Ir ao conteúdo

Como instalar um SSD e manter o HD?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Fala galera tudo bem?

Seguinte, eu estou pensando em comprar um SSD pra otimizar o meu pc, porém eu ja tenho arquivos no HD(jogos e programas) e n quero ter q passar tudo pro SSD novo, até porque o SSD vai ser de 250gb(e nem vai dar pra passar tudo do HD) eu so quero o SSD pra ligar o windows é possível? e como eu faço?

Obrigadoo

• Moderador
  • Solução
Postado

@AleNicolinho Olá amigo, tudo bem?

Sim é totalmente possível !!

Como eu faria:

Conecte o SSD na placa-mãe e desligue o cabo do HD, efetue todo o processo de instalação do sistema operacional nele, através de um pendrive (pressuponho que você já saiba fazer isso), após, você pode conectar o HD novamente, mas precisará acessar a BIOS e selecionar o dispositivo de armazenamento prioritário para o Boot do Sistema, fazendo com que sempre que o PC inicie, faça isso através do sistema operacional instalado no SSD e não no HD.

Posteriormente, quando puder você poderá fazer um backup do seu HD e formata-lo, para apagar o windows nele e mante-lo apenas para armazenamento de programas e arquivos.

Segue um vídeo sobre a alteração na BIOS do Boot Device que comentei anteriormente: Vídeo.

Essa seria a minha forma de resolver o problema, talvez alguém consiga lhe indicar uma solução mais simples..

Espero lhe ajudar,

Abraço!

Postado

@guilherme_dr oi amigo, entendi eu sei sim fazer a formatação, mas sobrou uma dúvida, quando eu formatar o HD vai apagar todos os jogos q estão nele não é? Seria possível só apagar o Windows? E manter o restante dos arquivos? 

Muito obrigadooo

• Moderador
Postado
1 hora atrás, AleNicolinho disse:

@guilherme_dr oi amigo, entendi eu sei sim fazer a formatação, mas sobrou uma dúvida, quando eu formatar o HD vai apagar todos os jogos q estão nele não é? Seria possível só apagar o Windows? E manter o restante dos arquivos? 

Muito obrigadooo

Particularmente, não conheço nenhuma maneira de remover o sistema operacional instalado em um dispositivo de armazenamento que não seja a famosa formatação, pelo menos não de uma forma que não reste nenhum tipo de arquivo relacionado ao SO nele.

Porém, como pode verificar nesse tópico de um usuário com a mesma dúvida que você, foi comentado/recomendado que após a instalação e utilização do Windows no SSD, pode-se excluir as pastas referentes ao Windows do HD que agora será apenas utilizado para armazenamento, isso vai lhe deixar com mais espaço para armazenamento, mas também é bem possível que sobrem alguns arquivos relacionados ao sistema antigo, que não possam ser deletados dessa maneira.

Resumindo: A melhor forma com certeza é você fazer um backup em outro HD dos seus arquivos e jogos e então formatar o HD de forma a zerar o mesmo e devolver apenas os arquivos que lhe interessam posteriormente, mas temporariamente você pode tentar excluir a pasta do SO do HD, depois de já ter instalado o Windows no SSD é claro.

OBS- Ressalto a importância de desconectar o seu atual HD na hora de instalar o novo SO no SSD.

Espero lhe ajudar,

Abraços! 🤟

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...