Ir ao conteúdo

Posso deixar o cabo do meu air cooler conectado no CHA_FAN 1 de boa?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

O técnico que trocou a peça que regula a temperatura da minha placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4 por uma nova(já que o air cooler estava as vezes demorando um pouco pra girar quando eu ligava o meu PC, dando CPU fan error), conectou o cabo do cooler no CHA_FAN 1 e o da fan de trás no CPU_FAN. Ele disse que não há diferença, que a placa-mãe reconhece o cooler no CHA_FAN 1 automaticamente e que ela regula a velocidade de acordo com a temperatura. Meu cooler é um DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mm.

Meu sistema:

-processador AMD Ryzen 5 5500 

-placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4

-placa de vídeo Sapphire AMD Radeon RX 550 Pulse 4GB, GDDR5

-duas memórias XPG Gammix D45, 8GB, 3200MHz, DDR4

-SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

-cooler DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mm

-fonte XPG Pylon 450 W 80 Plus Bronze

-gabinete Gamer Montech Air X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans ARGB

20230808_163400.jpg

20230808_163541.jpg

20230808_163807.jpg

Postado

Boa tarde, o correto é cada um no seu, CPU_fan regula rotação de acordo com temp. do CPU.  CHA-Fan regula conforme sensores da MB..   não faz diferença se o dissipador for bom, mas não vai rodar na rotação ideal.. 

Se os cabos derem comprimento troque para o correto..  Isso se a peça que o seu tecnico trocou estiver dando conta de ativar a rotação do CPU-fan corretamente.

• Curtir 1
Postado

@Ginke Cabo de AC e CoolerBox, e até bomba de WC, é no CPU_FAN.

Fans e gabinete é direto no CHA_FAN ou na fonte se tiver conector específico, ou em controladora própria.

Em alguns casos, ao ligar o pc, acusa problema no fan do processador se esse estiver desligado do conector correto.

• Curtir 1
Postado

@Ginke Se o cooler que agora está no conector CPU_FAN, ainda continua com o mesmo problema, então não foi resolvido.

Se o fan liga normal, então foi resolvido sim.

Testa ligar o pc com ele aberto e fica de olho se o fan liga normal assim que liga o pc, se funcionar normalmente, então realmente o técnico arrumou.

Postado

@Elder Nauvirth coloquei os cabos nos lugares certos e o "CPU Fan error" voltou. Se bem que o erro some depois de alguns segundos e o windows inicia. Será que esse cara me enganou?

Postado

@Ginke É bem estranho isso ai.

Se fosse arrumado certinho, não daria mais o problema de CPU Fan error, o correto é só ligar direto, igual quando estava outro Fan conectado no CPU_FAN.

Aparentemente não foi arrumado como deveria.

Se não quiser ficar vendo o aviso de CPU Fan error, volta como o técnico deixou, não é o ideal, mas funciona.

O ideal mesmo é o cooler do AC ligado no conector CPU_FAN mesmo, pois assim ele regula a temperatura de acordo com a necessidade do processador, se esquentar mais, vai aumentar o RPM do fan, se esfriar ele reduz.

Postado

@Elder Nauvirth O técnico falou que o problema da placa-mãe foi resolvido, colocou o cabo do air cooler no CHA_Fan 1 e o da fan de trás do gabinete no CPU_Fan pra mensagem de erro não aparecer mais e vi que o PC ligou normal sem a mensagem, até estava sem a tampa. Falou que placas-mães modernas da ASUS amd reconhecem o cooler nos conectores de fan e que regulam a velocidade de acordo com a temperatura. Ele também falou que coolers padrão da amd não dão mensagem de erro(até testou um cooler padrão da amd no CPU_Fan e o PC ligou sem a mensagem), mas que coolers mais avançados como meu air cooler DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mm dão a mensagem "CPU Fan Error" e que isso é normal. Será que ele mentiu ou é incompetente? Lembrando que a mensagem "CPU  Fan Error" some depois de uns 10 segundos com o meu air cooler conectado ao CPU_Fan e inicia o windows 11.

• Curtir 1
Postado

@Ginke Também desconfio desse "técnico".

Que o CPU_FAN e CHA_FAN regula a rotação do FAN de acordo com o necessário isso não é de hoje, mas cada um regula de forma distinta.

CPU_FAN regula a rotação do FAN de acordo com o necessário para esfriar o processador.

Enquanto o CHA_FAN regula seguindo outros sensores que não são o do processador em si.

Primeira vez que vejo essa história de que ACs dão mensagem de erro, enquanto muitos outros usuários de coolers desse tipo fazem a instalação de nunca reclama, até recomenda a troca do coolerbox para processadores AMD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...