Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador antes tinha uma: GTX 1050ti e Corsair 450w
Até então sempre joguei tudo tranquilo e nunca tinha desligado meu computador enquanto jogava, então fiz um upgrade, mudei para: RTX 3060 e MSI MAG 650W

Percebi que alguns jogos que eu estava jogando meu computador simplesmente desligava, como se acabasse a luz, o computador não reiniciava e nem congelava, simplesmente desligava.
Aconteceu várias vezes com Hogwarts Legacy, e hoje fui jogar FIFA 23 e deu novamente, abri um programa para ver a temperatura e bateu quase 100 ºC, deduzi que seja isso, poderiam confirmar se é isso que faz desligar meu computador?
Se sim, preciso de um watercooler? (aceito recomendações baratas e eficiente)

Capturadetela2023-08-26013239.png.26a1e289198e5687d55ba25b96660715.png

Tenho um "Aircooler no processador, então não é normal que chegue nessas temperaturas, eu uso um da Rise Mode:
https://www.kabum.com.br/produto/250688/cooler-para-processador-gamer-rise-mode-z5-led-rainbow-intel-e-amd-90mm-preto-rm-acz-z5-RGB

Postado

@Tiberio irei verificar, mas o que é estranho é que eu tenho o processador já tem tempo, fiz o upgrade apenas de GPU e fonte, será que a grosso modo falando, essa placa atual está exigindo mais da CPU e fazendo ela esquentar assim?

@Tiberio irei verificar, mas o que é estranho é que eu tenho o processador já tem tempo, fiz o upgrade apenas de gpu e fonte, será que a grosso modo falando, essa placa atual está exigindo mais da CPU e fazendo ela esquentar assim?

Postado
4 minutos atrás, Pedrohenryp disse:

irei verificar, mas o que é estranho é que eu tenho o processador já tem tempo, fiz o upgrade apenas de gpu e fonte, será que a grosso modo falando, essa placa atual está exigindo mais da CPU e fazendo ela esquentar assim?

Pode ter acontecido também de você ter instalado a placa de vídeo e ter batido no cooler do processador sem querer.

Você está fazendo overclock no processador?

Postado

@Tiberio não estou fazendo overclock, de vez em quando abro apenas o MSI Afterburner pra ver a temperatura, mas nada demais.

IMG_5949.thumb.jpeg.22225bb47974b8f56282bb732b5b8793.jpeg

o meu computador está assim, acho que não tá relando em nada. 
E quanto a ele desligar sozinho durante jogos ou instalação de jogos deve ser só fato da temperatura do CPU mesmo né?

Postado
3 minutos atrás, Pedrohenryp disse:

E quanto a ele desligar sozinho durante jogos ou instalação de jogos deve ser só fato da temperatura do CPU mesmo né?

Acredito que sim, na foto o cooler está instalado corretamente.

Retire o Cooler do processador e reinstale-o novamente, lembre-se de retirar toda a pasta térmica antiga com álcool isopropílico antes de colocar a pasta nova.

• Curtir 1
Postado

41 minutos atrás, Tiberio disse:

Retire o Cooler do processador e reinstale-o novamente...

Cuidado ao retirar o cooler, ou pode arrancar o CPU do soquete e danificar pinos, vide exemplo.

Primeiro use o micro num jogo para esquentar e amolecer a pasta térmica, desligue e desconecte da tomada, solte as travas do cooler e antes de puxar para cima faça movimentos giratórios esquerda-direita para ver se não esta grudado no CPU, só quando perceber que se move é que puxe para cima.

Esse cooler Z5 com 2 heatpipes e fan de 90mm é inadequado para um 5700X, troque pelo sugerido DeepCool AG400, comprovadamente capaz de resfriar o 5700X.

• Curtir 1
Postado

@1lokos @Tiberio em relação ao overclock, fui olhar a BIOS agora é realmente estava feito um overclock, acho que posso ter descobridor o problema, a temperatura só de abrir o Windows caiu de 70 para 48 graus.

Resetei as configurações na BIOS e testarei em jogos, qualquer coisa mando os resultados aqui novamente

IMG_5951.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!