Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou com uma B660M Aorus Pro DDR 4, 2x32gb ram 3600mhz, 4070ti, processador 13700F, e em um teste de estress no cinebench, pega essas temperaturas, devo me preocupar?

Uso um water cooler da MasterLiquid PL360, uso o PC para trabalhar com edições no after effects, e alguns outros renderizadores

Sem título.png

• Moderador
Postado

@danilyndusanjos Amigo, essas temperaturas altas são normais nesse processador durante um teste de estresse como esse que você executou.

A questão é: você utiliza o PC para o que? Jogos e dia a dia apenas? Trabalha com renderização 3D ou algo do tipo?

Pergunto essas coisas pois essas temperaturas só vão aparecer ao estressar ao máximo o CPU, no uso cotidiano ou mesmo durante uma jogatina, não vai atingir esse nível de estresse, por tanto, não chegará a essas temperaturas, fique tranquilo.

Você pode monitorar a temperatura através do MSI Afterburner enquanto joga para ter um paralelo do que acontece.

Abraço!

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
11 minutos atrás, danilyndusanjos disse:

eu uso para trabalhos de render, after effects, lumion, sketchup, premiere e também pra jogar

Certo, recomendo que faça um monitoramento da temperatura do CPU enquanto estiver trabalhando, de forma natural, sem a execução de um teste de estresse/desempenho, dessa maneira vai ter ideia do que ocorre com seu processador durante o uso.

Mas assim, a Intel informa que a temperatura máxima permitida na matriz do i7 13700F é 100ºC, se estiver executando abaixo disso, tudo certo, obviamente que, ao passar de 85ºC normalmente perde-se desempenho, pois o processador diminui a frequência do clock para tentar diminuir/controlar a térmica.

Mas baseado no seu teste, o processador está agindo de forma normal, ao ser estressado até que se sai bem, com a maioria dos núcleos abaixo de 90ºC.

Particularmente, não me preocuparia, os i7 e i9 13ªgen são esquentadinhos mesmo. 😁

E a sua fonte, qual é?

Abraços! 

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, danilyndusanjos disse:

tenho uma fonte xpg 650w GOLD, fiz uma pergunta aqui no site, sobre a 4070ti + esse processador e um rapaz disse que aguentava tranquilo 

É, "tranquilo" não é, esse PC vai dar picos acima desses 650w da fonte... dito isso, ela é de qualidade suficiente para segurar, assumindo que você não faça nada tão pesado assim.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
6 horas atrás, danilyndusanjos disse:

tenho uma fonte xpg 650w GOLD, fiz uma pergunta aqui no site, sobre a 4070ti + esse processador e um rapaz disse que aguentava tranquilo 

Para ficar tranquilo com essa configuração seria uma Core Reactor 850W, mas não precisa trocar de fonte não.. como o amigo acima disse, ela tem qualidade sim, mas para futuros upgrades, como de GPU, é bacana trocar sim.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, guilherme_dr disse:

Mas assim, a Intel informa que a temperatura máxima permitida na matriz do i7 13700F é 100ºC, se estiver executando abaixo disso, tudo certo, obviamente que, ao passar de 85ºC normalmente perde-se desempenho, pois o processador diminui a frequência do clock para tentar diminuir/controlar a térmica.

Segundo esse teste do  Hardware Canucks, Intel 13ª geração perdendo performance quando passa dos 85 graus é mais mito do que fato, a diferença de clock de um 19-13900K usando um air cooler AK400 e um AIO LT720 (360mm) a diferença de temperatura foi 10 graus, mas apenas 198 MHz no clock e o impacto na performance mínimo. Com os Ryzen 7***, a queda de clock é mais expressiva quando a temperatura entra na casa dos 90 graus.

• Curtir 2
Postado

fiz algumas pesquisas e possivelmente essas temperaturas podem ser porque não ta com um bom contato entre a bomba do processador e o processador, ai vi alguns videos falando sobre uma Moldura Contato Corretor Pressão LGA 1700 "thermalringht", acha que se eu colocar isso pode realmente diminuir as temperaturas?

1.png

2.png

Postado
45 minutos atrás, danilyndusanjos disse:

fiz algumas pesquisas e possivelmente essas temperaturas podem ser porque não ta com um bom contato entre a bomba do processador e o processador, ai vi alguns videos falando sobre uma Moldura Contato Corretor Pressão LGA 1700 "thermalringht", acha que se eu colocar isso pode realmente diminuir as temperaturas?

Screenshot_20230624_094949_YouTube.jpg

• Curtir 1
Postado

Bom seguinte, chegou esse adaptador  LGA 1700 "thermalringht", coloquei ele tudo certinho e mesmo assim as temperaturas não abaixaram, continuaram batendo 100°c, ai o que eu fiz, fui na BIOS e setei essa configuração, "CPU VCORE" comecei com 1.400 e fui subindo, vi alguns testes no cinebench que o 13700f daria 24770 pontos, então pra dar o resultado parecido tive de colocar 1.535, só que fica nessas temperaturas, devo me preocupar?

d145d956-0f56-4554-ba8c-c608e80066e7.jpg

Sem título.png

obs* no cinebench as temps sao menores, no aida 64 da essas temperaturas maiores

antes o consumo de energia ficava 280w, com picos de 287, como esta limitado, agora não passa de 240w

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...