Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, minha configuração atual é essa aqui:

Processador: AMD Ryzen 3 2200G, Quad Core, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo).

placa-mãe: ASUS p/AMD AM4 mATX PRIME A320M-K/BR, 2x DDR4.

Placa de Vídeo: VGA NVIDIA EVGA GeForce GTX 1050 2GB 128Bits, ACX DDR5

Fonte: EVGA 5002 80 Plus Bronze.

RAM: memória Kingston Hyperx FURY 4GB  2400Mhz DDR4 CL15. (duas peças)

O PC é bem antigo e gostaria de ir lentamente fazendo o upgrade dele e continuar usando ele enquanto faço os upgrades nas peças, não quero uma máquina de ultima geração, o jogo mais pesado que eu quero rodar atualmente é Baldur's Gate 3, já que meu PC atual não roda ele, e não precisa ser no ultra hiper mega HD, se rodar bem nas configurações altas já estou feliz. Tirando a memória RAM e SSD (que vou comprar no Aliexpress e vai sair no total uns 400 conto) eu tenho em torno de 3 a 4 mil pra gastar fazendo esse upgrade. Gostaria de saber por onde começar e quais peças comprar mas absolutamente toda placa de Vídeo que vejo tá mais de 1.2k, fui atrás de placas de Vídeo mais antigas mas parece que elas nem sao mais fabricadas, não acho a venda em lugar nenhum e todas as que estão a venda no momento são em torno de 1.4-1.8k. Enfim, aceito ajuda galera, estou batendo cabeça com isso fazem 2 meses e ainda não cheguei em lugar nenhum...

Postado

Eu começaria trocando o processador. Pegue um Ryzen 5700 / X / 5800X, você acha nos ~950.

Depois você pega uma placa de vídeo legal. A princípio, um bom custo/benefício é uma RX 6600xt, que você acha nos 1200-1300. Mas se puder investir mais, tem outras opções.

Postado
1 minuto atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

Imakuni acho que essa 320 não é muito boa para um 5700X

É uma A320, o que significa que vai capar o clock do processador e RAM... mas também, paciência. O cara comprou peças baratas sem se preparar para o futuro, agora vai ter que lidar com a dor de cabeça de suas escolhas.

De qualquer forma, não é como se valesse trocar a placa-mãe só por isso. Se for para montar um segundo PC, ou então se for necessário vender a placa-mãe junto para conseguir vender o processador e RAM lascada, beleza, aí tem motivo para troca. Mas se não, melhor manter e investir o dinheiro em outras coisas.

Postado
agora, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@Imakuni a a320 vai conseguir alimentar esse processador?

Sei la,eu sei que o cara talvez não tenha grana sobrando,mas temos que avisar dos riscos.

Nesse caso eu indicaria ele ir num 5600 e manter a placa-mãe 

Claro que vai. Tem gente que usava Ryzen 9 com uma A320M, mas eu colocaria uma ventoinha em cima da placa-mãe.

Postado
agora, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@Imakuni a a320 vai conseguir alimentar esse processador?

Sei la,eu sei que o cara talvez não tenha grana sobrando,mas temos que avisar dos riscos.

Tendo algum airflow na área dos VRM, sim. Aliás, mesmo sem isso ainda daria, embora com menos folga. Alternativamente, dá para comprar uns dissipadores, que de brinde também deixa a placa mais bonitinha.

2 minutos atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

Nesse caso eu indicaria ele ir num 5600 e manter a placa-mãe 

É, eu estava pensando nisso, mas quando vi o teto de 3-4k, aí o 5600 perdeu um pouco de sentido.

Postado

Salve man, se você já se diz leigo, a primeira dica é continuar estudando sobre seu atual setup, suas capacidades e limitações.

Se você quer ir fazendo upgrade aos poucos e conseguir jogar o jogo listado, comece pesquisando sobre placas de vídeo para melhorar o grafico do setup (RX 5500XT, RX 5600XT).

Depois, olhe as memórias Ram, um kit 2x8gb 3200mhz vai durar um bom tempo.

Sua placa-mãe têm alimentação 4 pinos no CPU e não têm dissipação nos vrms, logo, CPUs mais potentes irão ter seu desempenho reduzido, eu tocaria por no máximo, um Ryzen 5 5600.

Procure investir em um air cooler que melhore a situação dos vrms esquentando, um Wovibo LP 4 ou 6 Heatpipes ajudaria.

Todas as peças que listei, você encontra barato no Aliexpress.

• Curtir 1
Postado

Quem montou o meu PC atual foi um antigo conhecido formado em T.I, como disse antes não entendo quase nada de montagem e confiei nele. Esse meu PC atual não tem como aproveitar então? 

32 minutos atrás, Imakuni disse:

É uma A320, o que significa que vai capar o clock do processador e RAM... mas também, paciência. O cara comprou peças baratas sem se preparar para o futuro, agora vai ter que lidar com a dor de cabeça de suas escolhas.

De qualquer forma, não é como se valesse trocar a placa-mãe só por isso. Se for para montar um segundo PC, ou então se for necessário vender a placa-mãe junto para conseguir vender o processador e RAM lascada, beleza, aí tem motivo para troca. Mas se não, melhor manter e investir o dinheiro em outras coisas.

O que você diria que iria me dar menos dor de cabeça, montar um PC novo do 0 ou fazer o upgrade? Eu realmente não jogo nada muito pesado como ja disse antes, meu objetivo é o baldur's gate 3 que não parece ser pesado. De resto gostaria que esse novo pc durasse anos e anos então se montar um novo PC for a melhor opção por mim não tem problema. Tenho medo de fazer o upgrade e alguma peça antiga danificar uma peça nova. Seria possível fazer essa montagem de um PC novo pela casa dos 4k? (5k no máximo do máximo)

Agradeço a ajuda! 🙂

Postado
13 minutos atrás, NicholasAMG disse:

Quem montou o meu PC atual foi um antigo conhecido formado em T.I, como disse antes não entendo quase nada de montagem e confiei nele. Esse meu PC atual não tem como aproveitar então? No caso vocês recomendam eu mudar o PC inteiro ao invés de lentamente ir fazendo o upgrade? Queria que esse novo PC após o upgrade durasse no minimo uns 5 anos, então se caso seja preciso o máximo que posso aumentar o teto de gastos é até 5 mil. Valeu pela ajuda até agora galera. 

Eu parti do pressuposto de que você iria comprar um SSD e 2 pentes de 8gb de RAM.

Depois disso, troque o processador e venda o antigo. Se não tiver um bom cooler, já é uma ótima hora para investir nisso também, que você teria que fazer mais cedo ou mais tarde mesmo.

E por fim, troque a placa de vídeo.

Mantenha placa-mãe, fonte e gabinete.

Postado

22 minutos atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@Imakuni nem eu havia visto esse teto de gastokkkkkk.

Com esse valor eu iria de b550+5900x

Seria possível mudar primeiro a placa-mãe + processador e continuar utilizando minha placa de Vídeo atual para apenas depois fazer o upgrade da placa de Vídeo ou tem algum perigo aí? E a minha fonte atual aguenta esses upgrades ou uma fonte nova seria ideal? 

21 minutos atrás, Manoel Fernando disse:

Salve man, se você já se diz leigo, a primeira dica é continuar estudando sobre seu atual setup, suas capacidades e limitações.

Se você quer ir fazendo upgrade aos poucos e conseguir jogar o jogo listado, comece pesquisando sobre placas de vídeo para melhorar o grafico do setup (RX 5500XT, RX 5600XT).

Depois, olhe as memórias Ram, um kit 2x8gb 3200mhz vai durar um bom tempo.

Sua placa-mãe têm alimentação 4 pinos no CPU e não têm dissipação nos vrms, logo, CPUs mais potentes irão ter seu desempenho reduzido, eu tocaria por no máximo, um Ryzen 5 5600.

Procure investir em um air cooler que melhore a situação dos vrms esquentando, um Wovibo LP 4 ou 6 Heatpipes ajudaria.

Todas as peças que listei, você encontra barato no Aliexpress.

Cara, eu to tentando ler bastante sobre mas cada vez que eu leio aparece algum termo novo ou alguma coisa nova que me confunde bastante ou alguma peça que não seja compatível com outra e eu acabo me perdendo kkkkkk Por isso vim aqui nesse forum por recomendação de um amigo.

Uma placa de Vídeo que me foi recomendada foi a NVIDIA GeForce GTX 1660. Entre ela e a RX 5500XT qual se sobressai? 

memória RAM você acha que 2x8gb 3200mhz suficiente? Não é necessario então dois pentes de 16gb? 

placa-mãe e processador acho que vou trocar mesmo, principalmente depois das respostas do pessoal aqui. Pelo o que eu entendi não ta valendo muito a pena manter essa minha.

Agradeço pela ajuda desde ja!! 

Postado

41 minutos atrás, NicholasAMG disse:

Seria possível mudar primeiro a placa-mãe + processador e continuar utilizando minha placa de Vídeo atual para apenas depois fazer o upgrade da placa de Vídeo ou tem algum perigo aí? E a minha fonte atual aguenta esses upgrades ou uma fonte nova seria ideal? 

Cara, eu to tentando ler bastante sobre mas cada vez que eu leio aparece algum termo novo ou alguma coisa nova que me confunde bastante ou alguma peça que não seja compatível com outra e eu acabo me perdendo kkkkkk Por isso vim aqui nesse forum por recomendação de um amigo.

Uma placa de Vídeo que me foi recomendada foi a NVIDIA GeForce GTX 1660. Entre ela e a RX 5500XT qual se sobressai? 

memória RAM você acha que 2x8gb 3200mhz suficiente? Não é necessario então dois pentes de 16gb? 

placa-mãe e processador acho que vou trocar mesmo, principalmente depois das respostas do pessoal aqui. Pelo o que eu entendi não ta valendo muito a pena manter essa minha.

Agradeço pela ajuda desde ja!! 

É bem complicado buscar conhecimento, mas vale a pena e você economiza comprando aquilo que realmente vai usar.

Eu atentei pricipalmente ao que você disse "gostaria de ir lentamente fazendo o upgrade dele e continuar usando", dinheiro é é pra ser usado com sabedoria.

Se você quer jogar um jogo que seu Setup atual não roda, pelas peças que há hoje, o que impede isso é a placa de vídeo (o estranho é que ela deveria rodar Baldur's Gate 3 no grafico mínimo, ia ficar bem ruim de jogar, mas ela tá dentro da especificação mínima).

GTX 1660 Super é uma boa, o problema é achar num preço bacana, você encontra a versão de 6gb entre 650-800 no Ali, mas na mesma faixa de preço, dá pra pegar a RX 5700 XT de 8gb, então eu combinaria a RX com o Ryzen 2200g e a A320.

Depois de 3 ou 4 meses (ou quando você tiver grana), o póximo passo é melhorar as memórias Ram, 16gb (dois pentes de 8gb) em 3200mhz seria o ideal, aumentaria o desempenho em jogos, daria margem para o upgrade da CPU e combaria bem com os 8gb da RX 5700 XT. Se conseguir achar dois pentes de 16gb 3200mhz com preço baixo, pode escolher para ter folga na Ram. 

Depois, troque o cooler porquê os vrms da placa-mãe poderão estar causando stuttering (reduzindo desempenho por aquecimento), recomendo modelos como Wovibo LP 4 ou 6 Heatpipes, pois a fan dele fica apontada para os vrms da placa, resfriando-os.

Com Placa de vídeo, Ram e Cooler atualizados, você pode pensar em trocar a placa-mãe ou o Cpu. Você tera que tomar uma descisão nessa hora:

Manter a placa-mãe A320 (economizando 400 de uma placa nova) e colocar no máximo um Ryzen 5600;

Trocar a placa-mãe por uma B450M (com uma construção melhor), pois nesse chipset ainda daria pra segurar o Ryzen 2200g por mais algum tempo e daria margem para colocar até um Ryzen 9 (dependendo da B450 escolhida).

Postado

Começaria mudando a placa de Vídeo para uma rx 6600 ou RTX 3060, o processador vai gargalar a placa, mas tem uma melhora imediata, depois partiria para processador, se não quer nada pesado um r5 3600 segura a placa de Vídeo nova

A um baixo custo no aliexpress pode pegar a rx 6600m e o r5 3600 

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, Manoel Fernando disse:

É bem complicado buscar conhecimento, mas vale a pena e você economiza comprando aquilo que realmente vai usar.

Eu atentei pricipalmente ao que você disse "gostaria de ir lentamente fazendo o upgrade dele e continuar usando", dinheiro é é pra ser usado com sabedoria.

Se você quer jogar um jogo que seu Setup atual não roda, pelas peças que há hoje, o que impede isso é a placa de vídeo (o estranho é que ela deveria rodar Baldur's Gate 3 no grafico mínimo, ia ficar bem ruim de jogar, mas ela tá dentro da especificação mínima).

GTX 1660 Super é uma boa, o problema é achar num preço bacana, você encontra a versão de 6gb entre 650-800 no Ali, mas na mesma faixa de preço, dá pra pegar a RX 5700 XT de 8gb, então eu combinaria a RX com o Ryzen 2200g e a A320.

Depois de 3 ou 4 meses (ou quando você tiver grana), o póximo passo é melhorar as memórias Ram, 16gb (dois pentes de 8gb) em 3200mhz seria o ideal, aumentaria o desempenho em jogos, daria margem para o upgrade da CPU e combaria bem com os 8gb da RX 5700 XT. Se conseguir achar dois pentes de 16gb 3200mhz com preço baixo, pode escolher para ter folga na Ram. 

Depois, troque o cooler porquê os vrms da placa-mãe poderão estar causando stuttering (reduzindo desempenho por aquecimento), recomendo modelos como Wovibo LP 4 ou 6 Heatpipes, pois a fan dele fica apontada para os vrms da placa, resfriando-os.

Com Placa de vídeo, Ram e Cooler atualizados, você pode pensar em trocar a placa-mãe ou o Cpu. Você tera que tomar uma descisão nessa hora:

Manter a placa-mãe A320 (economizando 400 de uma placa nova) e colocar no máximo um Ryzen 5600;

Trocar a placa-mãe por uma B450M (com uma construção melhor), pois nesse chipset ainda daria pra segurar o Ryzen 2200g por mais algum tempo e daria margem para colocar até um Ryzen 9 (dependendo da B450 escolhida).

Caraca irmão, obrigadão mesmo por essas dicas... não sei nem o que dizer. 

Acho que vou desistir da ideia de ir lentamente fazendo o upgrade e só ir comprando as peças que eu pegar em promoção e quando eu tiver tudo em mãos montar o PC. 

Uma RX 5700 XT 8GB, 2x16GB RAM 3200 MHz, 1TB SSD, placa-mãe GIGABYTE B550M e um Ryzen 5700 é uma build forte? (+ coolers, obvio)

Postado
10 horas atrás, NicholasAMG disse:

só ir comprando as peças que eu pegar em promoção e quando eu tiver tudo em mãos montar o PC. 

Eu não curto essa ideia porque hardware envelhece, fica defasado, hoje você compra um Cpu por 1.000, depois de 6 meses compra o resto, isso significa que você ficou com uma pedra de 1.000 reais na gaveta e que hoje, custa 500. Se for pra esperar 6-9 meses, junta uns 3.000 e compra tudo numa tacada só.

10 horas atrás, NicholasAMG disse:

Uma RX 5700 XT 8GB, 2x16GB RAM 3200 MHz, 1TB SSD, placa-mãe GIGABYTE B550M e um Ryzen 5700 é uma build forte? (+ coolers, obvio)

Sim, é um ótimo setup que deve durar uns 5 anos tranquilo, com exceção da placa de vídeo, esse componente sempre defasa mais rápido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...