Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Possuo 2 ferros de solda um de 40w e outro de 80 a um tempo comprei pontas para ambos, porém mal fiz a primeira solda e sujou d metal forma que o estanho na está grudando na ponta, já tentei com esponja abrasiva e nada, inclusive uma pasta da China que "recupera" porém só dá pra soldar uma vez e a ponta fica totalmente preta sem condições de soldar. Pode ser algum problema na resistência de ambos? Um é da marca Hikari tenho a uns 3 anos, já tive outro e durou 6 anos até pifar e um da marca Welker quando comprei pelo que pesquisei na Internet já era um modelo antigo porque nem vende mais atualmente, esse é de 80w, a ponta dele de fábrica oxidou é ficou corroída no primeiro dia de uso, gostaria de um apoio dos colegas pra saber se pode ser a resistência que está aquecendo demais, se for pelo preço, já faço dois pirógrafos e compro um novo. 

Muito obrigado. 

Postado

Parece que as pontas que comprou eram de baixa qualidade. A ponta tem um tratamento de superfície, se usar material abrasivo estraga o revestimento. Use esponja vegetal própria ou esponja palha de latão.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 09/10/2023 às 21:19, snider607 disse:

Pode ser algum problema na

...solda também. São vários tipos de fluxo que são incrustados nela. Escolha outro tipo (não defino)

Uma técnica antiga que eu usava pra limpar era passar a ponta no  breu e depois limpar

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Eu uso uma técnica, que tem dado resultado. Aumenta a vida útil da ponta do ferro.

Tenho um dimer entre a tomada e o ferro.

Para cada ferro, marquei duas posições no potenciômetro. Uma "em espera", que mantém o ferro quase derretendo a solda e outra "Pronto", que não é o total, mas aquece a ponto de soldar o que eu quero.

Às vezes eu passo do ponto "em espera" para o máximo e quando a solda começa a derreter, eu passo para o ponto "Pronto".

O que acontece com a ponta dos ferros é que ocorre uma reação química entre o material da ponta e o oxigênio do ar.

A rapidez da deterioração dependerá da qualidade e do elemento com que a ponta do ferro é recoberto, e da temperatura, além de outros fatores secundários que eu não sei.

Outros detalhes:

1 - Mantenha SEMPRE a ponta do ferro estanhada. Isso facilita a transferência de calor da ponta para a solda e reduz a corrosão do elemento que cobre a ponta.

2 - Eu uso um pedaço de esponja, daquelas de banho mesmo, para "limpar" (retirar a camada de material oxidado) a ponta do ferro imediatamente antes de uma soldagem. Este material não agride a camada do elemento que cobre a ponta e retira as impurezas, permitindo uma boa soldagem.

3 - Quando eu preciso que a soldagem seja rápida, como quando soldo fio nos terminais de uma chave com carcaça plástica, que deforma com pouco calor, eu raspo as superfícies, para retirar a camada de óxido e acrescento, com um pincel para unhas, uma solução de álcool e breu. Isso melhora enormemente o espalhamento e a difusão da solda no terminal.

4 - Use o ferro com a potência apropriada para a soldagem. Não exagere nem para mais e nem para menos.

Boas soldagens

MOR_AL

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado

@MOR_AL obrigado pelas explicações. Creio que as pontas são falsas, mesmo eu deixando estanhadas depois que tento soldar não vai. Mesmo aplicando aquele produto chinês para recuperar a ponta, depois que a oxidação é removida só consigo soldar poucas vezes e a ponta oxida novamente. 

@.if  Boa noite. Certo vou pesquisar a respeito do breu, muito obrigado. 

@Henrique - RJ Obrigado

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Uma ponta que estanha claramente proporciona uma experiência melhor e mais abrangente. O calor excessivo é o que estraga as pontas; o ferro ficar ligado (quente) sem necessidade. Esquecer o ferro na tomada é uma catástrofe!

Por outro lado, você não precisa encarar as pontas sem estanho como sendo lixo. Se estiver com a potência correta, muitos trabalhos ainda poderão ser realizados se você usar a técnica correta. O material a ser soldado precisa ser aquecido. É só isso! O que de fato precisa "pegar estanho" é o objeto do seu trabalho. A ponta do ferro de solda deve ser encarada apenas como um transferidor de calor, não como um transferidor de estanho. Muito pelo contrário! Ou você será uma fábrica de solda-fria...

Note que um ferro ligado e de ponta estanhada vai reter ainda mais. A ruína virá mais rápido ainda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!