Ir ao conteúdo

Troca de chuveiro 127v para 220v (eletrônico)

Ir à solução Resolvido por Mr. Jeff,

Posts recomendados

Postado

Seguinte, atualmente tenho um padrão monofásico em minha casa, tensão 127V fase e neutro. Estou reformando para colocar um padrão bifásico para conseguir 220V, só que meu chuveiro queimou um pouco antes de eu terminar a reforma, sendo que meu objetivo era comprar um modelo de 220V com maior potência (7500w), pois aqui no Sul faz muito frio e 5500W, máxima potência dos 127V não dá conta. A questão é: tive que comprar um 127V 5500w novo, modelo Loren Shower eletrônico. Posso trocar a resistência por uma do 220V 7500w tranquilo? Tô ligado que nos modelos não eletrônicos podemos fazer isso de 127V para 220V (não ao contrário pois a corrente é maior em 127V). Minha grande dúvida é em relação ao circuito eletrônico, pois se você buscar pra vender, todos dizem ser bifásico, o que me leva a crer que é o mesmo circuito em 127V e 220V. Quanto ao resto do circuito é de boas, pois os fios são dimensionados para maior corrente, só não estou a fim de explodir o Triac e acender uma fogueira em cima da minha cabeça kkkk. Alguém que já tenha feito isso, ou que tenha uma explicação técnica, poderia compartilhar isso nessa comunidade?

• Membro VIP
Postado

@Mr. Jeff Tarde

Se o chuveiro 127 volts tinha queimado era só trocar a resistência que é muito mais barato que o chuveiro inteiro 🤦🏿‍♂️.

É tão simples de trocar, ou até mesmo emendar a resistência já que era algo temporário.

Agora se o chuveiro tivesse quebrado alguma parte plástica como por exemplo onde rosqueia o cano aí sim teria que pegar um chuveiro inteiro.

Agora o problema maior de ligar esse chuveiro 127 volts em 220 não é a resistência e sim a parte eletrônica dele que não se sabe se é bivolt.

Se o chuveiro for novo e se não jogou fora a embalagem tente trocar na loja por um modelo 220 volts.

Agora se não tem a embalagem então você vai ter que comprar outro chuveiro.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Sim, entendo. Mas o que realmente estragou no chuveiro foi o circuito eletrônico, comprometendo a estrutura plástica dos terminais que fecham contato. O resistor estava inteiro, por isso tive que comprar o chuveiro inteiro. Também compreendo que o problema maior não seja a resistência, e sim a parte eletrônica. Por isso gostaria de um relato, pois ninguém citou algo do tipo para modelos eletrônicos. Na pior das hipóteses, vou arriscar fazer essa modificação e depois citar o que ocorre.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Mr. Jeff disse:

@Edvaldo J. Frederico Sim, entendo. Mas o que realmente estragou no chuveiro foi o circuito eletrônico, comprometendo a estrutura plástica dos terminais que fecham contato. O resistor estava inteiro, por isso tive que comprar o chuveiro inteiro. Também compreendo que o problema maior não seja a resistência, e sim a parte eletrônica. Por isso gostaria de um relato, pois ninguém citou algo do tipo para modelos eletrônicos. Na pior das hipóteses, vou arriscar fazer essa modificação e depois citar o que ocorre.

Ligue no fabricante explicando o que aconteceu e se trocando apenas a resistência se o eletrônico do chuveiro se aguenta 220 volts.

Postado
29 minutos atrás, Mr. Jeff disse:

Na pior das hipóteses, vou arriscar fazer essa modificação e depois citar o que ocorre.

Se for fácil abrir, é só ver os números que estão no triac. 

Aí se descobre a corrente e tensão que ele suporta. 

Se o chuveiro velho for igual, é melhor. Pois não vai precisar abrir o novo. 

Postado

@Renato.88 Hmm, interessante. Vou realizar essa avaliação. Duvido muito que a fabricante forneça essa informação. Enfim, enquanto não finalizo a obra vou deixar a questão em aberto para ver se obtemos algum relato. No mais irei postando detalhes técnicos conforme vou fazendo a modificação.

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Se for fácil abrir, é só ver os números que estão no triac. 

Se for fácil abrir, poste foto. Muitas vezes a eletrônica é bivolt por escala(se projeta o regulador de tensão trabalhando no talo em 220V  e c/ folga em 110V, assim não precisa projetar 2 placas  diferentes)). Já  a resistência não é tão simples fazer bivolt.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Permita opinar que penso que não vale a pena nem o risco. E algo me diz que como aí é frio você vai usar no máximo o tempo todo. Portanto nem mesmo um eletrônico (mais caro) eu (eu) cogitaria. Pra controlar a temperatura ajuste o registro. A não ser que cogitas colocar um aquecedor solar como o meu.. em dias nublados a água fica menos que morna. O controle eletrônico ajuda no ajuste.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 15/08/2023 às 19:52, Edvaldo J. Frederico disse:

Ligue no fabricante explicando o que aconteceu e se trocando apenas a resistência se o eletrônico do chuveiro se aguenta 220 volts.

Improvável que fabricante oriente adaptação. Atendentes são instruídos a não compromissar.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Improvável que fabricante oriente adaptação. Atendentes são instruídos a não compromissar.

Bom dia

Não custe nada tentar, é melhor do que sair abrindo chuveiro a ponto de perder a garantia.

Eu tentaria falar com o vendedor, fala que ele mudou a tensão da casa dele e queria pegar um modelo 220 volts.

E como falei não custa nada tentar, o máximo que vai acontecer é ele ouvir um não.

Modelo-Mercado-Livre--76-.png?v=63804983

Modelo-Mercado-Livre--77-.png?v=63804983

• 8 meses depois...
  • Solução
Postado

Respondendo a pergunta depois de um tempo kkk.

Finalmente finalizei a obra da elétrica da casa. Simplesmente troquei o resistor (vulgo resistência) original de 127 V 5500 W e coloquei uma de 220 V 7500 W. Funcionou perfeitamente, esquentando bem e com consumo de corrente dentro do normal. Fiz um bom aterramento e coloquei um DR para o chuveiro, e no mais não tive problemas. Ela já está instalada a algum tempo e não tive problemas, mesmo em dias mais frios. A única observação que faço é que o chuveiro ficou um pouco mais barulhento, e provavelmente gerando um ruído de RF maior na rede, mas nada que um bom filtro de linha nos aparelhos eletrônicos não resolva. No mais é isso, é possível fazer essa modificação sem problema algum (pelo menos nesse modelo. Cabe a você que está lendo isso ter o bom sendo de avaliar o seu modelo). 

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...