Ir ao conteúdo

Notebook Acer Aspire 3 A315-23 suporta SSD NVMe 1TB?

Ir à solução Resolvido por guilhermesouza20,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Acer Aspire 3 A315-23-R0LD com Ryzen 5 e 12gb ram que vem com um Hdd mecanico de 1tb e queria fazer o upgrade para um SSD que tambem seja de um 1tb.

Eu consultei o site da Acer mas ele diz o suporte de SSD de 1tb só para modelos SATA enquanto o NVMe só suporta 512gb e com isso eu queria saber o que acontece se eu colocar um NVMe de 1tb?

Ele funcionaria normal ou a BIOS não reconheceria ele? alguém ja tentou isso antes?

Ou eu deveria seguir o caminho seguro e usar um SSD de 1tb SATA mesmo?

Eu não faço questão de velociadades altissimas.

Postado

Antes de mais nada certifique-se que o notebook tem mesmo essa porta M.2 NVMe.

Caso positivo: se o suporte afirma que suporta só até 500GB não insista:coloque um de 500GB, pode ser um problema na BIOS, pois é um dos primeiros e deve ser Gen 3x4 .

Em segundo: para migrar o Sistema para o SSD NVMe o ideal é providenciar um pendrive de recuperação, ou então ir ao site da Microsoft e gerar um pendrive da versão. Antes assegure que a licença está ativada pelo usuário Microsoft(normalmente uma conta do hotmail ou outlook).

Retire o cabo do SSD Convencional para não gerar um vínculo na instalação, tb protegerá os dados e não precisará fazer backup.

Instale o SSD e boote pelo pendrive instalando o Windows.Após verificar se a instalação nova está ativada pode reinstalar o SSD SATA convencional.

Eu recomendo fortemente o SSD M.2 por ser bem mais rápido, principalmente porque a VGA integrada muitas vezes pagina em caso de falta de memória RAM.

Eu tb aproveitaria para ver se aumentaria a memória RAM, caso ainda não tenha feito.

https://quenotebookcomprar.com.br/acer-aspire-3-a315-23-r0ld/

O HD mecanico continuará lá.Pode até trocar por um SSD SATA se quiser .

Postado
20 horas atrás, Arthur Arnemann disse:

@RG461 Bom dia,

Amigo, esses são as opções de Upgrade do seu aparelho.

Upgrade: De até 512GB PCIe NVMe Gen. 3x2 para o SSD / De até 2TB SATA 3 para o HDD

Então, Sobre isso eu ja sei. Nesse caso queria saber se alguém ja testou NVMe de 1tb pra dizer o que acontece porém alguém mudou o titulo da postagem e esqueceu de mencionar que estava mencionando NVMe de 1TB.

• Membro VIP
Postado

O protocolo NVMe não tem limitação de endereçamento. Meu finado Dell Inspiron 5675 tinha no manual SSD "até 256 GB" e eu usava NVMe de 1 TB sem problemas. Se o BIOS implementar suporte, é para funcionar com qualquer tamanho.

Os caras que escrevem o manual estão presos em 1996 ainda, no tempo do IDE com LBA 28-bit, que tinha esse tipo de coisa. 🤷‍♂️

Já vi um Acer Aspire A515-51G-C690 (Intel 8ª geração) usando WD Blue SN550 1 TB (NVMe) sem reclamar; é mais antigo que seu Aspire 3 A315-23-R0LD.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, Marcos FRM disse:

O protocolo NVMe não tem limitação de endereçamento. Meu finado Dell Inspiron 5675 tinha no manual SSD "até 256 GB" e eu usava NVMe de 1 TB sem problemas. Se o BIOS implementar suporte, é para funcionar com qualquer tamanho.

Os caras que escrevem o manual estão presos em 1996 ainda, no tempo do IDE com LBA 28-bit, que tinha esse tipo de coisa. 🤷‍♂️

Já vi um Acer Aspire A515-51G-C690 (Intel 8ª geração) usando WD Blue SN550 1 TB (NVMe) sem reclamar; é mais antigo que seu Aspire 3 A315-23-R0LD.

Nesse caso eu perguntei porque eu já vi relatos de usuarios de outros laptops, nesse caso sem serem da linha A315 onde os ssds não eram lidos pela BIOS e nem pelo disk manager. Mas se um A515 pode suportar acho que o meu A315 também suporta uma vez que a BIOS dele já esta atualizada.

• 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Nesse caso eu ainda não comprei um SSD pois eu estou esperando a garantia terminar pra fazer o upgrade (só em março do ano q vem), porém eu queria deixar o tópico aberto pra eu ter certeza do que fazer quando chegar o momento.

• 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...