Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapazeada,

Eu vou resumir bem a história aqui, mas é o seguinte:

Tenho 2 ssds no meu pc, um M2 e o outro normal(? não sei a classificação dos q não são m2), e um HD.

Meu windows ficava instalado no SSD que não é M2, e de um tempo pra ca começou a dar pau. No começo parou de detectar o M2,

no meio de um jogo q estava instalado nele, reiniciava o jogo, e a unidade sumia, ficava inacessível.

Depois o pc começou a reiniciar, primeiro sem msg nenhuma, depois começou a dar tela azul. O erro mais comum  era o Critical_process_died. 

A princípio era mais raro, mas começou a ser todo dia, até um dia que não conseguia ligar o pc, alguns segundos de boot

e tela azul. 

Usei uma instalação antiga do windows que eu tenho no HD pra formatar as duas unidades, reinstalei o windows no SSD e retirei o M2, e ficou tudo ok por uns dois dias.

Depois que eu coloquei o M2 de volta, começou a dar tela azul de novo, e de novo chegou no ponto inutilizável.

Estou agora usando o windows no HD, e alguns programas no M2, os dois funcionando 100%, mas o SSD fica instável, dei um chkdsk nele,

e mostrou sistema de arquivos RAW, quando normalmente mostra NTFS, e não conseguiu analsar a unidade, não sei se isso quer dizer alguma coisa,

além do que as vezes eu tento entrar em alguma pasta e aparece como não existente.

E o que acontece é que estou sem ideias sobre o q fazer. Como essa instalação no HD é meio antiga, o pc fica obviamente muito mais lento do que quando

eu usava o SSD, o que incomoda bastante, mas não fico seguro pra instalar tudo de novo em algum dos ssds.

A única pista que eu tenho, é que quando montei o setup aqui, a recomendação de fonte era 500w, e estou usando uma de 450, do setup antigo, fico imaginando

se é isso que esta afetando, mas se fosse esse o problema não deveria afetar o funcionamento do pc quando uso o HD tb?

Enfim, se alguém tiver alguma luz agradeço muito.

Abraço

PC:
MSI Mag Mortar b550m

Ryzen 5 5600

32gb RAM kingston fury

3060 TI Pny

HD 1tb

M2 XPG Gammix S5 512gb

SSD WD Green 480gb

Fonte 450W (não tenho certeza o modelo, acho que é Gigabyte)

Postado

Nos dois na verdade. O M2 está funcionando normalmente agora, mas é no SSD que eu não consigo mais fazer boot, ou se eu consigo fica instável.

Postado

Entendo.. bom o que eu faria pra testar seria deixar só esse M2 e instalar o windows nele para ver se fica estável.. depois de um tempo plugava a HD e por o Ultimo o SSD Sata.. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, joaoluk disse:

@Math.Pi SSD WD na Sata 3, HD na Sata 4 e o M2 eu não tenho certeza em qual dos dois eu coloquei.

Queria ver se tinha alguma restrição de porta, mas não parece o caso.

Sugiro testar nas portas laterais mais de baixo (são portas 1 e 2). E troque esses cabos sata.

• Membro VIP
Postado

Ideal era você informar o modelos desses 2 SSDs e também verificar a saúde deles usando o CrystalDisk Info.

Pode ser um A400 que tem histórico de defeito.

1 hora atrás, joaoluk disse:

não sei a classificação dos q não são m2

SATA 2,5

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi O cabo eu já troquei e não melhorou, mas vou tentar as outras portas, valeu.

@Pedroou Coloquei no post original 

M2 XPG Gammix S5 512gb

SSD WD Green 480gb

Uma coisa que eu não mencionei é que eu tive q trocar esse m2 na kabum porque o primeiro q eu peguei deu defeito em alguns meses.
Mas ele está funcionando normalmente agora.

Vou dar uma checada com esse programa aí, valeu!

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, joaoluk disse:

Coloquei no post original 

Era grande acabei pulando o final, descosidere.

6 minutos atrás, joaoluk disse:

Vou dar uma checada com esse programa aí, valeu!

Essa sugestão eu mantenho.

XPG não é uma marca ruim, acontece mais do SSD vir com defeito, que apresentar defeito depois (como foi seu caso).

Mas pelo que entendi o problema está no seu WD Green, bom verificar principalmente ele. 

O fato de não conseguir dar boot pelo M.2 pode ser alguma coisa mal configurada, não necessariamente defeito dele.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...