Ir ao conteúdo

Qual a melhor fonte pro setup com Ryzen 9 5900x + RTX 4060 8GB?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Boa galera! Tudo na paz?! 

Estou montando meu primeiro computador e estou estudando todas as peças individualmente, porém me encontro com muita dúvida na parte da fonte. Tenho pesquisado algumas marcas como Corsair, XPG e Gigabyte, conforme recomendado aqui neste fórum em outros posts. Porém, procurei bastante algum setup parecido com o meu e não achei nada conclusivo, preciso de auxilio para escolher a fonte com a potência adequada. Usei sites que calculam a potencia, um deles recomendado aqui nesse fórum em um tópico de 2014. Todos ficam perto da mesma potência (320-390W) Usando isso como referência, pensei em pegar uma fonte de 450 ou 500W, pra ter uma sobrinha. O que vocês me recomendam?? 

Apenas, uma observação, antes de chegar nesta informação dos sites que calculam a potência, eu estava usando a potência recomendada dessas lojas de informática da vida, que beiravam 700W. Além da dúvida da potência da fonte, qual marca e modelo seria o melhor investimento? Se uma fonte de 500W ou menor me atender com folga, considero pegar uma BOA fonte. para fazer o investimento valer a pena. (Ainda que essa fonte seja o preço de uma de 700W) Prefiro pagar numa fonte que seja extremamente confiável, como já sabemos, não se economiza em fonte. 

Setup será esse:

Ryzen 9 5900x com aircooler de 120mm

ASUS Nvidia 4060 de 8GB 

placa-mãe estou em dúvida entre a ASUS TUF GAMING B550M-E WIFI ou superior. 

16gb de RAM da Kingston Fury ( A menos que ache outra melhor com o preço semelhante)

1 SSD 960GB SATA, 1 SSD 1tb m2 NVM.e e 1 HDD de 2TB

O Gabinete terá 6 ou 8 FANs, ainda estou escolhendo o modelo pensando em upgrades futuros (mas BEM futuro mesmo)

Farei um uso moderado. Será pra jogar, gravar, trabalhar em adobe PS e PR. 

Desde já, muito obrigado a todos! 

• Moderador
Postado

@Henrique_kz De fato uma boa fonte na faixa dos 500W já lhe atenderia, por exemplo uma MSI MAG A550BN.

Mas já que você mesmo falou sobre não economizar em fonte e querer uma BOA, pode ir um pouco mais além pra pegar uma 80 Plus Gold e Full Modular: NZXT C650 80 Plus Gold

E pra chutar o balde e ir mais além ainda -> Super Flower 650W Cybenetics Gold Full Modular

Postado
42 minutos atrás, Henrique_kz disse:

Ryzen 9 5900x com aircooler de 120mm

placa-mãe estou em dúvida entre a ASUS TUF GAMING B550M-E WIFI ou superior. 

16gb de RAM da Kingston Fury ( A menos que ache outra melhor com o preço semelhante)

Seria melhor já pegar o Ryzen 7 7700 + ASUS TUF Gaming B650M-Plus + Kingston Fury Beast 16GB 5200MHz DDR5 (pegue 2 pentes), que é mais que suficiente para o que pretende fazer e que é de plataforma mais nova com mais longevidade e desempenho. Nesse nível de orçamento que você possui, não compensa pegar a plataforma AM4, que é morta e ultrapassada.

1 SSD 960GB SATA, 1 SSD 1tb m2 NVM.e e 1 HDD de 2TB

Seria melhor já pegar um NVMe de 2TB e um HDD de 2TB juntos. Aí recomendo o Kingston NV2 2TB M.2 NVMe. Quanto ao HDD, tem Seagate Barracuda 2TB.

O Gabinete terá 6 ou 8 FANs, ainda estou escolhendo o modelo pensando em upgrades futuros (mas BEM futuro mesmo)

Recomendo Montech AIR 903 Base.

Quanto ao fonte, recomendo Super Flower LEADEX III 750W Gold.

Postado

@Batata Defumada Achei bacana essa fonte NZXT, é tão boa mesmo?

4 horas atrás, Joao531 disse:

Seria melhor já pegar o Ryzen 7 7700 + ASUS TUF Gaming B650M-Plus + Kingston Fury Beast 16GB 5200MHz DDR5 (pegue 2 pentes), que é mais que suficiente para o que pretende fazer e que é de plataforma mais nova com mais longevidade e desempenho. Nesse nível de orçamento que você possui, não compensa pegar a plataforma AM4, que é morta e ultrapassada.

Seria melhor já pegar um NVMe de 2TB e um HDD de 2TB juntos. Aí recomendo o Kingston NV2 2TB M.2 NVMe. Quanto ao HDD, tem Seagate Barracuda 2TB.

Recomendo Montech AIR 903 Base.

Quanto ao fonte, recomendo Super Flower LEADEX III 750W Gold.

@Joao531 Pior que já peguei o am4, peguei numa boa promo. Não considerei os AM5 pois vi alguns componentes que estavam um pouco acima do meu orçamento e acabaria demorando um pouco mais para montar o PC. Quanto ao SSD NVMe, achei um preço excelente e vou considerar montar desta maneira que sugeriu. O Gabinete achei mt bom tb.

Quanto a fonte, essa marca é boa? O amigo ali em cima sugeriu a NZXT, essa super flower eu não conhecia sobre a marca. A NZXT, já ouvi falar sobre, entre as duas, qual seria a melhor? E a NZXT é tão inferior assim, comparada a super flower?

• Moderador
  • Solução
Postado
5 horas atrás, Henrique_kz disse:

Quanto ao SSD NVMe, achei um preço excelente

É um preço excelente porque a qualidade não é das melhores. Se tiver querendo um bom mesmo vai ter que desembolsar mais, mas esse já quebra o galho eu suponho.

Achei bacana essa fonte NZXT, é tão boa mesmo?

Essa fonte C650 não é nada excepcional, ela é simplesmente um custo-benefício muito interessante, em um mercado onde infelizmente não temos tantas opções de fontes (pelo menos nas lojas confiáveis e/ou por preços adequados). Importante éela não é bomba, entrega a potência que promete, a versão Gold que eu linkei tem 10 anos de garantia e ainda é full modular.

entre as duas, qual seria a melhor? E a NZXT é tão inferior assim, comparada a super flower?

Super Flower é basicamente uma das melhores fabricantes do mundo. Nem dá pra comparar essas fontes específicas (C650 e Leadex III), tanto é que você vê a diferença no preço. Mas precisa da Super Flower? Não, é só se você tivesse com dinheiro de sobra mesmo.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Henrique_kz disse:

@Joao531 Pior que já peguei o am4, peguei numa boa promo. Não considerei os AM5 pois vi alguns componentes que estavam um pouco acima do meu orçamento e acabaria demorando um pouco mais para montar o PC.

Se já comprou, não tem problema nenhuma, pode deixar do jeito que está, que o 5900X ainda vai dar caldo por mais anos. É que eu achei que há uma opção bem melhor que encaixa no seu orçamento.

7 horas atrás, Henrique_kz disse:

Quanto a fonte, essa marca é boa? O amigo ali em cima sugeriu a NZXT, essa super flower eu não conhecia sobre a marca. A NZXT, já ouvi falar sobre, entre as duas, qual seria a melhor? E a NZXT é tão inferior assim, comparada a super flower?

Ambas as fontes são ótimas, vão segurar sua configuração de boa. Já vai do seu orçamento para fonte.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Batata Defumada disse:

É um preço excelente porque a qualidade não é das melhores. Se tiver querendo um bom mesmo vai ter que desembolsar mais, mas esse já quebra o galho eu suponho.

Agora com calma fui ler o anúncio e vi as velocidades dele e realmente são lentas. Tenho experiência com o SSD da Wdblack em outro dispositivo. Beirando a velocidade dele, achei esse SSD Kingston. Esse é bom? Se não, me indica algumas marcas que valem a pena. 

Pelo valor que eu tava procurando, um SSD M.2 de 2tb era bem mais caro que um SSD M.2 de 1tb+ um SSD sata. O sata seria mais pra deixar o windows e programas que utilizo com frequência. 

6 horas atrás, Batata Defumada disse:

Essa fonte C650 não é nada excepcional, ela é simplesmente um custo-benefício muito interessante, em um mercado onde infelizmente não temos tantas opções de fontes (pelo menos nas lojas confiáveis e/ou por preços adequados). Importante éela não é bomba, entrega a potência que promete, a versão Gold que eu linkei tem 10 anos de garantia e ainda é full modular.

Super Flower é basicamente uma das melhores fabricantes do mundo. Nem dá pra comparar essas fontes específicas (C650 e Leadex III), tanto é que você vê a diferença no preço. Mas precisa da Super Flower? Não, é só se você tivesse com dinheiro de sobra mesmo.

Realmente não conhecia essa marca super flower, mas pesquisei sobre ela e vi que é bem conceituada. Vou analisar direitinho e ver a que melhor me atende o orçamento. Obrigado pelas opções! Teria alguma outra recomendação de fonte que não seja bomba? (Pro caso de ambas as recomendadas esgotarem o estoque)

3 horas atrás, Joao531 disse:

Se já comprou, não tem problema nenhuma, pode deixar do jeito que está, que o 5900X ainda vai dar caldo por mais anos. É que eu achei que há uma opção bem melhor que encaixa no seu orçamento.

Po, menos mal… eu havia pesquisado e a plataforma am5 era bem recente, pesquisando com calma, vi que o Ryzen 9 5900x ainda era bem parrudo, principalmente em multiprocessamento, por isso acabei comprando-o sem dó.

3 horas atrás, Joao531 disse:

Ambas as fontes são ótimas, vão segurar sua configuração de boa. Já vai do seu orçamento para fonte.

Obrigado pela informação amigo! Como mencionei acima, se tiver mais recomendações de fonte que não sejam bombas, para o caso dessas que foram recomendadas esgotar… tava pesquisando e li que aparentemente são marcas que tem uma saída muito rápida e ficam sem estoque. Meu único receio é quando eu for comprar, não ter em estoque. Então quero ficar aberto a outras opções. 

Mais uma vez, muito obrigado! 

Abs.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Henrique_kz disse:

Agora com calma fui ler o anúncio e vi as velocidades dele e realmente são lentas

Não era por causa das velocidades que eu critiquei ele, ele recebeu uma nota terrível no Tom's Hardware. Performance é ruim, esquenta demais e o hardware é variável, ou seja, você pode comprar dois desses e cada um deles vir com certos componentes diferentes, é como jogar dados.

image.png.7881a77e64b40ea2dabf6a77f9d29319.png

Beirando a velocidade dele, achei esse SSD Kingston. Esse é bom?

Sim, esse aí é bem melhor.

Teria alguma outra recomendação de fonte que não seja bomba? (Pro caso de ambas as recomendadas esgotarem o estoque)

MSI MAG A650BN ou a A550BN. NZXT C650 Bronze, (eu recomendei a Gold anteriormente), outras fontes da Super Flower. Fonte de 500W tem a Pichau Nidus que é confiável também.

Po, menos mal… eu havia pesquisado e a plataforma am5 era bem recente, pesquisando com calma, vi que o Ryzen 9 5900x ainda era bem parrudo, principalmente em multiprocessamento, por isso acabei comprando-o sem dó.

É, fica tranquilo que seu sistema é monstruoso. De qualquer forma DDR5 tá engatinhando ainda e a performance quase não faz diferença mesmo, sem contar que as memórias DDR5 atuais vão ser consideradas lentas para os padrões DDR5 daqui uns 2 anos já. Aliás, qual o cooler que você comprou pra seu Ryzen?

Postado
2 horas atrás, Batata Defumada disse:

Não era por causa das velocidades que eu critiquei ele, ele recebeu uma nota terrível no Tom's Hardware. Performance é ruim, esquenta demais e o hardware é variável, ou seja, você pode comprar dois desses e cada um deles vir com certos componentes diferentes, é como jogar dados.

image.png.7881a77e64b40ea2dabf6a77f9d29319.png

Po, bom saber… tava levando em conta apenas as velocidades, vou salvar esse “Tom’s hardware” pra pesquisar outros hardwares nele. 

2 horas atrás, Batata Defumada disse:

MSI MAG A650BN ou a A550BN. NZXT C650 Bronze, (eu recomendei a Gold anteriormente), outras fontes da Super Flower. Fonte de 500W tem a Pichau Nidus que é confiável também.

É, fica tranquilo que seu sistema é monstruoso. De qualquer forma DDR5 tá engatinhando ainda e a performance quase não faz diferença mesmo, sem contar que as memórias DDR5 atuais vão ser consideradas lentas para os padrões DDR5 daqui uns 2 anos já. Aliás, qual o cooler que você comprou pra seu Ryzen?

Vou salvar essas fontes, to querendo pegar a da nzxt que você recomendou, tá um preço legal.

Então pensei nisso tb, toda a plataforma am5 tava custando um pouco a mais e o Ryzen 9 7000 tava bem mais caro.

Sobre o cooler, eu ainda não me

decidi, tava pesquisando alguns… um cooler master hyper 212 evo2, por exemplo. (Mas na epoca que pesquisei tava quase pegando o Ryzen 7) não cheguei a ver se ele suporta o Ryzen 9. Não tava mt a fim de pegar o noctua.

Quanto a WC, n tenho mt conhecimento no assunto, meu receio é estourar algo e zoar todo o hardware. Você tem alguma recomendação de um cooler ou WC bom e que dê pra suportar esse Ryzen 9? Vou pegar um bom gabinete, com um bom fluxo de ar. 

Postado

@Batata Defumada po, brigadao amigo! Gostei dessas opções de cooler. No site da AMD eles recomendam usar WC, esse wc que você me enviou, é fácil instalar ele? Tem alguma probabilidade de dar problema, vazar o wc e zoar todo o hardware? 

Aliás, aproveitando que já fugi um pouco

do tópico (e aproveitando a tua boa vontade). Esse sistema todo numa

placa-mãe tuf gaming b550m plus c/ wifi vai ter algum b.o? Pesquisei sobre e li que as placas-mãe deveriam ter chipset b550 ou x570, essa informação procede? No caso, essa tuf gaming tá um preço legal nessa loja placa-mãe ASUS Tuf gaming

Vale a pena investir mais um tanto pra pegar outras placas-mãe? Olhando as configs dessa placa-mãe, vai me atender tranquilo. 

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Henrique_kz disse:

Tem alguma probabilidade de dar problema, vazar o wc e zoar todo o hardware?

A possibilidade sempre existe né, mas é bem pequena se você está comprando um WC selado (e não fazendo um custom loop) e também se instalar com cuidado da maneira certa.

1 hora atrás, Henrique_kz disse:

placa-mãe tuf gaming b550m plus c/ wifi vai ter algum b.o? Pesquisei sobre e li que as placas-mãe deveriam ter chipset b550 ou x570, essa informação procede? No caso, essa tuf gaming tá um preço legal nessa loja placa-mãe ASUS Tuf gaming

Pois é, infelizmente aqui no Brasil a gente não tem muita opção em conta de X570s da vida, mas não é necessário também, essa aqui da MSI é um projeto superior à essa TUF Gaming e vai aguentar seu processador:

MSI B550 Gaming Plus

Mas deixando claro que essa TUF Gaming que você citou também é boa, mas tem um VRM de 4 fases comparado ao de 10 fases da MSI. Só que a da MSI não tem Wi-Fi nem Bluetooth.

Você já comprou o processador? Pergunto porque o Ryzen 7 5800x3D também é uma excelente opção pra quem só vai jogar no PC.

Postado
1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Mas deixando claro que essa TUF Gaming que você citou também é boa, mas tem um VRM de 4 fases comparado ao de 10 fases da MSI. Só que a da MSI não tem Wi-Fi nem Bluetooth.

Esse lance do vrm faz tanta diferença assim? Pesquisei superficialmente sobre o assunto… a tuf gaming dá conta do tranco? N vou fzr nenhum uso hardcore… realmente o wifi e bluetooth pra mim ia quebrar um galho. 

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Você já comprou o processador? Pergunto porque o Ryzen 7 5800x3D também é uma excelente opção pra quem só vai jogar no PC.

Já comprei sim, até tinha gostado bastante desse Ryzen 7, mas meu maior receio era ele aguentar o multitarefas com folga. Olhei vários e vários reviews e vi que o Ryzen 9 era monstruoso nesse quesito, por isso fui sem medo. Irei jogar sim, mas tb precisarei que tenha um ótimo desempenho em multitarefas. 

• Moderador
Postado
8 horas atrás, Henrique_kz disse:

Esse lance do vrm faz tanta diferença assim?

Quanto mais fases mais a carga nos componentes da placa-mãe pode ser dividida, as várias fases do VRM vão revezando na entrega de energia pra CPU e GPU, assim reduzindo o quanto cada componente tem que trabalhar e o calor produzido.

Entretanto, nos testes do Hardware Unboxed que eu vi com um Ryzen 9 3950X com overclock, a TUF Gaming B550M - Plus se saiu perfeitamente bem, tendo esquentado só um pouquinho a mais que a da MSI, então qualquer uma das duas será uma boa escolha:

image.thumb.png.803d21349c7280cf6cda561f50fdfe46.png

Postado

@Batata Defumada Adquiri a NZXT 650W Gold como você me sugeriu, amigo e chegou hj... Porém, o cabo que liga a fonte à tomada veio no padrão americano. Agora o que seria mais adequado, usar um adaptador de tomada (Acredito que n seja o mais correto) ou comprar um cabo no padrão BR? Se o recomendado for comprar um cabo, onde eu consigo encontrar um cabo de qualidade? O restante da máquina tá pra chegar e aí n vou ter como ligar =/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...