Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiro, vale frisar que eu já tenho um CASE com a baia 5.25 pra drive de DVD/Blu-ray, mas é MID-tower

https://www.corsair.com/br/pt/p/pc-cases/cc-9011023-ww/carbide-series-200r-compact-atx-case-cc-9011023-ww

Dá pra ver no site que esse Carbide 200R tem essas medidas:
497mm x 210mm x 430mm

E por ex., a largura máxima da VGA é:
420mm

Mas eu queria ver se há algum gabinete full-tower (maior ainda que esse) por aí, mas obrigatoriamente com suporte a baia 5.25, pra colocar esse drive.

Outra dúvida se tenho é se existe algum tipo de adaptação, pra se a pessoa pegar um gabinete desses, continuar usando o drive, mas de outra maneira.

Postado

No mercado local dificilmente achará algo que não seja design antigo de uns 10 anos atrás. E como Carbide 200R suporta placa-mãe até ATX, vai acabar trocando "6 por meia dúzia".

Lá  fora acha gabinete da be Quiet! como o Dark Base Pro 900 que ainda vem com suporte para drive 5.25".

Outro é o Fractal Design Pop Air, que tem suporte para dois drives 5.25" na parte de baixo, escondidos por uma tampa e uma gaveta (para inutilidades) removível. Vide o drive DVD nesta montagem do MR. Mat Lee.

PopAIRVIS_ATX_Overview_orange_2560.jpg

https://www.fractal-design.com/app/uploads/2022/06/Pop-Compartment-V2.m4v

15 minutos atrás, Maratusca disse:

Outra dúvida se tenho é se existe algum tipo de adaptação, pra se a pessoa pegar um gabinete desses, continuar usando o drive, mas de outra maneira.

Com habilidade "D.I.Y." e ferramentas tudo é possível. Se for para um uso eventual do drive de DVD pode simplesmente prender no fundo de um gabinete convencional no lugar da "estante de discos rígidos, com a frente voltada para a lateral direita (o comprimento do drive é menor que a largura do gabinete), assim abrindo a tampa deste lado da para usar o drive. Mas para uso eventual existem os gravadores de DVD externos USB.

Postado

Trazer gabinete do exterior pra cá é inviável, pelo peso.

Eu até procurei esse acessório, que permitiria plugar o drive velho num case, mas pra variar parece que também sumiu do mapa, mas só aqui no BRASIL:

Ele já resolveria o fato do gabinete não ter baia 5.25.

Postado

Tem gravador de DVD externo USB 3.0 a partir de ~R$ 120,00 (M.Livr3), dificilmente encontrará uma "enclosure" por este valor.

Tem anuncio de "enclosure" no M.Livr3 por ~R$100,00 mas é compra internacional sujeita a impostos, podendo ter o preço dobrado.

Esse cabo adaptador USB <> SATA é anunciado para HDD, mas deve ser possível usar num ODD.

No Allii tem cabo adaptador similar, mas com fonte de alimentação externa, por ~R$ 70,00.

Postado

Olá Maratusca,

Tem o gabinete da Cougar, o Panzer Max, ele tem duas baias de 5.25 e é full tower.

Ótimo acabamento e muito espaço.

Tenho um já faz uns 18 meses.

Abraços!

Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Tem gravador de DVD externo USB 3.0 a partir de ~R$ 120,00 (M.Livr3), dificilmente encontrará uma "enclosure" por este valor.

Tem anuncio de "enclosure" no M.Livr3 por ~R$100,00 mas é compra internacional sujeita a impostos, podendo ter o preço dobrado.

Esse cabo adaptador USB <> SATA é anunciado para HDD, mas deve ser possível usar num ODD.

No Allii tem cabo adaptador similar, mas com fonte de alimentação externa, por ~R$ 70,00.

Gravador/leitor de DVD/Blu-ray que seja EXTERNO não presta. Só os internos. Esse case aí do vídeo é que nem os gabinetes, estava à venda em vários sites, mas pra variar na Banânia saiu de circulação. Isso porque os fabricantes fazem todo tipo de gabinete, mas não querem mais colocar baias 5.25. É mais importante hoje em dia colocar fru-frus de LEDs do que a melhor mídia pra "cold storage"...

Pior ainda se for um tipo de drive de DVD que não abre a gaveta, acho que é SLOT LOAD o nome, parece que arrisca o disco ficar preso dentro.

2 horas atrás, cachalotte disse:

Olá Maratusca,

Tem o gabinete da Cougar, o Panzer Max, ele tem duas baias de 5.25 e é full tower.

Ótimo acabamento e muito espaço.

Tenho um já faz uns 18 meses.

Abraços!

Tem algo errado com esse gabinete... se for o meu, que curiosamente no link abaixo aparece 5x mais caro do que quando peguei:
https://www.pichau.com.br/gabinete-corsair-carbide-200r-preto-mid-tower-cc-9011023-ww

Diz que o comprimento máximo da GPU é 42 cm (?). Já o PANZER MAX-G seria 39?

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-cougar-panzer-max-g-full-tower-lateral-de-vidro-com-1-fan-preto-106amk0015-01

https://cougargaming.com/pt/products/cases/panzermax-g/

Qual a lógica dessas medidas?

Postado
7 minutos atrás, 1lokos disse:

É que no Cougar Max-G tem uma peça chamada Air Guide - para desviar ar dos fans para trás da placa-mãe; que limita o comprimento da VGA. Mas é removível. até porque a utilidade é duvidosa.

Dei uma conferida no meu gabinete da Cougar e se tirar o Air Guide, dá para colocar uma placa de até 41,5cm.

Acho que vai ser difícil encontrar um gabinete novo que tenha espaço para placa de vídeo maior do que 43cm e que tenha baias externas de 5.25.

Postado

Olá Maratusca,

Sim, o seu gabinete Corsair Carbide 200R aceita tranquilamente a placa de vídeo ASUS 3060 dual fan, pois no vídeo mostra que no espaço maior cabe placas de vídeo de até 41,5cm e no espaço menor, cabem placas de vídeo de até uns 30cm. E a placa que você quer instalar tem 20cm de comprimento.

Quanto as fans, instale na parte traseira tirando ar do gabinete, na parte frontal puxando ar para dentro do gabinete e na parte de cima, instale tirando ar do gabinete.

Postado

O que eu fiquei inconformado foi de não achar case (gaveta externa) pra se quisesse colocar um drive de DVD/Blu-ray, ainda que no USB 2.0

Um item tão simples, mas nem isso se acha por aqui? Como a pessoa vai continuar usando um drive desses, se comprar gabinete sem baia 5.25?

Postado

Falta de procura, para quem ainda usa DVD tem gravadores de DVD externo USB 3.0 - que ainda encontra a venda.

A "enclosure" NexStar do vídeo acima conecta no PC por um cabo USB 3.0, então fica elas por elas.

A mesma coisa que tem dentro da "enclosure" tem neste cabo USB SATA - um circuito conversor SATA>USB 3.0.

51TGRpPQTIL._AC_SX679_.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...