Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo dar um upgrade no meu pc, porém não tenho como dar upgrade de uma vez em gpu, processador e placa-mãe. Por conta disso, estou priorizando a placa de vídeo (achei uma nova na Pichau por R$ 1.400 e vou parcelar o máximo possível), eu sei que o processador é fraco para uma RX 6600, porém não me importaria de jogar com os gráficos no médio/baixo e cravado nos 60 fps, não considero isso um problema e não sou de jogar jogos tão pesados.

Estou considerando essa placa apenas para sair da minha RX 550 4 gb (utilizada por 5-6 anos), já considerei pegar uma RX 580, porém, pelo preço dela no Brasil, prefiro apenas pagar um pouco mais acima e já sair com uma RX 6600 na mão e fazer o upgrade de outras peças depois.

Porém, eu ainda teria uma perda de performance por conta da minha placa-mãe ser chipset 3.0 e a RX 6600 ser 4.0. Juntando isso com o processador fraco, ainda vale a pena comprar a RX 6600? o que me recomendam?

Antes que alguém sugira que eu compre uma RX 580 pelo Aliexpress, não quero pagar uma taxa exorbitante em uma placa "fraca" se comparada com outras que ficariam em uma diferença de preço pequena após a taxa da RX 580, também não quero gastar quase metade do valor de uma placa boa e ela queimar em menos de 2 meses de uso porque foi formalmente usada para minerar bitcoin.

Algumas outras informações que talvez possam ser úteis: Tenho apenas 8 gb de memória RAM (dual-channel), nenhum SSD, fonte Power X 500W.

imagem_2023-09-28_143333879.png

imagem_2023-09-28_143353309.png

• Coordenador
Postado

@João Zagato Olá! Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. 🙂

Primeiramente, essa fonte PowerX é genérica e precisa ser trocada o mais rápido possível. Procure pela SilverStone Viva 550W (preferencialmente) ou MSI MAG A550BN. Pode optar por modelos de 650W também. Sem fazer upgrade na fonte, não tem como sequer pensar em trocar a placa de vídeo.

Sobre a RX 6600 compensar ou não, você não sofrerá impacto pelo PCI-E 3.0. Sofrerá impacto apenas do gargalo provocado pelo processador e pela RAM. E, nessa situação, reduzir a qualidade não adiantará, tendo em vista que é o processador quem não conseguirá processar a física e enviar dados para a placa no ritmo adequado. A pouca RAM, por sua vez, pode produzir stutter.

Recentemente, troquei um Core i5 4670K por um Ryzen 7 5700X. O Core i5 4670K é um pouco superior ao Core i5 7400 e mesmo assim havia um gargalo bem grande em diversos jogos com minha placa de vídeo (GTX 1070Ti). A RX 6600 é ainda mais potente e espera-se um gargalo ainda maior.

Isso vai te impedir de se divertir muito? Não! Você vai sentir um salto absurdo de desempenho gráfico, mesmo com o Core i5. Aí troca o restante do kit assim que puder. 😉

• Curtir 2
Postado

Opa, valeu pela resposta. você saberia dizer se as fontes 650W da Azza são boas? Caso sejam, já penso em pedir juntamente com a placa de vídeo.

No mais, acredito que manterei o processador e futuramente trocarei por algum Ryzen potente pra evitar de pegar tanto gargalo 😅, obrigado pela ajuda. 

• Coordenador
Postado

@João Zagato Não conheço as fontes Azza. Na dúvida, é melhor evitar. Fonte é o tipo de componente que só se compra após alguém fazer testes aprofundados. 😉

As duas que recomendei foram amplamente testadas e são bem conhecidas. A MSI tem 5 anos de garantia, a SilverStone tem 3.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...