Ir ao conteúdo

Memória com tecnologia XMP funciona em processadores AMD?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Comprei uma memória RAM com tecnologia XMP e não está funcionando corretamente no meu processador, está dando tela azul. Pode possuir alguma relação?

Postado

@marcos412  XMP ou DOCP como é chamado pela maior parte das plataformas AMD, não é nada mais do que um overclock de memória de fabrica.

E overclock de memória pode causar sim muita instabilidade até ajusta-lo corretamente. Note que algumas memórias são otimizadas para plataforma Intel e outras para AMD.

Poderia ser um problema físico de memória. Poderia ser que o processador não esteja aguentando o perfil XMP e quanto maior o clock mais difícil é de se estabilizar. BIOS da placa-mãe desatualizada também poderia interferir um pouco (a B450 Steel Legends é uma placa-mãe que tem um histórico chato com overclock de memória, em umas BIOS funciona em outras fica instável).

Postado
4 minutos atrás, Gui GC disse:

@marcos412  XMP ou DOCP como é chamado pela maior parte das plataformas AMD, não é nada mais do que um overclock de memória de fabrica.

E overclock de memória pode causar sim muita instabilidade até ajusta-lo corretamente. Note que algumas memórias são otimizadas para plataforma Intel e outras para AMD.

Poderia ser um problema físico de memória. Poderia ser que o processador não esteja aguentando o perfil XMP e quanto maior o clock mais difícil é de se estabilizar. BIOS da placa-mãe desatualizada também poderia interferir um pouco (a B450 Steel Legends é uma placa-mãe que tem um histórico chato com overclock de memória, em umas BIOS funciona em outras fica instável).

eu tenho uma x670e da ASRock e um r5 7600x, não realizei nenhum overclock, apenas atualizei a BIOS para verficiar se era o problema de tela azul, o pc fica ligado um dia inteiro, consigo fazer literalmente tudo, mas ao abrir jogos fica em tela azul após algum tempo. Fiz o memtest e me indicou 2657 erros, não sei se é algo físico que devo acionar a garantia ou se poderia ser por conta deste "xmp"

• Solução
Postado

@marcos412 Se você não ativou o XMP/DOCP na BIOS, ele não está ativado.

Se deu erro é problema de memória ou até talvez o slot da placa-mãe - e por isso você teria que fazer o teste diversas vezes com a memória em slots diferentes. E se for o caso de ter mais de um pente de memória utilizar apenas um pente por vez para verificar em qual pente o problema está. E só precisa rodar até começar a dar erros, sem necessidade de terminar a bateria de testes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!