Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!
De antemão peço desculpas se estou violando alguma regra (post repetido, etc), porém estou buscando uma solução na internet e está bem difícil, visto que meu problema é bem irregular.

Minhas peças:
-RTX 3060ti ASUS
-placa-mãe B450m DS3h Gigabyte
-Ryzen 5600x
-Fonte Gamemax GM500w
-RAM 2x8gb DDR4 Asgard RGB 3200mhz
-Windows 11
-1 NVMe 500gb + 1 SSD 512gb + 1HD 1tb
-1 Monitor AOC 27 144h (DP)
-1 Monitor AOC 24 144hz (HDMI)

Recentemente, estava jogando quando repentinamente meus monitores desligaram (perderam Vídeo), porém o pc continuou funcionando. Reiniciei, ocorreu mais umas 3-4x. Após isso o erro continuou da mesma forma, porém após alguns segundos o computador todo desligava. Durante as primeiras vezes em que o monitor desligava, antes de apresentar problemas o PC por completo, as ventoinhas do water cooler do CPU começaram a "ciclar", com giro 100% por alguns segundos, e depois reduzia... ficou nessas até eu desligar. O problema era precipitado ao abrir jogos (alguns) e ao realizar stress test com FURMARK. Em certo momento fiz um stress test e ao invés do crash, apareceram alguns artefatos na tela, e depois desligou. Suspeitei de GPU, entrei em contato com a garantia, mas resolvi fazer todos os passos orientados. Atualizei drivers, fiz downgrade depois também pra testar, atualizei o windows, reinstalei o windows, sem sucesso.

Testei outras duas GPUs no meu setup (uma 3060ti nova e uma 1660) ambas sem problemas. Só que botei a minha placa "defeituosa" em outro computador, e não apresentou problema nenhum. Ao retornar ela pro meu PC, apresentou problemas novamente. Testei conectar no segundo slot de Vídeo da placa-mãe (inferior) e o problema "resolveu". Passei novamente pro slot de cima, apresentou problemas. O mistério é que depois ela voltou a funcionar normalmente, em ambos slots, sem crash em stress test ou durante jogos.

Pesquisei por problemas parecidos e falaram bastante em PSU com problema. Considerando que minha fonte é 500w, não é das melhores e já tem +2 anos de uso, pensei que pudesse ser... A inconstância do problema que vem me incomodando, pois não consegui apontar com o dedo para onde está o problema.

Um detalhe que notei, é que ao executar o FURMARK pra stress de GPU rodando em conjunto com um stress de CPU, começou a dar um barulho bem baixinho vindo da fonte (um tec,tec), discreto.
Testei outros cabos, outras portas HDMI / DP e nada.

*EDIT: todas as temperaturas normais, e GPU puxando 200w em full load
*EDIT 2: durante um stress test, quando pareceu "resolver", tudo indo estável, resolvi conectar o HDMI do monitor secundário (que estava desligado) e isso fez o computador desligar. Na sequencia, rodei o stress test com os dois monitores, rodou tranquilo, mas quando TIREI o cabo de um deles (HDMI) apresentou problemas instantaneamente. Mas depois dessas tuas tentativas, não teve mais esse tipo de problema (pude ligar e desligar os cabos HDMI / DP sem apresentar problemas)

Alguma orientação de como prosseguir? Eu fiz a compra de uma 6600 que estava na promoção, pensando que teria que levar a GPU para garantia, e como sei que o processo demora, usaria essa provisória até lá, e depois revendo com pouco tempo de uso, mas se tiver chance de ser PSU, devolverei a placa (não chegou ainda aqui em casa). A PSU do outro computador, que testei minha GPU, acredito ser 500 ou 550w tambem. Pelos cálculos, meu computador não usaria mais de 350-400w... E estou com ele há mais de 6 meses, nunca apresntou problema.

Agradeço aos amigos, e novamente perdão se infringi alguma regra do forum!
Grande abraço

• Membro VIP
Postado

Sua fonte é de baixa qualidade para uma RTX 3060 TI, provavelmente está sobrecarregando ela. Mesmo seu computador consumindo 400W, que é algo que essa fonte entregaria (80% de 500W), a qualidade dos componentes internos não são bons para aguentar toda essa carga.

Não é que sua fonte esteja com problema, ela só não é adequada para sua configuração.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Pedroou disse:

Sua fonte é de baixa qualidade para uma RTX 3060 TI, provavelmente está sobrecarregando ela. Mesmo seu computador consumindo 400W, que é algo que essa fonte entregaria (80% de 500W), a qualidade dos componentes internos não são bons para aguentar toda essa carga.

Não é que sua fonte esteja com problema, ela só não é adequada para sua configuração.

Entendi! Suspeitei também, a minha dúvida é que eu fiz o uso desse mesmo setup por meses, e nunca apresentou problema.
Estou cogitando pegar uma MSI 750w gold modular

Postado

Tem um novo porém, que me deixou com medo.

Fui ativar a garantia da placa, entrei em contato com a ASUS, orientaram falar com a loja da NF (pato loco)... resumo, a NF parece ser falsa, o codigo não fecha nem no site da DANFE, e a pato loco diz que não vende 3060ti da ASUS... o fato de ser uma NF falsa, me faz pensar que é problema de placa. Claro, a fonte é ruim, mas agora o dilema... gastar 700 reais numa fonte pra ter que trocar a placa de qualquer forma? 😞 porque agora não tenho mais NF, não consigo garantia

Postado

@Pedroou Então... em tese eu tinha, mas ao entrar em contato com a loja, descobri que a nota é falsa... consultei depois no DANFE e realmente o numero não existe... fui atrás do numero que tava registrado na nota, e a pessoa não faz nem ideia. Vou registrar um BO de qualquer forma... mas to achando realmente que é a fonte. Fiz um stress test de GPU e de CPU separados, sem problemas. Então durante o teste de stress da GPU liguei o teste da CPU e instantaneamente apresentou problemas, imagino que seja problema de energia mesmo

#EDIT: eu comprei a placa usada né, na teoria com poucos meses, conforme a notinha... já que tinha 3 anos de garantia fui na fé

• Membro VIP
Postado

A cooler master, msi e entre outros, tem como registrar o produto no site, para garantir a autenticidade do produto. Veja se é possível com a  placa de vídeo, talvez a própria ASUS consiga rastrear para onde foi vendida usando numero de série.

51 minutos atrás, Viero93 disse:

fui atrás do numero que tava registrado na nota

A nota falsa me leva a duas questões: má fé do vendedor que tentou repassar um produto com defeito e não é coberto pela garantia ou produto que foi roubado.

Uma vez que o produto é legítimo, não tem motivo para o vendedor não fornecer a nota original.

Postado

@Pedroou Exatamente, acabei de registrar um BO. Ainda estou em contato com a ASUS mas realmente estou achando que é a PSU.
Estou aguardando uma promoção para pegar uma fonte 750-850w modular. Sei que é um pouco de exagero, mas quero uma modular, e esses dias apareceu a XPG Reactor 850w modular gold por 599, dai vou pegar hehe
Obrigado mesmo pela ajuda pessoal. O que ta me intrigando é que ontem executei o stress test de CPU + GPU ao mesmo tempo, usei varias aplicações, e nada de problema... Talvez seja algo esporádico, de instabilidade da fonte, sei lá

• Membro VIP
Postado

Pode ser que ela esquente e depois de algum tempo não aguente.

Mas recomendo evitar ficar forçando e fazendo teste de estresse com essa fonte... para evitar danos.

Postado

@Pedroou Beleza, como estou esperando uma promoção de fonte, vou usar o computador normalmente, sem forçar. Acho que quente ela não fica pois sempre acompanho as temperaturas e uso, bate os 200w de uso, a temperatura estabiliza bem

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Pedroou disse:

Pode ser que ela esquente e depois de algum tempo não aguente.

Me referi a temperatura da fonte, não da placa de vídeo. Esqueci de especificar isso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!