Ir ao conteúdo

Posso ligar microondas com outra coisa numa mesma tomada?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Um conhecido meu tinha vários SAVES de PS1 em um memory card, nas mesma tomada de um micro-ondas daqueles grandes antigos... os saves dele foram todos corrompidos durante uma jogatina ao mesmo tempo de uma esquentadinha rápida de alimentos.

Ele jura que foi por causa do micro-ondas.

Eu, por outro lado já fui chamado para resolver o caso de uma casa onde a luz parou e o disjuntor só caía,

fui na tomada do micro e era fio 1,5 (mão sei se é suficiente pois não sou estudado no ramo), fato é que subiu derretendo tudo por dentro do conduíte... foi muito trabalhoso trocar tudo.

Coloquei fio rígido 2,5 (quando ainda vendiam deste na cidade). Nunca mais deu defeito.

Postado
Em 20/07/2023 às 17:13, Blumer Celta disse:

Eu, por outro lado já fui chamado para resolver o caso de uma casa onde a luz parou e o disjuntor só caía,

fui na tomada do micro e era fio 1,5 (mão sei se é suficiente pois não sou estudado no ramo), fato é que subiu derretendo tudo por dentro do conduíte... foi muito trabalhoso trocar tudo.

Mesmo não sendo do ramo, com essa experiência há de perceber que o fio 1,5mm não é o adequado à aplicação. 

Fios de 1,5mm são adequados a iluminação predial somente. 

Em 20/07/2023 às 17:13, Blumer Celta disse:

Coloquei fio rígido 2,5 (quando ainda vendiam deste na cidade). Nunca mais deu defeito.

2,5mm é o mínimo a, se colocar numa tomada embutida. 

Porém dado a distância e outros fatores ele pode não ser o adequado. 

Em instalações ao ar livre, as coisas mudam completamente. 

Voltando ao assunto do tópico.... 

O micro-ondas, assim como fornos, fogões, chuveiro, ar condicionado, geladeira e máquinas de lavar roupas. 

São classificados como equipamentos específicos ou especiais. São aparelhos que comumente numa casa você não fica trocando de lugar a todo instante. 

Portanto todos eles devem ter uma tomada exclusiva, com fiação e disjuntores adequados à corrente de cada um deles. 

O computador é um caso a parte, ele não consome muito. Mas deve ser ligado separado por ser um equipamento muito sensível que pode receber interferências de outros equipamentos que podem causar ruídos ou mau funcionamento. 

Também é importante que ele tenha equipamentos de proteção como filtro de linha e um bom aterramento, assim pode evitar a queima dele por causa dos fatores citados acima ou então raios. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...