Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! 

Por gentileza, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar numa planilha que estou construindo. Estou com dificuldades em substituir um intervalo de números por nome. Explico o que pretendo fazer. (Na verdade, não sei fazer isso)

Eu estou colecionando o álbum da Copa Feminina e gostaria de tabular as figurinhas que estão vindo nos envelopes que eu abro. Na aba "4º Pacote", eu coloquei os números das figurinhas que vieram nos 20 envelopes que eu abri, na ordem em que apareceram. Ao lado, eu queria que esses números virassem o nome dos países, para eu ter uma noção de quais países estão vindo nesses pacotes. Por exemplo: que o número 411 vire o nome do país "Brasil", já que é o número da figurinha dele. Eu não sei se fiz certo, mas criei uma 5ª Aba em que eu coloco os nomes dos países e os intervalos dos seus números nas figurinhas. Por exemplo: Brasil, do número 411 ao 427. E, outro dado que eu gostaria de colocar, seria negritar alguns números porque são as figurinhas brilhantes. Coloquei os números na aba com os intervalos.

E outro ponto seria calcular o total de figurinhas por país que vieram em um pacote.

Os nomes dos países com os seus intervalos eu coloquei na aba "Núm-Países". 

Se alguém poder ajudar, agradeço. E, se alguém tiver uma dica melhor sobre como tabular esses dados, agradeço também.

Um abraço,

zglaucio

Album Copa Feminina - Cálculos.xlsx

• Solução
Postado

O jeito mais fácil é criar uma tabela com cada valor individual, com cada nome de país ao lado desse número, por exemplo:

Coluna 1 | Coluna 2

1 | País

2 | País

Replicando mesmo cada nome para todos os 580 valores possíveis.

Com essa tabela criada, você seleciona tudo e dá um nome para o conjunto de dados selecionados, digamos "dados", e só precisaria fazer um procv para buscar o valor da coluna 1 e retornar o texto da coluna 2:

Vamos dizer que você inseriu o valor na coluna A2 e quer o nome na coluna A4:

Na Coluna A4, você vai inserir a seguinte fórmula:

=procv(A2; Dados; 2; falso)

Onde:

A2 é o número da figurinha;

Dados é o nome do intervalo onde estão os dados sendo o número da figurinha na primeira coluna e o nome na segunda;

2 é a coluna que ele vai retornar na célula onde está a fórmula, e

falso para ele pesquisar o valor exato.

Mando uma tabela em anexo com essas alterações efetuadas.

Basta completar a tabela com os nomes dos países. 😉

• Amei 1
Postado

@ss_cwb, muito, mas muito obrigado mesmo pela resposta detalhada e pelo exemplo na tabela. Vai me ajudar muito na construção desse estudo que eu vou fazer.

Poderia fazer mais uma pergunta, se não for abusar? 

Na parte debaixo da aba "4º Pacote", eu quero as informações que vieram sobre os totais de figurinhas por país. Como eu posso fazer esse cálculo para cada país? Por exemplo: no quarto pacote, vieram 3 figurinhas do Brasil. Etc. E tem como o excel Destacar, de alguma forma, alguns determinados dados? Que eu queria que negritasse (ou mudasse a cor da célula) caso a figurinha fosse brilhante. Com o procv daria para fazer?

Se puder ajudar nisso também, agradeço muito. Aí eu acho que consigo fazer a primeira aba que seria as informações sobre a quantidade de figurinhas de cada país por pacote. 

Atualizando:

Eu consegui contar quantas vezes aparece a figurinha de um determinado país. Usei a fórmula =CONT.SES(B2:F21;">=360";B2:F21;"<=376"), que corresponde o intervalo entre os números das figurinhas.

Estou com dúvidas em:

1) Conseguir negritar ou destacar, de alguma forma, um valor quando ele aparecer. No caso, negritar quando aparecer o número de uma figurinha brilhante.

2) Fazer o Excel contar o número de figurinhas brilhantes que aparecem nas colunas. Eu criei esta fórmula, mas parece que ele só contabiliza se corresponder a todos os números que eu coloquei. Eu queria que contabilizasse como ou - se aparecer um dos números, contabilizar um e depois ir somando. A fórmula que usei: =CONT.SES(B2:F21;"=5";B2:F21;"=22";B2:F21;"=39";B2:F21;"=55";B2:F21;"=73";B2:F21;"=90";B2:F21;"=107";B2:F21;"=124";B2:F21;"=141";B2:F21;"=158";B2:F21;"=175";B2:F21;"=192";B2:F21;"=209";B2:F21;"=226";B2:F21;"=243";B2:F21;"=260";B2:F21;"=309";B2:F21;"=326";B2:F21;"=343";B2:F21;"=360";B2:F21;"=377";B2:F21;"=394";B2:F21;"=411";B2:F21;"=428";B2:F21;"=445";B2:F21;"=462";B2:F21;"=479";B2:F21;"=496";B2:F21;"=513";B2:F21;"=530";B2:F21;"=547";B2:F21;"=564")

3) Fazer com que o Excel identifique, futuramente, padrões de repetição nos pacotinhos que eu inserir. 

Postado

O Excel precisa saber entender quando uma figurinha é brilhante. Você pode criar planilhas auxiliares contendo os números das figurinhas que são brilhantes e sempre pesquisar quando um número entrar na planilha, ou criar uma macro para fazer essa verificação. 

Para contar quantas são brilhantes, você pode identificar se a figurinha é brilhante usando a tabela auxiliar, e ao lado dela inserir uma marcação. Depois, você pode contar nessa coluna quantas marcações apareceram. No caso de figurinhas repetidas, eu colocaria a quantidade de figurinhas ao lado do número dela, assim, se você achou que a figurinha 5 é brilhante, e ao lado dela já tem um valor, você pega esse valor e adiciona 1.

Para organizar os dados, sempre vale a pena criar mais uma planilha com informações que sejam relevantes.

• Curtir 1
Postado

O difícil é eu conseguir entender e fazer o Excel saber entender... hehehe!

Eu criei uma planilha e coloquei uma coluna com as figurinhas brilhantes: "Num-países". A partir daí, não consigo ir. Você poderia ajudar?

A primeira planilha é uma que utilizo para ir me mostrando quantas figurinhas faltam quando eu deleto o valor da célula. A intenção era o valor se auto-deletar quando eu colocasse o número nos pacotes, mas está complicado de descobrir como fazer isso. Eu fazia isso manualmente.

Postado

Consegui fazer! 😉

A contagem de figurinhas brilhantes eu fiz a partir do valor que a planilha gera quando transforma o número em nome. Portanto, naquela tabela que você havia me passado em que tem duas colunas, uma com o número e outra com o nome do país, para as brilhantes eu coloquei "Escudo País". Aí eu pedi para o Excel contar o número de vezes que aparece a palavra "Escudo".

E, para negritar as brilhantes, eu criei condicionais. Peço para encontrar a palavra "Escudo" e depois negrita o número. 

Postado

Como você tem planilhas com intervalos e nomes bem definidos, pode criar uma macro que faça o trabalho de marcar as figurinhas que você já tem.

Selecione em qualquer planilha as figurinhas que você tirou e execute a macro abaixo. A seleção pode ser contínua ou não, o código processa todas as células selecionadas, uma a uma:

'
' Módulo de tratamento das figurinhas
'
' Com base nas células selecionadas, pega todos os valores e 
' marca na planilha
'
Sub marcaFigurinha()

' Defino as variáveis
Dim celula As Range
Dim valor As String

' Para cada valor da seleção, marco nas figurinhas que já tenho
For Each celula In Selection

' Processo a célula, pintando ou inserindo um comentário na célula
valor = celula.Value

' Com o valor de cada célula, eu posso procurar a figurinha na tabela adequada
' e marcar ela. O jeito mais fácil de criar esse código é gravar uma macro e
' editar o resultado, ajustando conforme necessário

Sheets("Núm-Países").Select
    Columns("F:F").Select

' Procura o valor da figurinha na seleção
Selection.Find(What:=valor, After:=ActiveCell, LookIn:=xlFormulas2, _
        LookAt:=xlPart, SearchOrder:=xlByRows, SearchDirection:=xlNext, _
        MatchCase:=False, SearchFormat:=False).Activate

' Achou, pula duas células para a direita e insere o número 1
    ActiveCell.Select
    Selection.Offset(0, 2).Select
    ActiveCell.FormulaR1C1 = "1"

' Processa o próximo valor selecionado
Next

End Sub

Postado

Com essa macro, ele marca as figurinhas que você já tem.

Ele pega o números das figurinhas selecionadas e corre a coluna de figurinhas, marcando o número 1 duas células ao lado da figurinha. Para saber as que faltam, basta filtrar a planilha por valores vazios.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!