Ir ao conteúdo

Posso usar 2 SSD NVMe M.2 no pc?

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

• Solução
Postado

@Hollydeep , bom dia.

Sim, você pode instalar um NVMe M.2 nessa placa-mãe. Nela está disponível:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2260/2280/22110 SATA and PCIe 3.0 x4/x2 SSD support) (M2A_SB)

No site de suporte, você tem a lista dos M.2 suportados (além de SSD, memória, CPU e etc):

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B560M-AORUS-ELITE-rev-1x/support#support-doc

M.2: https://download.gigabyte.com/FileList/Document/mb_m.2_support_210915.pdf?v=dbfe67225871fda1c2108097fd1525a7

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@Diego Mendes Rodrigues opa diego tudo bom

Tenho uma duvida sobre o mesmo assunto 

Como sao duas entradas NVMe m2 sendo uma 4x e outra 2x

Usando 2 ssds NVMe nas duas entradas sendo os dois de 5000mb de leitura ira rodar cada uma em frequência diferente? 

Ou o pc rodará na frequência do 4x?

• Curtir 1
Postado

@Joesley A velocidade de um SSD não vai interferir no outro se estiverem agindo de forma independente. Se estiver passando arquivos de um 4x para um 2x a velocidade do mais lento será o fator limitante. Um funcionara em 4x e o outro em 2x. Mas poderia haver exceções, no caso do manual da placa-mãe informar que em caso do uso de ambos os slots NVMe a velocidade de ambos será limitada a 2x.

Postado
1 hora atrás, Joesley disse:

porém se usar as duas, meu pc vai rodar em qual frequência? Sendo os 2 nvmes de 5000mbs

Ok, só que não é o PC, e sim a taxa de transferencia de dados do SSD NVMe, não tem nada a ver com o clock da CPU(que é o termo principal quando se fala em velocidade do PC).

Como já dito, a diferença entre as duas PCI-e  M.2 é que a mais próxima da CPU é 2X mais rápida que a outra.Por outro lado, tem controladora difrente, uma é PCI-e 4.0 e a outra 3.0.

Dá para economizar um pouco, já que os SSD de 7.200mbps(PCI-e 4.0) são bem mais caros que os de 3.500 mbps(PCI-e 3.0).

• 4 semanas depois...
Postado

Eu tenho alguma dificuldade para entender como funciona o NVMe, mesmo com duas ou mais entradas M.2, não é possível ter mais de um NVMe ? 

e no caso da Z690 aorus elite DDR4, que possui duas entradas M.2, você saberia me dizer se suporta dois NVMe ? e se existe alguma adaptação mesmo que exclua alguma porta SATA ? 

agora, Matthbueno disse:

Eu tenho alguma dificuldade para entender como funciona o NVMe, mesmo com duas ou mais entradas M.2, não é possível ter mais de um NVMe ? 

e no caso da Z690 aorus elite DDR4, que possui duas entradas M.2, você saberia me dizer se suporta dois NVMe ? e se existe alguma adaptação mesmo que exclua alguma porta SATA ? 

@Diego Mendes Rodrigues

Postado

@Matthbueno Existem M.2 Sata, M.2 NVMe e M.2 WiFi.

O M.2 do WiFi não é compatível com SATA e nem NVMe.

Enquanto a entrada do M.2 Sata e M.2 NVMe são um pouco diferentes, mas são compatíveis em questões físicas, no entanto não quer dizer que essa entrada M.2 sirva para ambos os protocolos de dados.

Para verificar se são é só lendo no manual da placa-mãe: que estára escrito em armazenamento se a entrada é compatível com PCIe (NVMe) ou SATA.

No caso da Z690 citada são 4 portas M.2, todas tem suporte a PCIe. E uma delas é mista tendo suporte para PCIe e SATA.

Postado

@Gui GC 

Obrigado meu querido, ajudou bastante 👍🏻

Enfim, eu entendo sobre as entradas, mas sempre me perco quando eles situam na descrição da placa entende, porque a um tempo comprei uma b560m se não me engano, e apesar de ter 2 entradas PCIe, não era possível utilizar com dois SSD NVMe, até onde me lembro não reconhecia mesmo estando tudo ok, então foi por esse motivo a dúvida sabe, se com essa z690 eu poderia utilizar 2 SSD NVMe e se isso afetaria minha a entrada da placa de vídeo.

Postado

@Matthbueno  Não afetaria a placa de Vídeo.

Existe um NVMe na controladora PCIe do Processador - o que são 4 linhas PCIe. E teriam mais 16 linhas PCIe reservadas para os slots PCIe x16 da placa-mãe e isso vai depender de cada placa-mãe, algumas podem ter mais de um slot e dividir as linhas quando se colocam outra GPU. E em outras o slot PCIe poderia estar ligado no chipset. É só vendo o que a placa-mãe mostra.

E os outros 3 M.2 para NVMe são no chipset da placa-mãe - e teria que ver no manual da placa-mãe como os slots se comportam, se eles dividem a banda entre eles. Mas esses 3 slots não vão interferir no slot principal que é o ligado a controladora do Processador. Entre eles poderia ser que dividam a banda ou desativem alguma porta SATA.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...