Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tudo bem?

Gostaria da ajuda de vocês com o seguinte:

Vou instalar um water cooler da cooler master pl360 flux no meu gabinete e as fans (que ainda não comprei). Minha placa-mãe é uma B650 Aorus Pro AX, pelo que vi ela tem entrada para ARBG 5V (se não me engano 2 entradas) e 6 para fans (alimentação). Sinceramente essa parte de fans é algo que não compreendo muito bem. Seguinte, quero saber o que posso fazer para controlar todos fans e o water cooler (rotação e efeitos arbg). Conectar tudo na placa-mãe me parece inviável (não sei se da para fazer) e se der, pode forçar? Dito isto, gostaria de saber se há alguma controladora que eu possa comprar, visto que precisarei controlar o water cooler de 360 (tem 3 fans) e mais 7 fans que irão no gabinete (3 laterais, 3 inferiores e 1 atrás). Estva pensando em comprar as modelo sickleflow da coolermaster (que pelo que eu vi são parecidas com a que já vem no water cooler). Poderiam me ajudar com essa questão? Realmente estou na dúvida quanto a esses detalhes.

OBS: Não tem problema o water cooler ser controlado pela controladora caso use? ou poderia deixarr apenas o arbg dele na controladora e idealmente a bomba conectada no pump da placa-mãe, obrigado!

Penso que as fans talvez possam ser conectadas na placa-mãe (alimentação) e o arbg em uma controladora, no mais espero a ajuda de vocês.

PS: se não me engano no water cooler vem uma controladora GERAÇÃO 2 RGB ENDEREÇÁVEL.

Postado

A B650 Aorus Pro AX tem estes conectores para fans e LEDs:

• 1 x CPU fan header
  • 1 x water cooling CPU fan header
  • 4 x system fan headers
  • 2 x system fan/water cooling pump headers

LEDs

• 2 x addressable LED strip headers (LEDs ARGB)
  • 2 x RGB LED strip headers (padrão obsoleto - 4 pinos 12v; não vai usar)
  • 1 x CPU cooler LED strip/RGB LED strip header (padrão obsoleto - 4 pinos, 12v; não vai usar)

O PL360 tem 3 cabos para conectar

• Bomba - liga num "system fan/water cooling pump headers".
  • Fans do radiador  - liga os 3 em série e liga no "water cooling CPU fan header".
  • Cabo dos LEDs "RGB" do PL360 - a Cooler Master informa que é: Addressable Gen 2 RGB ou seja 3 pinos [4-1] 5v, então ligue num dos "addressable LED strip headers".

Para os outros 7 fans pode ligar o cabo de alimentação da ventoinha de 4 em um cabo splitter 4-1 e os outro 3 em outro splitter 4-1  e conectar em dois conectores  "system fan headers" da placa-mãe.

Já o cabo dos LEDs destes fans depende do tipo eu são, se

RGB - 4 pinos 12v, ou

ARGB 3 pinos [4-1] 5v.

Por exemplo, se forem ARGB só tem mais um conector "addressable LED strip headers" disponível.

Então precisa ligar tudo junto para ligar neste conector, se for usar cabo splitter vai precisar de 3 e acabará ficando mais caro - além de uma bagunça de fios; do que comprar uma controladora ARGB com 6 ou mais portas e ligar os cabos de LEDs nela e ela no "addressable LED strip header" (ARGB) da placa-mãe.

Se forem RGB (4 pinos, 12v) , com tem 3 conectores deste tipo, é só dividir usando cabo splitter RGB.

Estes splitter são 4-1 (conecta 4 fans num conector). Atenção que tem 3 tipo de splitter; para PWM, para RGB, para ARGB.

Citação

OBS: Não tem problema o water cooler ser controlado pela controladora caso use? ou poderia deixarr apenas o arbg dele na controladora e idealmente a bomba conectada no pump da placa-mãe, obrigado!

Ligue os conectores da bomba e das fans do radiador direto nos conectores da placa-mãe, só o conector do "frufru" dos LEDs é que liga na controladora.

A vantagem de usar uma controladora para este exagero de fans (LEDs) é que ela funcionará como um HUB, deixando o cabeamento mais organizado. A CoolMoon tem entrada para 8 fans PWM e 8 LEDS ARGB.

Postado

@1lokos Muito boa a sua explicação, super detalhada, muito obrigado mesmo!
A única coisa que eu gostaria de citar é que pelo que vi em um vídeo o PL360 FLUX vem com uma controladora que aparentemente suporta até 10 fans para controlar o ARBG (via sistema da cooler master) contando com o water cooler (só tenho que ver ao certo como usar). No mais, o que você falou acima será de grande ajuda e me auxiliará na montagem, muito obrigado novamente!
Usando a controladora da cooler master, aparentemente da para controlar tudo via programa.

Postado
Em 02/08/2023 às 17:17, 1lokos disse:

A B650 Aorus Pro AX tem estes conectores para fans e LEDs:

• 1 x CPU fan header
  • 1 x water cooling CPU fan header
  • 4 x system fan headers
  • 2 x system fan/water cooling pump headers

LEDs

• 2 x addressable LED strip headers (LEDs ARGB)
  • 2 x RGB LED strip headers (padrão obsoleto - 4 pinos 12v; não vai usar)
  • 1 x CPU cooler LED strip/RGB LED strip header (padrão obsoleto - 4 pinos, 12v; não vai usar)

O PL360 tem 3 cabos para conectar

• Bomba - liga num "system fan/water cooling pump headers".
  • Fans do radiador  - liga os 3 em série e liga no "water cooling CPU fan header".
  • Cabo dos LEDs "RGB" do PL360 - a Cooler Master informa que é: Addressable Gen 2 RGB ou seja 3 pinos [4-1] 5v, então ligue num dos "addressable LED strip headers".

Para os outros 7 fans pode ligar o cabo de alimentação da ventoinha de 4 em um cabo splitter 4-1 e os outro 3 em outro splitter 4-1  e conectar em dois conectores  "system fan headers" da placa-mãe.

Já o cabo dos LEDs destes fans depende do tipo eu são, se

RGB - 4 pinos 12v, ou

ARGB 3 pinos [4-1] 5v.

Por exemplo, se forem ARGB só tem mais um conector "addressable LED strip headers" disponível.

Então precisa ligar tudo junto para ligar neste conector, se for usar cabo splitter vai precisar de 3 e acabará ficando mais caro - além de uma bagunça de fios; do que comprar uma controladora ARGB com 6 ou mais portas e ligar os cabos de LEDs nela e ela no "addressable LED strip header" (ARGB) da placa-mãe.

Se forem RGB (4 pinos, 12v) , com tem 3 conectores deste tipo, é só dividir usando cabo splitter RGB.

Estes splitter são 4-1 (conecta 4 fans num conector). Atenção que tem 3 tipo de splitter; para PWM, para RGB, para ARGB.

Ligue os conectores da bomba e das fans do radiador direto nos conectores da placa-mãe, só o conector do "frufru" dos LEDs é que liga na controladora.

A vantagem de usar uma controladora para este exagero de fans (LEDs) é que ela funcionará como um HUB, deixando o cabeamento mais organizado. A CoolMoon tem entrada para 8 fans PWM e 8 LEDS ARGB.

Por gentileza poderia me esclarecer algumas dúvidas e validar se o que farei será correto?

Seguinte, para o controle dos ARGBS foi o seguinte:

No water cooler, como eu disse anteriormente, vem uma controladora ARGB, eu utilizei ela para fazer as conexões da seguinte forma:

antes de descrever como fiz, é importante dizer que a controladora tem 3 entradas macho 3 pinos e na parte de alimentação dela, tem um conetor que vai no sata da fonte, e outro conetor que vai na placa-mãe em uma porta USB, pois essa controladora não precisa usar nenhuma entrada 5v 3 pinos argb da placa-mãe.

Link do modelo da controladora: https://landing.coolermaster.com/pages/addressable-gen-2-RGB-led-controller/

Obs: juntamente com a controladora e o water cooler, veio um splitter idêntico a esse (link): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3718596390-cabo-divisor-enderecavel-cooler-master-argb-1-para-5-_JM?matt_tool=63064967&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413826&matt_ad_group_id=133431076203&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=584156655540&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=756488020&matt_product_id=MLB3718596390&matt_product_partition_id=310365260760&matt_target_id=pla-310365260760&gclid=CjwKCAjw5remBhBiEiwAxL2M93K3RvGurTkBfmFv_R1g6H7U_fDDQfMAcW_3T9V-2Ug8bGzy64oG1RoCkUwQAvD_BwE

Dito isto, separarei cada item aqui descrevendo como fiz a conexão:

• para os fans do radiador do water cooler: liguei cada conexão (de cada fan) em cada uma das conexões do cabo splitter que comentei anteriormente, sobrando assim, 2 conexões livres.
  • nas conexões livres, conectei para testar 1 fan isolada (fan da parte traseira) e na outra conexão um led do gabinete ARGB que fica na lateral (meu gabinete é o lain li O11 dynamic evo)
  • ainda restavam 6 fans para fazer a conexão dos argbs (como tinha acabado as conexões desse splitter que veio junto), liguei 3 fans de forma sequencial (pois tinha fêmea e macho nas fans para isso) e de 3 sobrou uma fêmea, que conectei diretamente na entrada da controladora (a controladora tem 3 entradas, uma foi usada pelo splitter e outra foi usada para as outras 3 fans), as outras 3 fans que sobraram, fiz a mesma coisa, liguei sequencial entre as 3 e conectei a fêmea que sobrou na controladora, sendo assim, utilizei todas entradas macho da controladora.

Com isso, me surgiu um problema ao ligar o pc, os argbs dos fans do radiador do water cooler e o fan traseiro funcionaram normalmente, porém as outras 6 fans não, fans que não utilizei o splitter para conectar na controladora. Achei estranho... visto que tudo é da cooler master.

Pensando sozinho e na base do acerto/erro, fiz o teste tirando o fan traseiro de uma das 5 conexões do splitter e conectei a fêmea que estava ligada sequencialmente em 3 fans, e conectei ela no splitter. Liguei o pc e funcionou normalmente + 3 fans, para validar, tirei outra conexão do splitter (o argb do gabinete) e coloquei outra fêmea dos outros 3 fans que estavam ligado de forma sequencial e, para minha surpresa funcionaram também, sendo assim, com apenas uma conexão na controladora derivada do splitter, alimentou 6 fans + 3 do radiador. Logo, pensei que daria para ligar tudo de forma sequencial nesse splitter e utilizar apenas uma entrada da controladora (ligar todas fans + led do gabinete + bomba do water cooler, tudo, 12 itens argb em 5 conexões do splitter e usando apenas uma conexão da controladora). Porém me  veio na cabeça também o fato de que tudo isso poderia forçar a controladora, visto que, se o splitter tem 5 entradas, logo, o correto seria usar no máximo 5 itens, e não colocar mais coisas sequenciais e usar 1 saída desse splitter para ligare 3 itens por exemplo, então, comprei +2 splitter, como já tenho 1, ficarei com 3, que usará as 3 saídas da controladora e me dará 15 saídas individuais para argb, logo, não precisarei nem ligar as fans de modo sequencial. ligarei 1 fan para 1 saída do splitter (na minha cabeça irá forçar menos e ficará melhor na questão de estética e organização dos cabos).

Dito isso e, resumindo onde quero chegar é o seguinte:

por que não funcionou as fans ligando diretamente na controladora (sem usar o splitter)?

a atitude que fiz de comprar +2 splitter argb foi correta? para usar todas entradas da controladora e ligar individualmente cada fan / bomba / led em entradas individuais do splliter?

e, por que o led do gabinete não funcionou mesmo estando conectado no splitter? (obs: ainda não instalei o windows, estou sem SSD, apenas entrei na BIOS para validar algumas configurações e chegar temperaturas)

Obs: em relação a alimentação das fans, eu comprei 2 cabos splitters 4x1 pwm para alimentar elas. Irei conectar 4 fans em um (sendo as 3 inferiores + a traseira) e as 3 laterais em outro splitter). Link do splitter comprado: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1925721848-cabo-sleeved-multi-fan-4-cooler-fan-4-pin-splitter-pwm-27cm-_JM?quantity=3

Muitíssimo obrigado pelas informações dadas anteriormente e agradeço de antemão a atenção caso resposta esses outros questionamentos (me desculpe o tamanho do texto) - não sei se ficou redundante mas quis explicar bem as minhas dúvidas.

Apenas uma imagem +- de como são as fans do gabinete (desconsidere os cabos de forma desorganizada (estava apenas testando a rotação das fans inferiores e deixei assim apenas para testar)) - da forma que está eu tinha ligado as 3 fans laterais no splitter + 3 fans do radiador + 3 fans inferiores (a bomba eu liguei na placa-mãe, porém irei ligar na controladora também quando chegar meus cabos amanhã) e a alimentação das fans também, por isso não organizei 100% ainda.

ImagemdoWhatsAppde2023-08-06(s)01_07_20.thumb.jpg.822f855c68d27c8999c393bbae4d7748.jpg

Postado

Pelo que entendi na página do link, a controladora (CM) tem 3 conectores 3 pinos [4-1], mas cada um com modos diferentes de controle dos LEDs.

1 - Breathing mode

2 - Multi-layer mode

3 - Custom Mode

Em cada conector pode conectar até 80 LEDs. Não a informação de quantos LEDs tem no Slickeflow 120 ARGB.

Nos conectores "Multi-layer" e  "Custom Mode" você precisa definir as cores e efeitos dos LEDs, e para isso precisa conectar o cabo USB para fazer a interface da controladora com o PC e usar o software da Cooler Master MasterPlus+, inclusive selecionado o tipo de fan conectado em cada conector.

Postado
57 minutos atrás, 1lokos disse:

Pelo que entendi na página do link, a controladora (CM) tem 3 conectores 3 pinos [4-1], mas cada um com modos diferentes de controle dos LEDs.

1 - Breathing mode

2 - Multi-layer mode

3 - Custom Mode

Em cada conector pode conectar até 80 LEDs. Não a informação de quantos LEDs tem no Slickeflow 120 ARGB.

Nos conectores "Multi-layer" e  "Custom Mode" você precisa definir as cores e efeitos dos LEDs, e para isso precisa conectar o cabo USB para fazer a interface da controladora com o PC e usar o software da Cooler Master MasterPlus+, inclusive selecionado o tipo de fan conectado em cada conector.

Não sei se entendi direito, então foi um erro comprar +2 splitters para usar as 3 saídas da controladora? os leds ficarão diferentes ou conseguirei deixar igual usando o software da cooler master? pois irei conectar 12 itens argb nessa controladora via os 3 splitters nas 3 saídas da controladora e gostaria de obter o mesmo efeito para os 12 itens (fans + bomba e argb do gabinete)

Olhei novamente aqui no site deles pelo que entendi se eu quiser todos os argbs no custom mode terei que usar apenas 1 entrada da controladora, isso? usando apenas um splitter 5x1 para conectar todos os 12 argbs, nesse caso não vai sobrecarregar? ou é o único jeito?

Caso seja esse o caso, irei cancelar a compra dos dois outros splitters, ou posso usar eles para conectar em uma saída do outro splitter? conectando sequencial 3 splitters? Ou melhor usar apenas 1 e dar um jeito de ligar todo o resto dos 12 itens argb sequencial utilizando as 5 saídas de apenas 1 splitter? preciso saber por gentileza para decidir o que fazer.

Se for isso mesmo vou considerar comprar outra controladora... pois só os 2 splitter que comprei já deu praticamente 200 reais...

Fiz o teste ligando tudo em 1 splitter só de 5 conexões e em apenas 1 entrada da controladora, deu certo pelo visto (liguei 3 fans do radiador + 7 fans normais + bomba do water cooler (só deixei de fora o led do gabinete))

A dúvida é se isso tudo não irá forçar a controladora...

e outra coisa que percebi é que o led dos fans do radiador está bem mais forte que as fans sickeflow, estranho...

ImagemdoWhatsAppde2023-08-06(s)20_35_51.thumb.jpg.ed7b48b97656e5db7de64542ef3aed55.jpg

Obs: atualmente está conectado no 1 - Breathing mode

image.png.de9a032e887bb9f2ce644e39e3a18436.png

Postado
3 horas atrás, Alybonato disse:

Fiz o teste ligando tudo em 1 splitter só de 5 conexões e em apenas 1 entrada da controladora, deu certo pelo visto (liguei 3 fans do radiador + 7 fans normais + bomba do water cooler (só deixei de fora o led do gabinete))

Obs: atualmente está conectado no 1 - Breathing mode

Então, teste este mesmo conjunto de fans não outros conectores (2 e 3), assim ficará sabendo de funcionam sem usar o software

Os LEDs de cada fan Slackflow consomem 0.21A, então os dos  5 fans ligados neste splitter consomem 1,05  A (ampere), o que não seria demais para a controladora.

Não a informação de quanta corrente (A) cada conector fornece, e como não se sabe quantos LEDs tem em cada fan, o limite de "80 LEDs" não ajuda em nada. Para a placa-mãe/controladora o que importa é a corrente (A), o circuito não vai contar o numero de LEDs.

Postado
10 minutos atrás, 1lokos disse:

Então, teste este mesmo conjunto de fans não outros conectores (2 e 3), assim ficará sabendo de funcionam sem usar o software

Os LEDs de cada fan Slackflow consomem 0.21A, então os dos  5 fans ligados neste splitter consomem 1,05  A (ampere), o que não seria demais para a controladora.

Não a informação de quanta corrente (A) cada conector fornece, e como não se sabe quantos LEDs tem em cada fan, o limite de "80 LEDs" não ajuda em nada. Para a placa-mãe/controladora o que importa é a corrente (A), o circuito não vai contar o numero de LEDs.

Então, testei nas outras 2 entradas e funcionou da mesma forma, parece que ficou até igual o efeito dos leds... em qual uso? no modo que eu quero quando for usar o software, isso? custom... efeito de respeiração, enfim...

Já em relação a conexão, eu usei o splitter que tem 5 machos para 1 fêmea conectando da seguinte forma:

fan do radiador, 3 fêmeas para 3 machos do splitter

4 fans sickleflow ligadas de forma sequencial sobrando apenas 1 fêmea = liguei em 1 macho do splitter

3 fans sickeflow laterais + bomba do water cooler ligadas de forma sequencial sobrando apenas 1 fêmea = liguei em 1 macho do splitter

Assim, usei as 5 entradas do splitter, e a fêmea do splitter conectei em apenas uma entrada da controladora, não são argb demais para apenas 1 entrada da controladora? conectei 11 itens, funcionou normalmente até então... meu medo é queimar kk

Eu poderia separar ligando no outro splitter que comprei (que chegará amanhã), mas aí tem aquilo que você comentou de via software mudar como cada entrada da controladora trabalha... e não quero isso, por isso liguei apenas em 1 entrada da controladora e estou pensando em devolver os 2 splitter que comprei e que chegarão amanhã.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...