Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho meu computador a alguns anos e recentemente coloquei uma nova placa de vídeo nele também uso um SSD de 220GB para o sistema e um HDD de 1tb para jogos e gostaria de configurar o meu pc para ter um melhor desempenho em jogos como rainbox six e gta online e para estudos também. Queria saber se tem algum programa ou jeito de poder configurar meu sistema para que eu possa ter um bom desempenho.
Minha configuração é:
Processador: AMD A8-7600 Radeon R7, 10 Compute Cores 4C+6G     3.10 GHz
placa-mãe: ECS A68F2P-M2 1.1 FM2+
memória Ram: HyperX 16gb 1666Mhz (2x8)
Placa de Vídeo: GeForce GTX 1650

• Moderador
Postado

@Rei das Goticas Olá. Evite "otimizadores" ou qualquer programa que prometa dar um boost no seu PC. As suas peças já vão funcionar entregando o que elas conseguem, o que realmente poderia melhorar um computador seria o overclock, a ser feito com cuidado e atenção, e somente se você possuir um bom sistema de refrigeração e uma fonte de qualidade, a qual inclusive você não informou, eu suponho que seja uma fonte genérica que não inspire muita confiança, por falar nisso, NÃO use estabilizador, somente filtro de linha (um de verdade da Clamper por exemplo, e não só aquelas réguas de tomadas), só cuidado pra não ligar sua fonte na tensão errada haha, se ela não for bivolt é pra ter uma chave de tensão de forma a escolher 110v ou 220v.

Se o computador não está com desempenho bom no geral, mesmo quando não está fazendo nada muito exigente, pode ser sinal que existem diversos processos em segundo plano consumindo recursos valiosos do seu sistema, então evite ter um monte de coisa rodando no background, às vezes você tem programas que estão configurados para iniciarem com o sistema operacional e você nem percebe, deixe apenas aqueles que você realmente faz questão.

Evite certos antivírus, como o Avast por exemplo, que ficam em segundo plano fazendo um monte de nada, só que é um nada que fica consumindo recursos computacionais. Eu particularmente tenho o Windows 10 no meu PC, o qual já tem o Windows Defender, então nem me importei em instalar antivírus. Além do mais o melhor antivírus que se tem é o próprio usuário.

Modificar as opções de energia do sistema operacional e também da placa de vídeo no painel de controle da NVIDIA, de forma a preferir o desempenho máximo também é algo a se fazer.

Confira se a performance do seu sistema está condizente com sistemas similares, pode fazer isso comparando a performance em jogos, embora seja mais indicado fazer isso com programas específicos de benchmark, como o Cinebench para processador e 3D Mark, Furmark ou Aida64 para a placa de vídeo (esse último também serve pra testar o processador).

Motivos que podem fazer com que seu PC não tenha o desempenho esperado são temperaturas altas demais, possivelmente em razão de soluções de resfriamento inadequadas ou requerendo manutenção (como troca de pasta térmica por exemplo), além de sujeira em excesso e circulação de ar inadequada no gabinete.

Se continuar enfrentando problemas de desempenho, uma formatação e instalação limpa do sistema operacional é uma opção interessante.

Mesmo depois de tudo isso, se o desempenho ainda não te satisfaz, talvez seja a hora de considerar realizar certos upgrades. Os upgrades que costumam fazer a maior diferença na performance de um computador são:

• Substituição de HD por SSD;
  • Troca de processador (no seu caso teria que trocar de plataforma pra pegar processador, placa-mãe e memórias mais modernas);
  • Troca ou instalação de placa de vídeo dedicada (esse você acabou de fazer);
  • Instalar mais memória RAM (no seu caso você já tem 16GB, que é uma boa quantidade. O único problema dela seria essa velocidade lenta pros padrões atuais, embora isso por si só não deva machucar demais a performance do sistema como um todo).

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Rei das Goticas Olha, não sei quanto à sua fonte específica, mas algumas fontes da KCAS não são de muita qualidade então eu daria uma pesquisada sobre o seu modelo de fonte pra ver se tem algum review ou algo assim se for fazer upgrades significativos, tipo de processador e placa de vídeo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!