Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Há dois meses montei um PC para meu sobrinho, um kit Xeon com um E5 2640 V2 e com uma ASUS GTX 1060 6GB. Fonte Redragon RGPS 500W. A questão é que tá tudo funcionando direitinho, porém assim que o Windows 10 (instalação recente) começa a ser carregado, as ventoinhas da GPU passam a girar a 100%. Sem os drivers da Nvidia instalados, esse problema não acontece e as ventoinhas giram em velocidade normal. Já testei diversos drivers, inclusive os mais antigos de todos e mesmo assim o problema persiste. Não dá mais pra mexer na curva de ventoinhas no MSI Afterburner. Esse problema começou recentemente e me parece que não é um problema físico, porque antes de carregar o sistema, tudo parece estar normal.

Já fiz upgrade e downgrade de driveres, sempre removendo os anteriores com o DDU;

Já removi o MSI Afterburner pra ver se era ele o causador do problema;

Já desmontei, limpei e troquei a pasta térmica da GPU, inclusive checando a conexão das ventoinhas;

Desconfiei da fonte, mas me parece ser uma fonte decente;

No mais, a GPU tá funcionando direitinho, sem travamentos, tela preta ou qualquer outro sintoma;

Ainda não pude trazer pra casa pra testar no meu PC.

Alguém já passou por isso e teria alguma ideia das causas e de como resolver?

Postado

@Arthur Arnemann Sim. Ligando o PC dá vídeo normalmente e assim que começa a carregar o Windows, as ventoinhas disparam a 100%. Mas acabei descobrindo que uma das ventoinhas parou de funcionar. Agora estou desconfiado de que a que está funcionando começou a girar a 100% pra compensar a ausência da que parou de girar. Será que isso é possível?

Postado

@Marcilio Oliveira Até onde eu sei, não

Pelo que entendo elas não tem sensores tipo FAN 1 E FAN 2, talvez em placas mais novas.

E ela não iria ativar o RPM maximo se a placa não tivesse quente.

Eu tenho uma 1060 6gb Modelo EVGA com 1 FAN só, moro no sul, faz frio, tem dias que demora uns 10 a 15 minutos pro FAN girar.

Então isso do FAN creio que não seja.

Só se ela está em curto, por ter estragado um FAN, nunca se sabe, é uma caixinha de surpresa.

• 2 semanas depois...
Postado

@Arthur Arnemann Descobri o problema. Realmente era uma das ventoinhas que estava ruim. Ela estava com algum problema no eixo e ficava deslocando para baixo e parando de girar. Desmontei a GPU no último final de semana e constatei que essa ventoinha se soltava completamente (as pás) do alojamento. Consegui fixar com alguns pingos de cola quente, de modo que não impedisse o giro. Agora tudo está funcionando corretamente, apesar da pequena gambiarra.

O mais curioso é que, ao que tudo indica, as duas ventoinhas podem funcionar de modo independente. O modelo da GPU é esse mesmo do link abaixo:

ASUS GTX 1060 SI OC

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...