Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos será que você poderiam me ajudar?

Não conheço bem a ferramenta Izotope RX, tenho a versão 10, e sendo ela poderosa, seu aprendizado é também bastante complexo, e eu me perdi completamente aqui, até tentei, mas travou uma hora, enfim, tenho um áudio, um trecho de 3 minutos mais ou menos, que está com um ruido chato, para dizer o mínimo, e gostaria de saber se você pode me ajudar a entender como limpar este ruido, acredito que seja problemas no microfone do professor Ricardo da RJ Produções.

Aqui esta o trecho com problema - https://terabox.com/s/1j13pSfRlqEBFQGlizqZr5Q

Ficarei muito feliz e agradecido se você puder me ajudar, pois eu usava este plug-in a uns 20 anos atrás para tirar clicks e claps de disco vinil e hiss de fita cassete (coisa que já não existe mais a anos 😂😂😂).

Que Deus lhe abençoe e muito obrigado por qualquer ajuda.

Att.

Druid®.

Postado

O que eu uso pra isso é o Audacity. Simplesmente seleciona um trecho do áudio vazio, só com ruído, e pede pra ele amostrar. Depois seleciona o áudio inteiro e manda tirar o ruído (tem parâmetros que dá pra mexer pra tornar essa remoção mais ou menos agressiva, dá pra ir testando até chegar no que você considera o melhor resultado).

Postado
5 horas atrás, Shaman93 disse:

O que eu uso pra isso é o Audacity. Simplesmente seleciona um trecho do áudio vazio, só com ruído, e pede pra ele amostrar. Depois seleciona o áudio inteiro e manda tirar o ruído (tem parâmetros que dá pra mexer pra tornar essa remoção mais ou menos agressiva, dá pra ir testando até chegar no que você considera o melhor resultado).

Opa, valeu meu amigo por responder, mas sinceramente "não entendi nada", mesmo assim valeu por tentar 👍.

Não sei nem como dar partida nisto que você falou, tipo peguei um amostra que você, mas dai pra frente não, nem sei para onde ir, se puder colocar um passo a passo, vai ajudar muito, tipo:

1. Selecione um trecho do áudio com CLIP/entendi/BARULHO sem a voz do locutor, um pouco difícl, mas encontrei.

2. Vá em XYZ no menu e tecle/escolha tal opção

e assim por diante

Dede já agradeço sua ajuda e que Deus sempre lhe abençoe.

Att.

Druid®.

P.S. Alguém sabe me indicar um bom fórum de áudio, de preferência IZOTOPE RX, que possa me indicar? 

Postado

Abre o arquivo de áudio, vai aparecer o histograma. Com o mouse, seleciona um pedaço que contenha só ruído, sem voz (pode ser poucos segundos). Segurando control e mexendo no scroll do mouse, você consegue controlar o zoom no histograma, o que facilita selecionar um trecho bom. Trecho selecionado, vai no menu superior, effect > noise reduction e clica em "get noise profile". Isso vai fechar a janela. Aí dá um ctrl + A (o que seleciona todo o áudio), vai de novo em noise reduction, e dá um ok. É isso. Se não gostar do resultado, pode tentar pegar uma amostra diferente do ruído ou testar mexer nas opções 'noise reduction (db)', 'sensivity' e 'frequency smoothing (bands)', mas na minha experiência pessoal as opções padrão costumam funcionar bem.

Postado
36 minutos atrás, Shaman93 disse:

Abre o arquivo de áudio, vai aparecer o histograma. Com o mouse, seleciona um pedaço que contenha só ruído, sem voz (pode ser poucos segundos). Segurando control e mexendo no scroll do mouse, você consegue controlar o zoom no histograma, o que facilita selecionar um trecho bom. Trecho selecionado, vai no menu superior, effect > noise reduction e clica em "get noise profile". Isso vai fechar a janela. Aí dá um ctrl + A (o que seleciona todo o áudio), vai de novo em noise reduction, e dá um ok. É isso. Se não gostar do resultado, pode tentar pegar uma amostra diferente do ruído ou testar mexer nas opções 'noise reduction (db)', 'sensivity' e 'frequency smoothing (bands)', mas na minha experiência pessoal as opções padrão costumam funcionar bem.

Valeu amigo, testei aqui, mas não rolou, ele tirou um pouco, mas não suficiente para ficar bom como eu preciso, vou pesquisar sobre o IZOTOPE RX em sites gringos mesmo, e ver o que dá para fazer.

Assisti um vídeo, brasileiro, no youtube, agora sobre IZOTOPE RX 8, e é quase o que estou precisando, porém é tudo na unha, então um bom rivotril e mão à massa 🤣🤣🤣.

Muito obrigado pela ajuda e que Deus lhe abençoe sempre.

Att.

Druid®. 

P.S. Pelo visto este programa, IZOTOPE RX, é muito poderoso, é como um Photoshop para áudio, então exige um aprendizado mais profundo, não é tipo, marque aqui, sete ali e rode em todo áudio, que ele fará o milagre, até pode ser, mas pelo que tenho visto é coisa de retoques num fotograma avançado, muito doido mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...