Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Observei que o preço dos SSDs têm DERRETIDO nos últimos anos, pois paguei cerca de R$ 300,00 em um M.2 Gammix S11 Pro de 256 GB há 4-5 anos e hoje em dia encontramos esse tipo de SSD mencionado no título no Brasil, com 2 TB a R$ 500,00.

Assim, gostaria de confirmar se esse SSD Kingston NV2 2TB NVMe M.2 2280 é realmente bom, ou se me recomendam alguma oferta melhor de 2 TB.

Minha placa-mãe: B460M-Plus

• Moderador
Postado

@Arteemis Depende do seu uso, se não for uso intenso que vai necessitar de um SSD com performance impecável e boa dissipação de calor, ele serve. Por exemplo para jogos ele provavelmente vai te servir muito bem. É só lembrar que ele é barato não é a toa, os componentes desse drive nem são especificados, tendo hardware variável de forma que eles vão ser feitos com o que for mais barato no momento, mas como eu disse, pra uso normal, convencional, ele serve.

Se quiser SSDs bons mesmo, você estaria olhando pra um Samsung 970 Evo Plus, 980 Pro, Crucial P3 Plus, Kingston KC3000, XPG S70 Blade, Corsair MP600 etc.

• Obrigado 1
Postado

É um bom SSD

@Arteemis

Porém esses SSDs NV2 de maior densidade tem chance maior de usarem Dies QLC que são bem mais lentos conforme o SSD vai se enchendo.

As sugestões do colega @Batata Defumada são boas, embora eu evitaria qualquer SSD com controlador Innogrit IG5236 devido a inúmeros problemas que eles tem apresentado.

Porém esses também são bem mais caros

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
5 minutos atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

embora eu evitaria qualquer SSD com controlador Innogrit IG5236

Isso é um problema em relação ao Kingston NV2, porque até onde eu sei o controlador dele também é variável, na review do Techpowerup era um Phison PS5021-E21, mas vai saber com qual o SSD do companheiro ali viria 😕 

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Muitíssimo obrigado por me salvar da cilada!! Sobre os que você indicou, encontrei esse Gammix S70 2 TB na amazon por um preço BEM ABAIXO dos outros mencionados. Saberia me dizer se o desse link em específico é uma boa compra?

Investi muito dinheiro para pegar o hardware de maior qualidade pro PC, pegar um SSD meme seria dar tiro no pé.

• Moderador
Postado

@Arteemis Eu não tô dizendo que é uma cilada hahaha, só que existe um motivo pra ele ser barato. Em relação ao XPG S70, levando em consideração o que o @Detetive Virtual de SSDs disse, eu acho melhor não pegar ele pois ele vem justamente com o controlador que ele alertou:

52 minutos atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

embora eu evitaria qualquer SSD com controlador Innogrit IG5236 devido a inúmeros problemas que eles tem apresentado

então eu volto atrás nessa recomendação.

Postado

@Arteemis Os S70 e S70 Blade usam NAND Micron B47R (176-Layers) e Controlador Innogrit, não são ruins, tem um excelente desempenho mas eu evitaria por precaução por usar controlador Innogrit. Mas eles tem de fato uma taxa de problema bem menor que os chineses com IG5236.

38 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Arteemis Eu não tô dizendo que é uma cilada hahaha, só que existe um motivo pra ele ser barato. Em relação ao XPG S70, levando em consideração o que o @Detetive Virtual de SSDs disse, eu acho melhor não pegar ele pois ele vem justamente com o controlador que ele alertou:

então eu volto atrás nessa recomendação.

Este é o artigo que postei sobre o problema deste controlador

https://theoverclockingpage.com/2023/03/06/ssds-do-aliexpress-o-problema-de-firmware-mn-5236-e-sua-possível-solucao/

@Arteemis Compensa pegar esse por exemplo que tem um bom desempenho
https://www.pichau.com.br/SSD-wd-blue-sn570-2tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-gravação-3500-mb-s-wds200t3b0c

https://www.kabum.com.br/produto/311955/SSD-2-tb-wd-black-sn770-m-2-pcie-gen4x4-NVMe-leitura-5150mb-s-e-gravação-4850mb-s-wds200t3x0e

• Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@Detetive Virtual de SSDs Observei que esse WD Blue que você recomendou tem um preço bem mais acessível que o outro. Mas também notei que ele não possui dissipador de calor. Eu não teria problemas ao usá-lo para jogos e edição de vídeo?

E qual seria a vantagem de comprar o outro modelo mais caro, WD Black SN770, também mencionado por você?

• Moderador
Postado
53 minutos atrás, Arteemis disse:

Mas também notei que ele não possui dissipador de calor. Eu não teria problemas ao usá-lo para jogos e edição de vídeo?

Quando o drive não vem com dissipador de calor, geralmente é porque ele não necessita mesmo. Nesse caso não é diferente, os testes de temperatura dos reviews que eu vi no Tomshardware, Techpowerup e Adrenaline, ele se saiu muito bem, não tendo qualquer perda de performance em razão de esquentar demais.

53 minutos atrás, Arteemis disse:

E qual seria a vantagem de comprar o outro modelo mais caro, WD Black SN770, também mencionado por você?

De cara tem a diferença de velocidade, pois o Black é Gen 4 e o Blue Gen 3. Entretanto já que sua placa-mãe tem o conector M.2 PCIe 3.0, mesmo que você pegasse o Black a velocidade estaria limitada, ficando igual à do Blue.

O Black também possui mais resistência (TBW), podendo ser gravados mais dados ao longo de sua vida útil, no caso 900 Terabytes pro Blue, 1200 Terabytes pro Black. Novamente isso não faz diferença aqui pra qualquer usuário normal, muito improvável que você precise de mais que 900TBW, mesmo que você gravasse 100GB por dia no seu SSD, levaria mais de 20 anos pra alcançar esse número.

Enfim, pra saber de mais diferenças você precisaria ver reviews detalhadas de cada um deles, mas o mais importante aqui é: qualquer um dos dois é uma boa opção.

• Obrigado 1
Postado

@Arteemis Esse modelo não esquenta muito não.

Fora as coisas que nossa amigo mencionou@Batata Defumada

O SN770 já usa o nCache 4.0 que é um ótimo design de SLC Cache que acaba auxiliando em tarefas como a que você menciona e ele tende a ter um desempenho aleatório um pouco melhor que esse SN570 que usa NANDs BiCS5, e o bom do SN770 tem um controlador melhor também da própria WD/SanDisk

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...