Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite prezados.

Tenho em minha casa o seguinte cenario:

atual.thumb.jpeg.142adf4017535b33cddb1ac03beeb2cd.jpeg

Eu preciso substituir o interruptor paralelo por algum Smart Switch/SONOFF/Outro para automaizar a lampada e ainda ter os outros dois interruptores funcionando, como no diagrama abaixo:

desejo.thumb.jpeg.65d0706032a14b1d67f5f0e3c2820c8d.jpeg

Alguns pontos importantes:

- Eu preciso retirar o interruptor paralelo pois não tenho espaco para instalar o dispositivo e ainda manter o interruptor.

- Eu não consigo passar nenhum outro cabo das outras caixas para essa onde o dispositivo sera instalada.

- So consigo instalar o dispositivo nessa caixa onde chega o retorno da lampada.

- Nessa caixa onde estará o dispositivo eu consigo trazer pra ela tambem a Fase e o Neutro.

Quais dispositivo eu devo comprar para conseguir "substitiuir" o interruptor paralelo por ele ?

E como devo fazer as ligações ?

Eu tenho aqui em casa comigo de um amigo esses dois dispositivos, alguns deles daria pra ser usado nesse cenario ?

Obrigado.

mini22.jpeg.88463171612abd42071aa1cca9c09516.jpeg

mini11.jpeg.b35d3b4bfb3b9604eb473a55480dc8ed.jpeg

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 seu esquema eh exatamente o que eu tenho em casa (meu primeiro desenho). o que eu preciso eh substitiur uns dos interruptores por um smart switch (meu segundo desenho).

Minhas perguntas sao: qual smart switch usar e como fazer a ligacao ?

abraços.

• Obrigado 1
Postado

Você não vai gostar muito da solução.... Eu também passei por esse problema e tive de refazer a fiação entre os interruptores ...

A solução ė marcada como 3 na figura abaixo :

Screenshot_20230702-212558.png

Bem chatinho ....

Paulo

• Amei 1
Postado

ola @aphawk essa solucao eu ja tinha visto, mas não consigo puxar um fio de um polo dos extremos para o outro.

Tem alguns modulos que recebe na S1 a fase, então você pode manter todo esquema e ligar o conector central do paralelo direto no S1.

Meu problema tb eh que não tenho espaco para manter o interrupor paralelo mais o modulo. tenho que ir substituindo os interruptores palarelos pra ir liberando espaco.

então a esperanca mesmo era algum modulo que pudesse funcionar como um 3-way 😞

Atenciosamente.

• Triste 1
Postado

Em muitos aparelhos desses, usam um relé de 2 contatos. Mas na saída colocam borne pra um contato só.

Já sugeri isso em outro tópico, a quem entender um pouco da coisa, consegue abrir o aparelho e puxar o outro fio (caso tenha o ponto de solda vazio).

Só que nesse caso, a substituição tem que ser feita no interruptor que recebe a fase.

Pra fazer a substituição no lado que vai a lâmpada a situação é mais complicada

Postado
1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Um relé 220V serviria de gambiarra (a saída do relé seria um switch único). Mas precisaria de um neutro pro relé  (puxar 1 fio).

Aí fica fácil. 

Se ligar um relé desse na saída do Sonoff é só aproveitar os contatos dele pra fazer a mesma ligação do interruptor de 3 fios. 

Não sugeri antes porque um relé desses não é barato, além disso já foi explicado a falta de espaço na caixinha de parede. 

Em tempo.... 

Esses dias Eu precisei fazer uma instalação dessas com dois interruptores pra mesma lâmpada. 

Mas não tinha o interruptor, como tinha um relé desses sobrando coloquei ele. No fim acabei economizando fio também. 

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

economizando fio

e consumindo mais ao manter a bobina do relé acionada... ok se quiser pode considerar o consumo como mínimo.. mas considere então que ela tem 50% de chance de ficar 100% do tempo acionada e meia morna.. se consegue dormir em paz com isso, td bem...😜

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...