Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu nem lembrava que tinha conta nesse fórum hehe. Eu estou montando um PC novo e por isso estou pesquisando sobre nobreaks. Na verdade eu já comprei um nobreak pois parecia bom e estava com uma pequena promoção. Mas agora não sei se fiz a escolha correta.

Comprei o Nobreak SMS PREMIUM 1500 VA (link).

Minha fonte nova é uma Super Flower LEADEX V Gold Pro 1000W, 80 Plus Gold, Full Modular, PFC Ativo, SF-1000F14TG(BK)

Enquanto eu estava comprando as peças eu pensei: já que vou gastar um valor alto nesse PC é melhor eu investir na proteção também. Só agora, pesquisando mais profundamente, vi que o nobreak não é muito para proteção e sim para manter a energia em caso de queda de energia.

Gastei quase R$ 2.000 no nobreak. Além de ser um valor alto, eu estou carregando as baterias dele nesse momento e estou incomodado com o barulho. Faz mais barulho do que o meu PC atual (o PC novo ainda não está completo).

Então as primeiras perguntas: é normal esse barulho constante? O barulho vai continuar mesmo após a bateria terminar de carregar?

Outra pergunta: será que eu realmente preciso desse nobreak?

Algumas considerações:

A maior parte do tempo eu estou apenas navegando na internet ou jogando algum game. Se a energia acabar durante essas atividades, não me importo.

A queda de energia só seria um problema se eu estiver em algum trabalho (trabalho com design, então edição de imagem / vídeo, modelagem 3d, renders, etc). Pois a única coisa pior que trabalhar é re-trabalhar. Se o nobreak segurar uns 2 minutos, eu já poderia salvar tudo e fechar os programas.

Aqui na região onde eu moro acho que as quedas não são muito frequentes. Talvez 3 ou 4 vezes ao ano.

R$2000 não é pouco para mim, mas eu achava que isso iria ajudar a proteger o PC então compensaria o investimento. Se eu não tivesse que gastar tanto no nobreak, poderia investir mais em outro hardware, ou simplesmente guardar o dinheiro.

Esse nobreak é caro por ser senoidal e escolhi ele pois os nobreaks não senoidais possuem um aviso dizendo para não conectar um PC com fonte de PFC ativo. Mas não entendi qual seria o problema ou as consequências de usar um nobreak não senoidal com o PC com fonte com PFC ativo. Nobreaks não senoidais podem danificar a fonte com PFC ativo ou o PC?

Depois de ler vários tópicos sobre o assunto, concluí que para proteger o PC, basta uma fonte boa e um filtro de linha com DPS. Correto? Se for isso, eu poderia devolver esse nobreak barulhento e comprar um mais barato? Ou até usar o PC sem nobreak, abrindo mão é claro da "energia reserva" e me aceitando em perder o trabalho quando cair a energia.

Postado

se seu barulho está vindo do cooler, esse nunca ira parar, o cooler nesse tipo de equipamento tem uma vazão de ar maior geralmente, onde gera maior ruido, se não tem tantas quedas de energia realmente gastou dinheiro com algo desnecessario, mesmo que senoidal o certo é usar a fonte em um filltro com dps, como a galera gosta, iclamper, para proteção necessita apenas disso, a parte de regulagem de tensão a própria fonte ira corrigir, se comprou esse nobreak agora, como cita, e esse agora for uma compra não presencial, e tiver menos de 7 dias, peça a devolução desse nobreak e use um filtro de linha, seu assunto fica resolvido

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Odnan_2008 disse:

Comprei o Nobreak SMS PREMIUM 1500 VA (link).

Esse nobreak aí não é adequado para fontes modernas com pfc ativo, ele possui estabilizador interno.

40 minutos atrás, Odnan_2008 disse:

Outra pergunta: será que eu realmente preciso desse nobreak?

Não precisa, basta um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

41 minutos atrás, Odnan_2008 disse:

Nobreaks não senoidais podem danificar a fonte com PFC ativo ou o PC?

Sim, um nobreak on-line de dupla conversão seria um tipo adequado no seu caso.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Tiberio disse:

Sim, um nobreak on-line de dupla conversão seria um tipo adequado no seu caso.

É melhor não usar nobreak do que usar um que não seja on-line de dupla conversão?

Postado
1 hora atrás, Odnan_2008 disse:

É melhor não usar nobreak do que usar um que não seja on-line de dupla conversão?

Sim, a fonte sendo ligada nesse short-break sofre todas aquelas agressões geradas pelo estabilizador, diminuindo consideravelmente a vida útil dela.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Roger Games disse:

se seu barulho está vindo do cooler, esse nunca ira parar, o cooler nesse tipo de equipamento tem uma vazão de ar maior geralmente, onde gera maior ruido, se não tem tantas quedas de energia realmente gastou dinheiro com algo desnecessario, mesmo que senoidal o certo é usar a fonte em um filltro com dps, como a galera gosta, iclamper, para proteção necessita apenas disso, a parte de regulagem de tensão a própria fonte ira corrigir, se comprou esse nobreak agora, como cita, e esse agora for uma compra não presencial, e tiver menos de 7 dias, peça a devolução desse nobreak e use um filtro de linha, seu assunto fica resolvido

Eu vou devolver. Mas tem algum nobreak bom que eu poderia usar para segurar a energia por uns 5 minutos em caso de queda?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!