Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, obrigado por lerem esse post.

Estou querendo montar um PC final do ano, porém gostaria de montar um computador custo-benefício, que seja o mais barato possível mas com um bom desempenho. Inicialmente, estou querendo comprar um Ryzen 5 5600, porém também preciso de uma placa de vídeo para empurrar tal processador. Assim, até onde pesquisei, tenho 2 opções: RX6600 ou RTX 3060.

A RTX 3060 mais barata do mercado está no valor de R$1.700,00, enquanto uma RX6600 pode ser achada por R$1.200,00. Contudo, até onde sei, a 3060 tem um desempenho um pouco superior, mas não sei se é superior o suficiente para custar R$500,00 a mais. Quero saber a melhor opção pelo preço que cada uma custa. Se puderem, também façam recomendações de outras placas nessa faixa de preço. Vale ressaltar que gostaria de uma placa de vídeo branca para combinar com o PC, então caso façam sugestões tentem manter nessa linha.

Agradeço desde já.

Postado

É, assim, se você vai montar um PC custo/benefício, esquece comprar GPU nova. Os preços que você tem que considerar são ~1k na 6600 ou ~1300 na 3060 / 6600XT. Se é para gastar mais que isso, aí é a 3060 ti, nos 1450~1500.

Alternativamente, se é para meter o "dane-se" e pegar placa nova, pegue a RTX 4060, que é igual a 3060ti. Pode ser encontrada por 1850, ou 2k num modelo branco de 3 fans.

Postado

A diferença de preço da RTX 3060 não justifica o ganho de desempenho. Eu diria que valeria a pena pagar mais caro na NVIDIA caso você pretenda trabalhar com o PC e os programas usados sejam otimizados para fazer uso dos CUDA Cores ou Tensor Cores da NVIDIA.

Postado
5 minutos atrás, Imakuni disse:

É, assim, se você vai montar um PC custo/benefício, esquece comprar GPU nova. Os preços que você tem que considerar são ~1k na 6600 ou ~1300 na 3060 / 6600XT. Se é para gastar mais que isso, aí é a 3060 ti, nos 1450~1500.

Alternativamente, se é para meter o "dane-se" e pegar placa nova, pegue a RTX 4060, que é igual a 3060ti. Pode ser encontrada por 1850, ou 2k num modelo branco de 3 fans.

cara, acho que esses seus preços são os preços do ali, porque no Brasil não existem placas nesse valor. Eu disse que quero economizar, mas a questão não é o preço da placa, estou ciente que uma RX6600 pode custar cerca de R$1.300,00 e uma RTX3060 até R$2.000,00, porém a questão é que quero pegar uma boa placa em relação ao seu custo.

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A diferença de preço da RTX 3060 não justifica o ganho de desempenho. Eu diria que valeria a pena pagar mais caro na NVIDIA caso você pretenda trabalhar com o PC e os programas usados sejam otimizados para fazer uso dos CUDA Cores ou Tensor Cores da NVIDIA.

Poderia explicar e dar alguns exemplos de programas?

Postado
1 minuto atrás, Felipovisk22 disse:

cara, acho que esses seus preços são os preços do ali, porque no Brasil não existem placas nesse valor. Eu disse que quero economizar, mas a questão não é o preço da placa, estou ciente que uma RX6600 pode custar cerca de R$1.300,00 e uma RTX3060 até R$2.000,00, porém a questão é que quero pegar uma boa placa em relação ao seu custo.

Como eu falei, são os preços de placas usadas, todas no Mercado Livre.

1 minuto atrás, Felipovisk22 disse:

É a típica da coisa que, se você não sabe que precisa, você não precisa.

Postado
agora, Imakuni disse:

Como eu falei, são os preços de placas usadas, todas no Mercado Livre.

É a típica da coisa que, se você não sabe que precisa, você não precisa.

N sei se compensa comprar usada, principalmente em questão da garantia, já que nunca se sabe quando sua placa pode decidir morrer.

Postado
agora, Felipovisk22 disse:

N sei se compensa comprar usada, principalmente em questão da garantia, já que nunca se sabe quando sua placa pode decidir morrer.

Não sendo muito velha (acima de 5 anos), comprar usada definitivamente compensa. Veja, placas dão defeito ou nas primeiras semanas, ou só depois de vários anos: comprando de segunda mão, você essencialmente fez uma outra pessoa testar para você e ainda te pagou por isso (a diferença de preço para uma nova).

Vai por mim, vale a pena. Tirando a minha primeira placa (uma 970 na época do lançamento) e a 4060 que peguei essa semana (porque não tem usada para vender), todas as outras que tive nesse meio tempo foram usadas. Dá medo na primeira vez, mas não há necessidade.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Não sendo muito velha (acima de 5 anos), comprar usada definitivamente compensa. Veja, placas dão defeito ou nas primeiras semanas, ou só depois de vários anos: comprando de segunda mão, você essencialmente fez uma outra pessoa testar para você e ainda te pagou por isso (a diferença de preço para uma nova).

Vai por mim, vale a pena. Tirando a minha primeira placa (uma 970 na época do lançamento) e a 4060 que peguei essa semana (porque não tem usada para vender), todas as outras que tive nesse meio tempo foram usadas. Dá medo na primeira vez, mas não há necessidade.

Dependendo do preço compensa pegar uma placa nova, mas caso a diferença seja grande talvez compense uma placa com poucos meses de uso. Acredito que não seja a solução ideal, mas vou pesquisar sobre.

Postado
3 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Programas de edição de vídeo, edição de imagem e da área de arquitetura/engenharia são otimizados para CUDA Cores da NVIDIA. As placas NVIDIA também levam mais vantagem com Inteligência Artificial, principalmente por conta dos seus Tensor Cores. E o principal motivo das placas NVIDIA estarem tão caras hoje é por causa do seu potencial para trabalhar com IA, saimos da era da mineração e entramos na era da IA.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Programas de edição de vídeo, edição de imagem e da área de arquitetura/engenharia são otimizados para CUDA Cores da NVIDIA. As placas NVIDIA também levam mais vantagem com Inteligência Artificial, principalmente por conta dos seus Tensor Cores. E o principal motivo das placas NVIDIA estarem tão caras hoje é por causa do seu potencial para trabalhar com IA, saimos da era da mineração e entramos na era da IA.

Caramba, realmente interessante. Ainda assim, acho q n vou mexer com nd disso kkkkk, mas valeu pela explicação. 

5 minutos atrás, Imakuni disse:

Tentie ver algumas pelo mercado livre mas a maioria das placas está custando mais caro que as placas novas 

Postado
2 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Tentie ver algumas pelo mercado livre mas a maioria das placas está custando mais caro que as placas novas 

Pesquisar no ML tem que usar filtro. Se você só ordenar por preço, ele mostra primeiro o anúncio de 1500, e o de 1700, e o de 2000 R$ que pagou taxa de exposição, depois o de 1000, 1050 e 1100 que não pagou taxa.

Aqui um exemplo. Como você pode ver, tem RX 6600 nessa faixa de 1k.

https://lista.mercadolivre.com.br/informatica/componentes-pc/placas/placas-Vídeo/rx-6600_OrderId_PRICE_PriceRange_700-1200_NoIndex_True

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...