Ir ao conteúdo

Erros diversos/aleatórios ao ligar o computador

Ir à solução Resolvido por João V. Machado,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, é o seguinte : 

Toda vez que eu clico no botão para ligar meu computador ele apresenta um erro diferente. Algumas vezes diz "Não foi possível verificar a assinatura digital do arquivo" , outras aparece que preciso usar a ferramenta de reparação do windows caso eu tenha a mídia (já tentei isso mas a reparação SEMPRE falha), e outras vezes aparecem outros erros diversos como a tela ficar simplesmente preta com o computador rodando e etc.

Já formatei, já retirei as memórias e limpei mas os erros persistem (é literalmente toda vez que ligo o computador).

Tenho o windows 10 pro instalado, na versão 22H2.

Eu tirei algumas fotos para vocês terem uma ideia dos erros mais comuns . (segue abaixo)

Atualmente tenho um Ryzen 5 3600XT , Gigabyte B550 AORUS ELITE V2, RTX 2070 SUPER e uma fonte Corsair RM750x 750W, 80 plus gold modular. Meu SSD é um  Adata XPG Spectrix S40G, M.2, Leitura: 3500MB/s e Gravação: 3000MB/s - AS40G-1TT-C de 1 TB.

Eu estou pensando em trocar as minhas peças assim que conseguir um emprego novamente, onde eu só pretendo manter a fonte + SSD, uma vez que vou pegar Ryzen AM5 + RTX 40xx + nova placa-mãe por conta do AM5 , vocês acham que existe o mundo em que o SSD foi pro saco? Porquê ele é bem novo (comprei dia 22 de junho do ano passado).

Alguém conseguiria me ajudar com esses problemas para segurar até que eu troque as peças que mencionei?

Muito obrigado desde já !

Imagem do WhatsApp de 2023-09-25 à(s) 05.26.07_b69b70d3.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-09-25 à(s) 05.26.08_e7762b28.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-09-25 à(s) 05.26.09_4b6f2054.jpg

Postado
58 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@João V. Machado , olá

Dúvidas:

• Na imagem1 - está falando que houve troca do cpu para novo, que tem TPM ativado e se gostaria de resetar as configurações em y(sim) ou n(não) mantendo as configurações.
  • Você trocou de CPU?

Olá Kaze !

Não troquei de CPU não. Única coisa trocada foi o SSD/Memórias e placa-mãe , mas quando fiz isso formatei e etc (e tudo estava de boa) até pouco tempo.

Do nada começou a aparecer essas coisas.

PS : Esqueci de dizer que a BIOS tá atualizada .

Postado

@João V. Machado ,

Dúvidas:

• Já tentou dar "Clear Cmos" na placa-mãe ou tirar bateria por 2minutos. Para resetar as configurações da placa-mãe para voltar configuração de fábrica. Caso já tenha atualizado BIOS não tem problema. Só vai remover qualquer alteração feita.
  • Membro VIP
Postado

Seu caso parece ser um problema na BIOS, nosso amigo @Kaze_jp deu uma boa dica que pode resolver seu problema, tente fazer esse procedimento de remover a BATERIA da BIOS e TROCAR os JUMPERs da posição 1-2 para 2-3.

OBS: CONSULTE O MANUAL DA SUA MOTHERBOARD ANTES DE FAZER ESSE PROCEDIMENTO, CADA FABRICANTE TEM UM MODO DE FAZER

OBS: NUNCA FAÇA ESSE PROCEDIMENTO COM A FONTE LIGADA , RETIRE O CABO QUE ALIMENTA A FONTE PARA EVITAR PROBLEMAS.

1-2 = NORMAL

2-3 = CLEAR CMOS

É recomendável remover as HDDs e SSDs antes desse processo pois eles podem armazenar códigos que podem ocasionar em BUGs na BIOS 

Espere 5 minutos, e retorne esse JUMPER na posição padrão, geralmente 1-2 e retorne a BATERIA para seu lugar,  Atenção: geralmente os FABRICANTES indicam de 10 a 15 segundos para retorno do JUMPER NA POSIÇÃO padrão.

Ligue a placa e veja se os erros ainda persistem, caso não retorne os HDDs OU SSDs para seus locais anteriores e teste o resultado.

Atenção: pode ser necessário instalar seu sistema novamente, algumas configurações na BIOS como SATA-MODE = iDE ou SATA-MODE = AHCI se alterdas podem fazer o sistema não iniciar, a BIOS de uma placa se alterada para configurações especificas que é fora do PADRÃO após ser RESETADAS essas CONFiGs podem fazer o SISTEMA NÃO INICIAR.

EXEMPLOS:

Sistema instalado com SATA-MODE = iDE se alterados na BIOS para AHCi não inicia, da erro de BOOT

Sistema instalado com SATA-MODE = AHCi se alterados na BIOS para iDE não inicia, da erro de BOOT

se você fez uma atualização na BIOS e deu algo errado recomento fazer o BIOS RECOVER, geralmente as placas GIGABYTE Tem esse recurso para ajudar em casos de erro, essas placas vem com 2x CHIPs EPROM BIOS

se algo der errado na atualização da BIOS tem outra reserva que copia seu conteúdo para outra restaurando a BIOS original.

Faça um RESET na BIOS da sua placa ligue o sistema novamente e veja o RESULTADO, se o sistema der problema FAÇA UMA INSTALAÇÃO LIMPA, já peguei placas de estavam com essa questão e foi necessários fazer um nova instalação.

448f17106a443c5128271ec0b4eb5b11.jpg

ahci-vs-ide-1.jpg

• Curtir 1
Postado

@Gamaliel Silveira Mendes Nossa senhora. Vou começar resetando a BIOS, depois tento esse lance com o jumper + bateria (me pareceu complicado) . Consegue me dar uma luz de como resetar a BIOS?

EDITADO

Aparentemente minha BIOS não estava atualizada (eu acho que deu algum erro ou eu de fato confundi a data em que fiz essa atualização).

Acabei de atualizar a BIOS de fato e deu tudo certinho. Desliguei o pc e liguei e funcionou normal.

Vou testar novamente logo mais e já venho com atualizações pra dizer se funcionou ou não.

• Solução
Postado

Aparentemente a atualização da BIOS corrigiu o(s) erro(s)

Deixei o pc desligado por algumas horas, liguei agora e foi direto.

Amanhã farei mais um teste assim que acordar (já que o pc vai ficar desligado a noite inteira).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!