Ir ao conteúdo

Recomendação de upgrade placa-mãe e Processador até R$2000-2500

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Atualmente possuo o seguinte setup: 

Biostar B350GT3

Ryzen 5 2600x

4x Corsair Vengeance 3000mhz 8gb

RTX 3060 12gb
EVGA Gold 850W

Estou querendo fazer um upgrade de CPU, e acho que com isso terei que mudar também a placa-mãe (que é bem antiga já). Estava de olho nesse kit upgrade da terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/20201/kit-upgrade-ASRock-b450m-steel-legend-amd-Ryzen-5-5600x

Acham que vale a pena esse kit mesmo ou seria melhor procurar outras opções/modelos ? A memória de 3000mhz, será que há alguma necessidade de trocar também ou ainda dá pra segurar o conjunto ?

Obrigado desde já!

EDIT: complementando, o orçamento seria de até uns 2000-2500 reais

• Moderador
  • Solução
Postado

@GRGG Olá. Não precisa trocar as memórias. Eu recomendo pegar as peças separadas:

Pelo seu orçamento você poderia até ir no Ryzen 7 5700X.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, GRGG disse:

Bom dia,

Biostar B350GT3

Ryzen 5 2600x

RTX 3060 12gb
EVGA Gold 850W

Estou querendo fazer um upgrade de CPU, e acho que com isso terei que mudar também a placa-mãe (que é bem antiga já). Estava de olho nesse kit upgrade da terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/20201/kit-upgrade-ASRock-b450m-steel-legend-amd-Ryzen-5-5600x

Acham que vale a pena esse kit mesmo ou seria melhor procurar outras opções/modelos ? A memória de 3000mhz, será que há alguma necessidade de trocar também ou ainda dá pra segurar o conjunto ?

Obrigado desde já!

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20937/upgrade1260

Com seu orçamento consegue ir até de Ryzen 7, também na terabyte. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Batata Defumada disse:

@GRGG Olá. Não precisa trocar as memórias. Eu recomendo pegar as peças separadas:

Pelo seu orçamento você poderia até ir no Ryzen 7 5700X.

O cooler é um DeepCool Gammaxx 400 V2. Vou dar uma olhada nesses dois, valeu!

1 hora atrás, Vitoria Gabriela disse:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20937/upgrade1260

Com seu orçamento consegue ir até de Ryzen 7, também na terabyte. 

Único problema desse kit é a placa-mãe que só tem 2 slots de memória. Mas daria pra pegar o 5700X com a placa-mãe MSI B550M PRO-VDH WIFI, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

Em questão de performance, tem muita diferença entre essas abaixo?

image.png.9e9697dc31e66c3ac82ae01b33b6049e.png

Seria uma dessas pra casar com o Ryzen 7 5700X

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, GRGG disse:

Mas daria pra pegar o 5700X com a placa-mãe MSI B550M PRO-VDH WIFI, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

Performance creio que vai ser tudo igual, uma ou outra que vai mudar alguma coisa como suporte a oc e etc, mas se você não for dar oc que é algo mais específico e nem toda placa-mãe dá suporte, a que melhor couber em seu orçamento não vai te deixar na mão não, mas essa da MSI parece ser bem mais completa que as demais, ir nela seria jogo. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, GRGG disse:

Não. Mas eu fugiria de Biostar, dou preferência pra placas-mãe da Gigabyte, ASUS e MSI.

A MSI B550 Pro VDH é provavelmente a melhor B550 intermediária que você vai encontrar no Brasil, VRM muito bom, bem completa, preço razoável. Eu aconselho ir nela.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, GRGG disse:

Bom dia,

Biostar B350GT3

Ryzen 5 2600x

RTX 3060 12gb
EVGA Gold 850W

Obrigado desde já!

voce não precisa trocar a placa-mãe, basta atualizar a BIOS.

Ou seja, poderia gastar apenas 829 reais do Ryzen 5600 ao invés de gastar quase 2.000 reais para trocar seis por meia duzia...

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@gutopereira Eu não colocaria o 5700X, que é o que ele aparentemente vai pegar, numa B350 da Biostar de baixa qualidade, se o orçamento dele permite acho melhor trocar a placa-mãe também pra consciência ficar tranquila.

A performance em jogos entre o 5600 e o 5700x é praticamente a mesma.

A vantagem do 5700x fica nas multitarefas por causa da maior quantidade de núcleos e threads.

Em relação a placa-mãe, o consumo do 5700x é reduzido e praticamente igual ao do 5600, aliás se ele não possui problemas com o 2600x(TDP 95W) então certamente ele também não terá problemas com o 5700x(TDP 65W).

Trocando o 2600x pelo 5700x na verdade ele vai estar dando uma "folga" para o VRM da placa-mãe dele...

Eu só não colocaria o 5800x ou 5800x3D

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, gutopereira disse:

A performance em jogos entre o 5600 e o 5700x é praticamente a mesma.

A vantagem do 5700x fica nas multitarefas por causa da maior quantidade de núcleos e threads.

O 5700X vai continuar desempenhando bem por mais tempo que o 5600, e além do mais já tem um tempo que os jogos estão aproveitando cada vez melhor processadores com núcleos e threads extras, é uma opção mais interessante que vai deixar o computador dele mais preparado pra o que ele inventar de fazer nele.

Postado

@Batata Defumada

Pensando em longevidade tambem concordo que o 5700x é mais interessante, mas atualmente ele custa praticamente 50% mais caro que o 5600 pra entregar apenas 3-5% mais performance na maioria dos jogos atuais. 

Preço 5600 829 reais

Preço 5700x 1.249 reais

(829+50%=1.243)

• Moderador
Postado

@gutopereira A diferença em fps realmente é minúscula e irrelevante, eu só acho que tendo a oportunidade de pegar um hardware mais parrudo, é melhor, não só por longevidade mas também porque certos jogos mais pesados (lê-se mal otimizados) podem acabar fazendo valer a pena ter um processador mais forte, nem que seja pra manter um frame time mais liso e evitar algumas engasgadas que podem acontecer aqui e ali.

• Curtir 1
Postado

Quanto a placa-mãe, tem alguma diferença significativa entre a MSI B550M e a B450M caso eu opte pelo 5700X? Preciso fazer alguma atualização de BIOS também ? Lembro que na época que peguei essa biostar recomendaram comprar pela terabyte, pois eles próprios faziam essa atualização.

https://www.kabum.com.br/produto/114338/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-amd-am4-matx?gclid=Cj0KCQjw1aOpBhCOARIsACXYv-dg2dV3PZ--8Re4ATZ-rEnL-kwdV4RaLTmU9Fi9U2-moDvudrIg6JcaAt4zEALw_wcB

https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-DDR4

• Moderador
Postado

@GRGG Nem compensa pegar a B450, nesse caso pode muito bem continuar com a B350 que você já tem. Se for trocar de placa-mãe pega uma B550 pra ser um upgrade de verdade. Questão de performance não vai mudar nada, exceto no caso de você querer fazer overclock, aí a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi é a melhor opção.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...