão de entrada, o receptor acenderá um LED e permanecerá acesso, enquanto o transmissor estiver alimentado.

Não lhe serve usar comunicadores pré-existentes?

No lugar do convencional botão, sua tensão ajustada de entrada. Mensagem na subida e mensagem na descida. Possivelmente em canais diferentes. O receptor guardando estado. 

Postado
32 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não lhe serve usar comunicadores pré-existentes?

No lugar do convencional botão, sua tensão ajustada de entrada. Mensagem na subida e mensagem na descida. Possivelmente em canais diferentes. O receptor guardando estado. 

@alexandre.mbm  Não entendi, poderia explicar de outra forma?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Aproveitar hardware de comando remoto que já funciona para outra coisa. Pegar receptor e transmissor que já se comunicam e usá-los como componentes "operários" de seu projeto.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Estou desenterrando o tópico porque tenho o mesmo desafio. Pretendo detectar quando um equipamento cujo consumo varia de 1kW a 7kW estiver ligado. A detecção é simples: um transformador de corrente na caixa de distribuição. Um zener de 4V7 na saída do TC transforma a resposta em um pulso de +4.7V x -0.7V @ 50%, simples assim. 

Em 05/06/2023 às 21:18, Renato.88 disse:

Eles são projetados para enviar pulsos binários, justamente para fazer a comunicação entre micro controladores e circuitos integrados digitais dedicados. 

Então, mesmo mantendo o transmissor ligado direto o receptor recebe um pulso e em seguida desliga.

Serão 60 pulsos por segundo. O receptor aceita essa baixa frequência ou tenho que turbinar a frequência? Se necessário posso retificar o pulso para acionar um astável de 4kHz, mas só se necessário.

Postado

@Sérgio Lembo

No meu projeto, que você conhece, descobri que a taxa de comunicação depende mais do receptor, que do transmissor.

A recuperação de um trem de pulsos com uns 500Hz (50% em '1' com 1ms e 50% em '0' com 1ms) é o ideal.

Com o seu equipamento ligado, gere este trem de pulsos.

Atenção aos ruídos captados pelo receptor.

Caso queira sofisticar e minimizar pulsos de ruído no receptor, que não são desprezíveis,  mantenha o envio de um conjunto de bytes que o microcontrolador reconheça. 

MOR_AL

• Obrigado 1
Postado

A intenção é fazer com que o TC ative um alarme remoto de forma barata, o TC + o par Tx Rx sai por uns 20 paus. Fontes velhas tenho de sobra. O conjunto completo deverá ser menos de $40. Vou fazer que o TC ative o RESET do NE555 configurado como astável de 500Hz e lançar a saída deste no TX. Será um trem de 500Hz com 8,3ms de duração por igual tempo de silêncio. Nas saída do RX um transistor para acionar um BEEP, simples assim.

Uso de computador somente se o formato mínimo não funcionar. Grato pelo retorno.

Postado
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Vou fazer que o TC ative o RESET do NE555 configurado como astável de 500Hz e lançar a saída deste no TX. Será um trem de 500Hz com 8,3ms de duração por igual tempo de silêncio.

Isso aí. Esses TX/RX trabalham bem nessa faixa de áudio. 

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Uso de computador somente se o formato mínimo não funcionar. Grato pelo retorno.

Funciona.

O uso de uCOM é válido quando queremos várias funções para o mesmo circuito ou então se precisar que seja único como uma fechadura ou algo do tipo. 

• Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Será um trem de 500Hz com 8,3ms de duração por igual tempo de silêncio.

Retifique em onda completa, para que o sinal da comunicação seja contínuo

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

1Kw é uma bela potência. Penso que dá até pra usar a energia do tc pra alimentar o sistema. Digamos que você faça um que remova a milésima parte disso... 1W é bem + que suficiente. 

Mas meu voto vai para...

9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

fazer que o TC ative o RESET do NE555 configurado como astável de 500Hz e lançar a saída deste no TX

Se aplicar o sinal do tc na base de um bc com coletor no reset, um capacitor entre C & E pode manter o reset enquanto 1kw ou +.

Acredite.. vou copiar sua ideia que agora possuo parte dela. A ideia é monitorar remotamente consumo mínimo tipo 5W.. é que quero saber se neguinho esqueceu lâmpada acesa no meu estabelecimento.

• Obrigado 1
Postado

Algumas considerações sobre Transformador de Corrente. 

- É o inverso do transformador de tensão. No TC se tem uma corrente proporcional à corrente do primário (fio medido) e se P = R x I², quanto maior o R maior o consumo. Para ele o curto é a menor carga existente. 

- Durante a instalação do TC na linha pode ser que passe corrente no fio medido antes que seja providenciada a ligação do TC ao circuito. Para evitar que o TC estrague, deixe sua saída em curto ou irá gerar alta tensão e danos ao isolamento da bobina.

- Como todo transformador a potência do TC é dada em VA. A potência máxima é alcançada quando se tem a corrente nominal do TC. Quando a corrente é abaixo a potência reduz proporcionalmente. Uma ponte retificadora para baixa corrente retira cerca de 1,2V da tensão de entrada. Se P = U x I só na ponte retificadora terás perdido 1,2 x I (VA). A tensão que irá utilizar será a que sobrar da ponte retificadora ou seja lá o que colocar entre o TC e a carga. O projeto deve exigir o mínimo de tensão, a resistência deve ser a menor possível e os componentes que subtraiam tensão, se forem inevitáveis (ex: diodo) devem ser o mínimo possível. Caso se pense em retificação, ao invés de onda completa, meia onda.

- Em uma retificação meia onda são utilizados 2 diodos: o primeiro para a colheita do ciclo positivo e o segundo, colocado em antiparalelo ao TC, para servir do carga para o semiciclo negativo. Caso não haja carga para ambos os semiciclos, onde não houver carga haverá alta tensão e perda do TC. Após o diodo de retificação, é de bom tom colocar um zener como carga. Pela sua natureza, limitará a tensão e será uma carga permanente inteligente. Supondo que o zener seja de 4V7 com um diodo em série entre este e o TC (retificador meia onda) a tensão máxima sobre o TC será a do zener + o Vf do diodo. Com a tensão máxima limitada o VA máximo exigido do TC será a corrente de saída deste x a tensão calculada. Por conta do dinamismo do zener, quando o consumo do circuito subir a corrente sobre o zener cai, isto é, passa a ter uma carga constante.

Postado

@Sérgio Lembo

Eu comprei aqueles TCs pequenos e baratos, que acredito possa te servir, já que você só precisa saber se o aparelho está ou não ligado (VTC = 0, ou VTC = 1).

Esses TCs baratos, não são bons para se medir o valor da corrente com alguma precisão.

Eu fiz um TC, baseado no erro introduzido pelo fio, pelo tipo e valor do resistor de carga.

Eu posso disponibilizar o tutorial aqui, caso alguém queira. Só terei que encontrar em meu PC.

MOR_AL

Postado

@.if , monitorar correntes muito baixas requer um TC de baixa relação. O TC barato que pretendo utilizar é de 5A x 5mA (1000:1). O produtor não cita quantos VA ele possui de potência, mas não espero grande coisa. Custa $10.

Existem TCs de baixa relação tal como 50A x 1A, 1VA. Possuem excelente linearidade e capturam bem o início da curva. Custa + de $200.

Uma lâmpada de 18W em 120V vai gerar uma corrente de 150mA, 3% do TC de 5A x 5mA. Acredito que pegue. A potência de saída em VA também será de 3% da nominal. Quando se trabalha com valores pequenos, problemas que normalmente não são considerados ganham relevância. Existe a resistência interna do TC, me refiro ao cobre da bobina secundária. São 1000 voltas e como o TC é pequeno, o fio com certeza é bem fino e sua resistência não é tão baixa assim. A corrente gerada no secundário x a resistência interna já é uma carga, consome VA e temos muito poucos disponíveis, estamos a 3% do nominal, lembre-se disso. Não tenho o TC em mãos para saber qual é a resistência interna. Os dados que encontrei no manual do produto são muito pobres. Por conta disso, com receio que um diodo coma os poucos VAs disponíveis, te ofereço um amplificador bem simples que não consome potência do TC. 

Caso venha a implementar a ideia, antes de montar o circuito coloque um potenciometro de 1k como carga, passe pelo TC a corrente mínima que pretende monitorar e vá aumentando o potenciômetro até a saída parar de aumentar, terá encontrado a saturação do TC para aquela condição. Lembre-se que em TC, quanto maior a resistência do circuito maior é a carga. 

Segue um circuito simples para amplificar o sinal do TC.

Sem título.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa Serjão. Certa feita fiz um "tc" muito lôko. Imagine uns 5cm de fio 8mm em paralelo com seu primario de linha monitorada. Ele e seu secundário era um trafinho de um filtro de linha. uV's (ou-) @  60Hz eram induzidos pro secundário onde havia um ampop x1000 (de fato 2 estágios com um total de 10000x ou +) configurado como retificador ideal. Baixíssima impedância, dava quase zero de ruídos. Ideia 100% original, diga-se de passagem. O dc resultante dava boa linearidade na faixa que queria medir de 1 a 50A.

A proposta/desafio agora é alimentar o sistema com a P do tc. Uma ideota é retificar a saída num capacitorzão 1000...4700uF e ir acumulando a energia sem consumir até atingir p.ex. 5V... quando há um disparo da V no sistema do tx. Como não se precisa medir 100% do tempo, teorizo que 10 segundos carregando pode dar um bom disparo de algumas dezenas de mA por 50mS: tempo suficiente pra um tx relevante.  Mas acho que é muita flatulência pra poucos dejetos.

Claro.. só viagem conceitual mesmo. Na prática posso usar bateria tipo as LR44 do Moris e copiar também a ideia do suporte dele. 😁

Viajo também fazer um deste caro placar alho

tc-s-bipartido-3-cmfyvf.jpg

Serrando um toroide no meio

transformador-de-corrente-esquematico_2.

E depois unir travando com amarrador. A ideia é não precisar separar/cortar o fio pra passar pelo buraco. Será que dá muito certo? 😜

Ah e aproveitando a carona pra um outro projeto semi real. . Preciso monitorar (não medir) uma corrente dc. Caso ela passe p.ex. de 20A bloqueia o mosfet da carga (motor dc). Me autodesafiei a fazer com custo quase zero. Vou medir a V em uns 10mm de uma trilha grossa de uma pci: um shunt barato. 20A dá alguns mV. Pensei em não amplificar, apenas comparar com p.ex. 2mV fixos. Você acha que dá muito certo? você acha que  offset do ampop (LM324/358) pode zoar a comparação neste nível tão baixo? você acha que devo amplificar x1000 com outra seção do ampop? Pra não ter que usar um lm258 - offset menor..

O que preciso  é de 1 pulso na saída pra avisar o mc que passou de 20A (de 10 a 40) pra ele desligar o mosfet.

Postado

@.if

Medir DC por indução, alicate amperímetro, também dá. Até existe para venda. O problema do DC é que não induz, para induzir tem que variar ou uma bobina presa num ímã seria um gerador infinito. Embora não induza o campo DC provoca alteração num campo AC e esta alteração é que nos permite calcular o DC. O truque não é complicado. 

- providencie um núcleo magnético. Pode ser um pedaço de cano de ferro.

-  monte 2 bobinas no núcleo

- alimente uma das bobinas com um oscilador AC. Pode ser onda quadrada. Se proveniente de um NE555 coloque a outra ponta da bobina em um divisor de tensão capacitivo ligado à fonte. Durante o funcionamento o divisor ficará com 1/2 Vcc e o zero - um do NE555 será visto como AC simétrico.

- coloque uma pequena carga na bobina secundária

- leia a tensão na bobina secundária. Essa é a tensão com zero DC.

- passe no centro do núcleo o fio com corrente DC (a monitorada)

- leia a tensão na bobina secundária. Essa é a tensão com o DC introduzido. A variação é proporcional à corrente.

É assim que funcionam os alicates amperímetros DC.

É bem mais fácil utilizar um shunt de 20A ou 50A por 50mV.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Excelente dica amigo Serjão. Fá-lo-ei provavelmente num 3º projeto: medir com boa precisão uma Idc de muitos A.

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

É bem mais fácil utilizar um shunt de 20A ou 50A por 50mV.

Sim amigo mas este é invasivo ou seja, tenho que cortar o fio pra por o shunt. A do alicatinho abraçando o fio me é + prática.

Só pra registro (não precisa comentar se não quiser/souber), são 3 coisas desafios distintos por ordem de prioridade (pra mim, claro)

3ª -- esta última nova da medição dc

2ª -- criar um alicatinho amperímetro não invasivo pra ac

1ª -- medir ou melhor, monitorar a corrente num shunt pcb: proteção contra curto.. estou projetando e está dando muito certo na simulação. é muuito mais barato do que um shunt. A visão é pra produção em massa. - aqui fora o sistema é bruto. Ainda me falta o polimento com relação ao lance do offset.  Pena que não devo compartilhar pois é comercial, ok?

Moris.. publicamente te agradeço o interesse em me orientar via zap naquela vez, ok 😁. Com você compartilharia 🙃

Postado

Se é comercial, a quantidade viabiliza construção por encomenda. Um pacote magnético correto, bem feito, de chapas de ferro silício fica muito menor e é bem mais barato do que colocar uma pessoa para bobinar a argola sugerida. Nesse caso o pacote magnético é composto de 2 peças: a primeira em formato U e a segunda em formato I ou ambas em formato U como mostrado na sua foto. Com o pacote aberto se insere os carretéis já bobinados em máquina. A bobina secundária pode servir para a medição AC e DC. O oscilador só será ligado quando estiver em modo DC. Para se ler valores AC num controlador, tá cheio de tutoriais sobre o tema e com o circuito associado. 

Em ambos os modos de medição sua resposta será um AC. No modo AC a tensão é proporcional à corrente e a frequência entre 47 e 63Hz (gerador, frequência Brasil/USA ou Europa/restante da América). No modo DC a frequência será a do seu oscilador. 

Se bem me recordo, o campo DC degrada o campo AC, isso faz com que a tensão secundária caia com o incremento da corrente DC. De qualquer forma em ambos os casos terá uma equação de reta com discreta diferença. A equação AC tem origem no zero e a DC é deslocadae em outro quadrante.

equação AC: y = ax

equação DC: y = -(ax - b)

Sobre o off set, era para compensar o erro do operacional, o TC não gera off set.

Outras considerações: os alicates DC que já vi não trabalham com baixas correntes. Olhei agora para os anúncios e o menor range que encontrei foi de 40A, o que me faz acreditar que começa a ler bem com 4A. 

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Se é comercial, a quantidade viabiliza construção por encomenda. Um pacote magnético correto, bem feito, de chapas de ferro silício fica muito menor e é bem mais barato do que colocar uma pessoa para bobinar a argola sugerida.

Bem... tentei separar as coisas mas acho que não fui feliz. Não que alguém se importe mas os projetos que menciono são distintos. O 1º que é o incêndio não é pra ac ou seja não tem relação com o amperímetro toroide. A ideia é só mesmo a simplicidade de proteção de sobrecorrente DC a baixo custo por isso: shunt de pci.

Os d+ podem ter tido alguma conexão com sua inquietação ressuscitada por isso você conectou mentalmente. .. ou eu não separei direito.

De toda a forma agradeço os comentários esclarecedores mesmo que não muito profundos.

11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Sobre o off set, era para compensar o erro do operacional, o TC não gera off set.

Postado
15 horas atrás, .if disse:

Moris.. publicamente te agradeço o interesse em me orientar via zap naquela vez, ok 😁. Com você compartilharia 🙃

Você sabe, a idade me leva a esquecer das coisas. Sinceramente, eu nem me lembro deste episódio. 

Na verdade, este tópico não é recente e pensei se tratar de Tx/Rx, mas quando referenciaram TC's, aí não consegui acompanhar. Talvez teria que ler todo o tópico, para entender, mas... Estou travado no meu projeto de monitoramento do nível d'água da caixa daqui de casa. 

Bons projetos.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!