Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, gostaria de um ajuda em relação ao meu pc.

Tenho a seguinte dúvida: é possível apenas o upgrade de algumas peças nessa build, para continuar usando de forma confortável por mais alguns 2 ou 3 anos, ou é melhor a compra de um novo pc?

Sendo melhor a compra de um novo pc, conseguem me indicar peças que sejam equivalentes ao que essas foram na época? Na época foi gasto R$3100, gostaria de gastar por volta disso, e é claro que tenho que corrigir esse valor para os dias de hoje (mas se for possível comprar com esses mesmos 3100 já seria ótimo kkkk).

Minha ideia é jogar em Full HD, com gráficos no médio a 60 FPS, a ideia é só me divertir as vezes.

Edit: O que eu mais jogo é Path of Exile, um ARPG estilo Diablo, em seu "Endgame" acontece muita coisa dentro do jogo e alguns pc's não lidam bem, se eu conseguir rodar isso nos 30 fps, acho que qualquer outro jogo vai conseguir rodar suave. https://www.youtube.com/watch?v=CZPaRO1fWSQ Esse é um exemplo de alguém com uma build bem top rodando esse tipo de endgame.

Edit²: Geralemente jogo mais MMORPG's e eu também tenho mais alguns jogos "grandes" tipo Sekiro, Death Stranding, GTA 5 que ainda tenho que jogar. Não tenho nenhum jogo recente que estou querendo jogar.

Este é o meu pc, foi comprado a quase 6 anos atrás:

Gabinete: Nox Pax Atx USB 3.0 Fan de 12cm

Monitor: Acer V6 LVD Widescreen 21,5' Full HD, VGA/DVI, 5ms, Bivolt

Fonte: Aerocool 500W VX-500 EN53176

HD: Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5, WD10EZEX

SSD: Crucial 240gb

Placa-mãe: ASUS H110M-CS/BR DDR4, LGA 1151 Micro ATX, Intel H110

Memória: Crucial Ballistix Sport 8GB (1x8) 2400MHz DDR4 BLS8G4D240FSBK

Processador: Intel Core I5-7400 Kaby Lake LGA 1151 3.0Ghz 6MB Cache BX80677157400

Placa de vídeo: VGA NVIDIA GIGABYTE GeForce GTX 1050 TI OC 4G GV-N105TOC-4GD

• Moderador
Postado

@HerberttJaques Olá amigo, tudo bem?

Na aminha opinião o melhor para o seu caso é fazer a substituição de todo o hardware, coloque a venda esse PC atual e monte um novo, do zero. Com isso, vem o segundo ponto, qual é o seu orçamento para montar esse PC novo?

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@HerberttJaques Olá amigo, tudo bem?

Com isso, vem o segundo ponto, qual é o seu orçamento para montar esse PC novo?

Estou ótimo e você?
Minha ideia seria gastar o mesmo que gastei na época ( R$3100 na época, e vou usar o mesmo SSD e HD que tenho) ou então o suficiente pra rodar o que eu disse ali (editarei melhor o post).

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, HerberttJaques disse:

Minha ideia seria gastar o mesmo que gastei na época ( R$4200 na época) ou então o suficiente pra rodar o que eu disse ali

Beleza, da para montar uma configuração com isso sim, segue minhas indicações:

CPU - Ryzen 5 5600 (R$ 829,99)

Placa-mãe - Gigabyte B550M Aorus Elite (R$796,00)

Memória - Kingston Fury Beast 8GB 3200Mhz DDR4 (R$153,90) - Duas dessas para 16GB em dual channel.

SSD - NVMe Kingston NV2 500GB (R$190,82)

Placa de vídeo - Radeon RX 6600 8GB (R$ 1.339,00)

Fonte - NZXT C Series 650W (R$ 359,99)

Gabinete - Pichau Kazan 2 (R$ 229,90)

Total: R$ 4053,50 (Preços referentes ao dia de hoje - 01/09/2023)

Algumas observações:

1- Se conseguir um pouco mais de orçamento, pode substituir o Ryzen 5 5600 por um Ryzen 7 5700X.

2- Se puder, pode trocar o SSD de 500GB que eu indiquei pelo mesmo modelo mas de 1TB.

Com isso, você vai ter uma configuração ótima que vai lhe atender muito bem em FullHD - 60FPS no High/Ultra na maioria dos jogos, por um bom tempo e você vai conseguir dar upgrades pontuais de forma mais fácil, substituindo por exemplo apenas o CPU como um 5800X3D sem trocar mais nada, por estar na mesma plataforma (AM4).

Espero ter ajudado, foi a configuração mais custo-benefício que eu pude indicar!

Abraços!

• Curtir 4
  • Moderador
  • Solução
Postado
3 horas atrás, HerberttJaques disse:

Alguém teria alguma configuração para indicar?

Eu sinceramente acho que não vai conseguir algo muito melhor do que indiquei com esse orçamento.

• Curtir 1
Postado
Postado

@Pjsevero Obrigado pela indicação amigo. Uma dúvida, é muito problemático eu manter minha placa de vídeo e trocar todo o restante? Problemático no sentido de: pode dar algum problema técnico? posso ter uma perfomance menor do que a que tenho hoje, coisas assim.

Pensei no seguinte, mantenho minha placa de vídeo e troco o restante das coisas, quando eu terminar o pagamento dessas coisas, pego a placa de vídeo. Sei que não é a melhor das ideias, mas é uma maneira deu conseguir economizar e conseguir comprar tudo.

Postado
28 minutos atrás, HerberttJaques disse:

@Pjsevero Obrigado pela indicação amigo. Uma dúvida, é muito problemático eu manter minha placa de vídeo e trocar todo o restante? Problemático no sentido de: pode dar algum problema técnico? posso ter uma perfomance menor do que a que tenho hoje, coisas assim.

Pensei no seguinte, mantenho minha placa de vídeo e troco o restante das coisas, quando eu terminar o pagamento dessas coisas, pego a placa de vídeo. Sei que não é a melhor das ideias, mas é uma maneira deu conseguir economizar e conseguir comprar tudo.

Você pode manter sua placa de vídeo e se programar para comprar uma melhor no futuro, mas não aproveitaria momentaneamente do potencial do conjunto até lá... Sua 1050 ti não usaria nem 30% do que o processador consegue empurrar, então ficaria com uso obsoleto. Mas se a grana tá curta, então seria uma opção.

Opções de gabinete:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24997/gabinete-gamer-superframe-super-x-argb-mid-tower-vidro-temperado-atx-sem-fonte-com-4-fans

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20406/gabinete-gamer-superframe-flow-mid-tower-RGB-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dk351-RGB-mid-tower-lateral-de-vidro-com-4-fans-preto-dk351-bk

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-apus-black-mid-tower-lateral-de-vidro-temperado-com-3-fans-preto-pg-aps-blk01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-pouter-3-lateral-de-vidro-preto-pg-p03-bk

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-kazan-2-mid-tower-lateral-de-vidro-com-4-ventoinhas-preto-pg-kzn2-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-gaia-mid-tower-lateral-de-vidro-com-4-fans-preto-pg-gaia-bk01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-deepcool-cc560-mid-tower-lateral-de-vidro-com-4-fans-preto-r-cc560-bkgaa4-g-1

• Amei 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, HerberttJaques disse:

Uma dúvida, é muito problemático eu manter minha placa de vídeo e trocar todo o restante? Problemático no sentido de: pode dar algum problema técnico? posso ter uma perfomance menor do que a que tenho hoje, coisas assim.

Como o amigo acima já lhe disse, não é problemático não, só não vai ter a melhora de desempenho que espera, principalmente nos jogos, já que a GPU é o item mais importante quando o assunto é esse.. 

Mas pode ser até uma boa você esperar mais para comprar a GPU, aí quem sabe consiga até buscar uma melhor como  a RX 6750XT 12GB ou a recente RX 7700XT 12GB.

Uma boa opção também é: já que não vai incluir a GPU no orçamento agora, substitua o Ryzen 5 5600 que eu indiquei pelo Ryzen 7 5700X, é um pouco melhor e vai acompanhar melhor uma placa de vídeo mais forte no futuro.

Abraços!

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, Pjsevero disse:

Você pode manter sua placa de vídeo e se programar para comprar uma melhor no futuro, mas não aproveitaria momentaneamente do potencial do conjunto até lá... Sua 1050 ti não usaria nem 30% do que o processador consegue empurrar, então ficaria com uso obsoleto. Mas se a grana tá curta, então seria uma opção.

33 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Como o amigo acima já lhe disse, não é problemático não, só não vai ter a melhora de desempenho que espera, principalmente nos jogos, já que a GPU é o item mais importante quando o assunto é esse.. 

Mas pode ser até uma boa você esperar mais para comprar a GPU, aí quem sabe consiga até buscar uma melhor como  a RX 6750XT 12GB ou a recente RX 7700XT 12GB.

Uma boa opção também é: já que não vai incluir a GPU no orçamento agora, substitua o Ryzen 5 5600 que eu indiquei pelo Ryzen 7 5700X, é um pouco melhor e vai acompanhar melhor uma placa de vídeo mais forte no futuro.

Abraços!

Entendido. Obrigado pela ideia e as indicações.

Só mais um dúvida, ambos indicaram placas mães diferentes, acredito que a 550 seja melhor que a 450, mas essa 450 conseguiria suportar, por exemplo, essas placas citadas agora pelo guilherme_dr? Ou existe uma placa-mãe que esteja entre essas duas? De placa-mãe eu não entendo nada de nada.

Postado
24 minutos atrás, HerberttJaques disse:

Entendido. Obrigado pela ideia e as indicações.

Só mais um dúvida, ambos indicaram placas mães diferentes, acredito que a 550 seja melhor que a 450, mas essa 450 conseguiria suportar, por exemplo, essas placas citadas agora pelo guilherme_dr? Ou existe uma placa-mãe que esteja entre essas duas? De placa-mãe eu não entendo nada de nada.

Sim, a B550 é mais atual com certeza melhor, só indiquei a B450 para caber no seu orçamento. Ambas suportam os processadores citados. A B450 que indiquei precisa ter a BIOS atualizada para versão F62 para suportar o Ryzen 5700x e 5600.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!