Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, sou novo aqui no clube e tenho uma dúvida.

Estou montando um novo computador e estou com dúvida quanto a marca da placa de Vídeo. Eu vou comprar uma RTX 3060 12gb, atualmente na terabyte tem 2 modelos que tenho interesse por 1800 reais, os modelos:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25260/placa-de-Vídeo-gigabyte-nvidia-GeForce-RTX-3060-windforce-oc-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-gv-n3060wf2oc-12gd

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17268/placa-de-Vídeo-ASUS-GeForce-RTX-3060-12gb-gddr6-192bit-90yv0gb2-m0na00

Eu sei que as duas placas são de boa qualidade, mas vi pessoas falando que a gigabyte seria um pouco melhor pela sua construção ou coisa do tipo, mas eu imaginava que a ASUS seria melhor e me falaram que pelo fato da placa-mãe que pretendo comprar ser da ASUS talvez teria alguma compatibilidade especial com uma 3060 da ASUS também.

Então minha dúvida é essa, qual das 2 comprar?

Postado
1 hora atrás, Gustavo Abanett disse:

Estou montando um novo computador e estou com dúvida quanto a marca da placa de Vídeo. Eu vou comprar uma RTX 3060 12gb, atualmente na terabyte tem 2 modelos que tenho interesse por 1800 reais, os modelos:

Primeiro, não dê dinheiro para a Tera.

Segundo, esse preço está um absurdo. Se você quer gastar 1800 R$, pode escolher entre uma 4060 (que é equivalente à 3060ti), a própria 3060TI (que você acha nos ~1500) ou uma RX 6700 XT, que vai ser melhor ainda que essas 3 placas.

1 hora atrás, Gustavo Abanett disse:

Eu sei que as duas placas são de boa qualidade, mas vi pessoas falando que a gigabyte seria um pouco melhor pela sua construção ou coisa do tipo, mas eu imaginava que a ASUS seria melhor e me falaram que pelo fato da placa-mãe que pretendo comprar ser da ASUS talvez teria alguma compatibilidade especial com uma 3060 da ASUS também.

Então minha dúvida é essa, qual das 2 comprar?

Isso não é verdadade, nenhuma dessas marcas é particularmente melhor que a outra. Em casos de modelos específicos, pode até ser, mas aí é problema daquele modelo e não da marca como um todo.

Postado

@Imakuni então, eu pensei nesse modelos também, mas me falaram que as vezes não compensava pelo fato de terem 8 de vram não 12, mas sinceramente nem sei exatamente o que isso influencia. Quanto a RX 6700 XT, ela não seria uma boa opção por conta daqueles problemas  de pci 3.0 dela

@João Sanmartin estou escolhendo a 3060 12gb porque me falaram que compensava mais que a 3060ti pelo fato dos 4 de vram a mais, mas não sei a té que ponto isso é verdade

Postado
2 minutos atrás, Gustavo Abanett disse:

@Imakuni então, eu pensei nesse modelos também, mas me falaram que as vezes não compensava pelo fato de terem 8 de vram não 12, mas sinceramente nem sei exatamente o que isso influencia

Para o nível de desempenho dessas placas, não, 8gb de VRAM não importa.

Postado
1 minuto atrás, Gustavo Abanett disse:

@Imakuni  Mas o que esses 4 de vram a mais implicariam e em quais situações? Desculpa o monte de duvidas

Se você exagera nas configs gráficas e o jogo acaba precisando usar mais VRAM do que a placa tem, o desempenho cai muito.

Mas o motivo de não se preocupar é que, se você colocar essas configs tão altas, não adianta nada ter vram: o chip gráfico não vai aguentar e o desempenho vai ser ruim de qualquer jeito, então tanto faz. É trocar 6 por meia dúzia. No fim das contas, o resultado é o mesmo.

Postado

@Imakuni Uma coisa que não entendi, porque eu não deveria comprar na tera? E tambem,  você acha que comprando uma placa de Vídeo da mesma marca que a placa-mãe pode melhorar em alguma coisa por conta de compatibilidade melhorada ou coisa assi,?

Postado
11 minutos atrás, Gustavo Abanett disse:

@Imakuni Uma coisa que não entendi, porque eu não deveria comprar na tera?

Porque desde que eles me roubaram 300R$, eu peço para as pessoas evitarem esse risco.

12 minutos atrás, Gustavo Abanett disse:

E tambem,  você acha que comprando uma placa de Vídeo da mesma marca que a placa-mãe pode melhorar em alguma coisa por conta de compatibilidade melhorada ou coisa assi,?

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Postado

@Imakuni Ultima coisa mano, vi que tem algum problema sobre o PCI da 4060, que ele funciona em 8x mas usa 16x algo assim, não entendi muito bem, mas aparentemente no PCI express 3.0 ela ficaria bem limitada e como minha placa-mãe seria uma ASUS prime A520M-E que tem pci 3.0 fiquei com medo e arriscar nela. Se acha que é algo muito problematico? Sei que na 3060 ela perde desempenho no pci 3.0 mas é coisa de 3 fps 

Postado
3 minutos atrás, Gustavo Abanett disse:

Ultima coisa mano, vi que tem algum problema sobre o PCI da 4060, que ele funciona em 8x mas usa 16x algo assim, não entendi muito bem

O tamanho físico é x16, mas o uso é só x8.

4 minutos atrás, Gustavo Abanett disse:

mas aparentemente no PCI express 3.0 ela ficaria bem limitada e como minha placa-mãe seria uma ASUS prime A520M-E que tem pci 3.0 fiquei com medo e arriscar nela. Se acha que é algo muito problematico?

Depende da situação, mas no geral, não é significativo.

Dito isso, para que mesmo que você quer a 4060? Há motivos para comprar uma, mas ela não é a mais indicada para PC gamer, a 3060ti se sai melhor nesse quesito.

Postado
4 minutos atrás, Gustavo Abanett disse:

@Imakuni  Entendo a questão da 3060TI, mas ela ja está um pouco mais fora do orçamento, enquanto a 3060 e 460 tão por volta de 1800, a 3060ti está por 2100 mais ou menos

https://lista.mercadolivre.com.br/informatica/componentes-pc/placas/placas-Vídeo/RTX-3060-ti_OrderId_PRICE_PriceRange_1300-1650_NoIndex_True

Como eu disse antes, se você tem 1800 para gastar na 4060, gaste 1500 na 3060ti. Muito melhor. A única razão de se pegar a 4060 é se você deixa o PC ligado o tempo todo e precisa da eficiência energética da série 40; se não, esquece, vá na 30 (ou AMD).

Postado

@Imakuni Mas no caso ai seriam usadas, 

Mas é claro. Não compre placa nova se você puder evitar.

também não tenho muita confiança em vendedor do mercado livre, principalmente quando não tem muitos vendidos do item

Pois então confie em mim: vai dar tudo certo.

Primeiro que estamos falando de placas recentes, ainda está bem longe da época de dar problema. Segundo que a enorme maioria das pessoas é honesta, são poucos que tentam dar problema. E terceiro que se acontecer, você aperta o botão e pronto, dinheiro de volta, o mercado livre fica do lado do consumidor. Na real, é justamente o contrário: o vendedor tinha é que ter medo de você, não você dele.

Basta ter um pouco de bom senso. Pegue uma placa que o cara postou fotos e guardou a caixa. Pergunte se tem a NF, mesmo que fora da garantia; se sim, é praticamente certeza que a compra vai dar bom.

Olha essa aqui. Boa marca, tem caixa, fotos, é de São Paulo... eu pegaria sem pensar duas vezes. Inclusive eu posso provar: eu cogitei comprar, e teria feito se ele tivesse baixado antes de ter conseguido uma boa promo na 4060.

image.png.cfde8c30ddde706c7f895cfbd9ca9319.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!