Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde em comprei fans unifan al120 da lian li, porém quando estava montando o gabinete e instalando as fans percebi que elas tinham um cabo o qual eu não estava reconhecendo(segue imagem de foto das mesmas abaixo),não era um conector 4 pinos ou 3 pinos que eu reconhecia(que normalmente vão na placa-mãe) e que também vem nesta fan, fiz pesquisas online e aparentemente ela é para um controlador separado?? (não sei se estou certo), por ser a primeira vez que estou montando um computador estou com medo de ter comprado uma fan que não funcione sem o controlador vocês poderiam me ajudar respondendo que conector é este, se ele é necessário para as fans funcionarem ou se posso deixar apenas desconectados, ou talvez eu tenha deixado passar alguma conexão que o mesmo pode encaixar, e se eu preciso comprar este possível controlador ou não?

fan1.jpg

fan2.jpg

fan3.jpg

Postado

Se ele é 12V e se encaixar nos 3 pinos da placa-mãe destinados a ligação de CHA FAN, pode ligar sem medo. Tente de um lado e, se não funcionar, tente do outro. Pode ser que seja um fan específico para algum sistema proprietário, mas ele sendo de 12V, nada impede que funcione direto na placa-mãe, também. Caso o conector não se encaixe, tente trocá-lo por outro adequado, compre um adaptador, ou troque o cabo de alimentação do fan, dependendo do que for mais conveniente para você.

Postado

Não ligue no CHA-FAN (12v) ou o "frufru" dos LEDs RIP. 🔥😜 

Esse conector proprietário deve ser para para conectar os LEDs ARGB (5v) de um cluster dos fans conectados em "Daisy chain" (encadeados) na controladora proprietária Lian-Li - UNI HUB.

Pode também ligar num conector ARGB (3 pinos, 5 volts) da placa-mãe, mas usando outro cabo adaptador. Vide nesta foto, o cabo branco é o PWM das ventoinhas e a ponta preta é um adaptador para um conector de  LEDs ARGB na placa-mãe.

al_v2a_05.png

Kit de cabos ARGB da Lian Li.

all_argb_cable.jpg

https://lian-li.com/pt/PRODUTOS/argb_cable_kit/?cn-reloaded=1

Postado

@1lokos  Obrigado, você poderia me dizer qual adaptador é necessário para eu fazer isso? E também, pelo que eu entendi o este conector é apenas para as led certo? Então as fans funcionariam, só que sem os leds, se eu não conectasse o mesmo né?

• Solução
Postado

O cabo PWM (4 pinos - 12v) que alimenta o motor das ventoinhas tem uma guia "fool proof" que só permite ligar em conector SYS_FAN ou CHA-FAN (12 volts), ligando esse cabo as ventoinhas funcionam, mas os LEDs não, se quiser os LEDs tem que conectar o cabo próprio, ou na controladora ou no A-RGB (3 pinos com falha, 5 volts) da placa-mãe.

Veja o manual da Lian Li sobre a instalação dos seus fans Unifan:

UNI-FAN-SL-controller-cable.png

Postado

Se já veio o cabo para conectar o fan na placa-mãe e esse é um cabo extra, basta deixá-lo desligado e pronto.

O fan vai funcionar sem luz, como qualquer outro fan comum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...