Ir ao conteúdo

Placa-mãe cara com CI queimado. Tem reparo?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com uma placa-mãe (ASUS Rog Strix B550-f Gaming) e ela está com o CI (circuito integrado) queimado.

O que pode ser feito nessa situação? Pode ser feito a troca do CI?

IMG-20231004-WA0004.jpg

• Membro VIP
Postado

Boa noite

Este CI provavelmente deve ser o CI que controla o "Chassis FAN 3", veja o modelo dele no "Chassis FAN 2" que é pra ser o mesmo.

Assim aconteceu porque provavelmente foi dado um curto onde liga a fan enquanto a placa estava ligada.

Asus-ROG-Strix-B550-F-Gaming-Wi-Fi-11.jp

ASUS-ROG-Strix-B550-F-Gaming-11.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 04/10/2023 às 23:03, Carlosmaynardm disse:

@Edvaldo J. Frederico então, eu nem tentei ligá-la. Quando o técnico viu isso, já parou a montagem e disse que aí era só outra... aí nem falei nada de testar com medo de danificar outras peças... prejuízo grande...

Tarde

Tire uma foto do outro CI que está inteiro e veremos o datasheet onde entra alimentação nele, e se onde for se não estiver em curto, bem provável que não tenha perigo de ligar.

Minha antiga placa-mãe deu problema no CI que controla o cooler do processador e ficou nessa mesma forma, a placa-mãe ligava só que a rotação do cooler sempre ficava no mínimo.

@Renato.88 boa tarde, tudo bem?

Você acha que existe perigo de ligar essa placa-mãe?

Postado
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Renato.88 boa tarde, tudo bem?

Você acha que existe perigo de ligar essa placa-mãe? 

Existe duas possibilidades. 

A mais provável, o CI já queimou por completo e não faz nenhuma diferença no restante. 

Ou então ele está em curto e pode ativar algum circuito de proteção que não deixa a placa ligar. 

A chance de queimar mais coisas é pequena. 

Se fosse eu, iria retirar esse ci pra religar a placa. 

Sem retirar o CI, faria um teste apenas pra ver se a fonte arma ligando somente a placa sem memória e processador. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...