Ir ao conteúdo

Placa-mãe B550M PRO-VDH WIFI Liga tudo, mas não da o boot (leia tudo)

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite pessoal

Minha ultima peça chegou e finalmente posso montar meu PC, tive uns problemas dias atrás com questão de ventoinhas mas resolvi com a controladora nova

Só que algo me parecia estranho na placa, então vamos lá 

Vou narrar passo a passo que fiz até agora 

Lembrando que TODAS as peças são novas compradas a Kabum, tudo veio lacrado e estão sem detalhes algum 

Peguei a placa-mãe coloquei em cima da caixa e comecei a instalar as peças, que são elas:

PROCESSADOR: Ryzen 7 5700x

Placa de vídeo: RTX 3060 TI 8GB DA MSI 

FONTE: 650W GOLD 80 PLUS MSI

SSD: 1TB DA KINGSTON 

Memória Kingston Fury Beast, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16

WATER COOLER: DEEPCOL 240MM LE520

e mais algumas fans 

Belíssima configuração não? Pelo menos para pra meu primeiro PC é kkkkk

beleza tudo certo e bacana é chegada a hora de ligar a criança, conectei os cabos do gabinete na placa-mãe e o cabo HDMI do monitor NOVO Samsung 24 polegadas SD332 tempo de resposta 1 milissegundo e taxa de atualização de 75H 

Ligo a fonte e aparece o logo da Samsung e depois a tela fica preta e aparece analog e depois HDMI e depois volta pra analog e não saí disso 

Como eu leigo já fiquei desesperado, mas mantive a calma pra não enfartar

Pesquisei aqui no site e vi os passos que deveria seguir caso o PC não desse o famoso boot 

Lembrando que as ventoinhas giram, acende os leds, liga a placa de vídeo mas a luz branca da placa fica congelada no CPU

Antes que me avisem, já sei que ligar as ventoinhas e acender o led não significa absolutamente NADA

bora lá

Troquei as memórias de lugar, nada

Só no slot 2, uma só no slot 4, NADA

Rodizio de slots, tb nada

Peguei elas testei no pc de um colega, funcionando perfeitamente..

beleza vamos para placa de vídeo, testei em outro pc, tudo certo

Fonte, tudo certo tb

SSD, tudo certo

Só não testei o Processador por que o coitado do meu amigo precisava já usar o PC, mas amanha vou testar pra gabaritar as peças 

Mas não tem nenhum pino torto ou algum do tipo 

Além disso, segui a sugestão do site e fiz a limpeza com álcool isopropílico tanto na placa quanto nas peças e repeti o processo

Nada mudou

Então pensei, Será que os cara me mandaram uma placa-mãe com as BIOS desatualizadas?   

Pesquisei na net e um camarada falou que pra atualizar as BIOS tem que ter um pendrive bom 

Se não corrompe e eu perco a placa-mãe INTEIRA

beleza beleza.. comprei um KINGSTON 64GB DATA TRAVELER EXODIA, melhor que isso impossível!

Pesquisei no site da MSI e tal 

Fui lendo o manual dela que é esse daí do site: B550M PRO-VDH WIFI (msi.com) 

Formatei o pendrive pra fat 32 e segui o passo a passo 

Baixei a BIOS mais recente a: 7C95v2I de 2023-10-12

extrai ela, abria a pasta e renomeei pra MSI.ROM

E mandei direto pro pendrive o arquivo único

Daí ejetei o pendrive 

Obs: quando renomeei o arquivo ficou MSI.ROM.210 

Esta certo? ou tem algo de errado? 

Então as considerações finais pra eu fazer diante o manual da MSI é 

3. Connect the power supply to CPU_PWR1 and ATX_PWR1. (No need to install CPU 
and memory.) 
4. Plug the USB flash drive that contains the MSI.ROM file into the Flash BIOS Port
on the rear I/O panel.
5. Press the Flash BIOS Button to flash BIOS, and the LED starts flashing.
6. The LED will be turned off when the process is completed.

Não fiz isso ainda por que quero testar antes o Processador e já está noite meu quarto fica muito escuro pra mexer nessas coisa 

Queria uma luz de vocês sobre o que fiz está certo? continuo com o processo 

Tem mais risco? O arquivo foi bem renomeado?

Nunca pensei que no meu primeiro computador teria que resolver um enigma desse jeito

• Solução
Postado

@James_BR  Tentou tirar o PC da tomada e retirar a bateria da placa-mãe por alguns minutos? Pode clicar no botão power algumas vezes para desenergizar.

Ou verificou se todos os cabos estão desconectados?

Ou está ligando o vídeo na GPU? As vezes mesmo os mais experientes acabam ligando na placa-mãe.

Postado
6 minutos atrás, Gui GC disse:

retirar a bateria da placa-mãe por alguns minutos? Pode clicar no botão power algumas vezes para desenergizar.

POXA VIDA, não testei isso não

6 minutos atrás, Gui GC disse:

verificou se todos os cabos estão desconectados?

Sim

9 minutos atrás, Gui GC disse:

Ou está ligando o vídeo na GPU? As vezes mesmo os mais experientes acabam ligando na placa-mãe

Será, mds é verdade será que cometi essa gafe kkkk

Tudo isso vou testar amanha 

te atualizo se houve mudanças 

muito obrigado 

Postado
1 hora atrás, James_BR disse:

Obs: quando renomeei o arquivo ficou MSI.ROM.210 

Esta certo? ou tem algo de errado

No vídeo tutorial da própria MSI, o nome do arquivo fica apenas MSI.ROM
Nos vídeos de pessoas que fazem tutorial é a mesma coisa, sempre fica MSI.ROM

39 minutos atrás, Gui GC disse:

Ou está ligando o vídeo na GPU? As vezes mesmo os mais experientes acabam ligando na placa-mãe.

Também me ocorreu esse pensamento quando ele disse  "conectei os cabos do gabinete na placa-mãe e o cabo HDMI do monitor NOVO Samsung 24 polegadas SD332 tempo de resposta 1 milissegundo e taxa de atualização de 75H "

• Curtir 1
Postado

Olá meu caro.

não sei se você já resolveu seu problema. mas estou com uma configuração bem semelhante a sua, algumas peças no caso e estou com problema para dar boot também.

a config é MSI b550 pro vdh wifi, fonte msi 650w 80gold, msi rx 7600xt, Ryzen 5700g e 32gb 3600mhz.  tenho enfrentado alguns problemas para iniciar o pc com a placa de Vídeo, a placa-mãe simplesmente não inicia a placa de vbideo quando estou com meus dois ssds m2 conectados.... é como se ela nem estivesse conectada, ai quando eu desconecto um SSD M.2 a VGA liga normalmente. o debug led indica falha na VGA.

vi seu post aqui, e me chamou atenção por ser o mesmo modelo de fonte e placa-mãe. eu tamém comprei tudo na kabum.

o problema começou neste domingo passado.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion @Gui GC

Boa noite!! tudo bem

Deu tudo certo graças DEUS

não faço a menor ideia de qual era o problema 

Mas tive diversos bugs até acertar, até o SSD me deu canseira 

No final não necessitei instalar as BIOS novas, era algum bug de placa-mãe e placa de vídeo que dava erro de conexão 

E realmente, acho que estava plugando no Display e não direto na placa de vídeo 

EU ESTAVA CERTO, BIOS contidas na placa-mãe são de 2022 

Assim que fiz só o flash BIOS sem mexer em nada ele deu boot 

amigos, sinceramente nem eu sei qual foi causa

Mas provável que foi erro de conexão e limpa contato na veia 

@Stark Axel

Fala amigo, esse config minha deu uma canseira de uma semana, mas tive um final feliz kkkk

3 horas atrás, Stark Axel disse:

configuração bem semelhante

Belíssima config ein, faltou grana pra memórias desse lado aqui kkk 

fui de 16gb mesmo 

olha se você fez tudo que fiz lá em cima agora segue, pode começar testando o básico que os colegas ali em cima me disseram: 

Em 02/11/2023 às 22:35, Gui GC disse:

Tentou tirar o PC da tomada e retirar a bateria da placa-mãe por alguns minutos? Pode clicar no botão power algumas vezes para desenergizar.

Em ultimo caso é a porcaria da desatualizada BIOS (a minha esta 2022, mas não vou mexer nela por que está tudo funcionando) 

Vai na pagina de msi, pega o manual deles e vai descendo pra M flash e segue o passo a passo

(não esquece de usar um pendrive bão tipo o meu pra não corromper) 

Agora como um grande leigo, vou tentar entender mais o menos sua situação:

ai quando eu desconecto um SSD M.2 a VGA liga normalmente. o debug led indica falha na VGA.

olha eu tenho um SSD só de 1tb 

e o dissipador da placa e malando demais, tive que subir o parafuso um pouco com a chave 

já que sem ele a placa reconhecia bonitinho, mas quando colocava o dissipador em cima ele nem aparecia na BIOS, partição etc 

Pode ser isso, essa placa e muito boa

Mas por algum motivo e bem manhosa 

Qualquer coisa da um toque, eu apanhei legal nessa placa kkkk

Pra um primeiro PC foi uma aventura em tanto

Mas vamos resolver seu problema tb! 

o debug led indica falha na VGA.

Engraçado que não tive essa falha no VGA não 

msi rx 7600xt, Ryzen 5700g

Sabe o que pode ser, já que comprou na kabum igual eu 

e provavelmente foi peça por peça 

E não a tal montagem "grátis" 

É BIOS 100%

por que quando eu estava olhando o site da MSI, mostrava os paths de compatibilidade da tua placa de vídeo e processador 

Da uma checada lá meu amigo, depois atualiza a gente aqui 

não vou fechar o post até concluir teu problema 

tenho enfrentado alguns problemas para iniciar o pc com a placa de Vídeo, a placa-mãe simplesmente não inicia a placa de vbideo quando estou com meus dois ssds m2 conectados.... é como se ela nem estivesse conectada

caramba, essa parte esta me confundindo um pouco 

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, James_BR disse:

Boa noite!! tudo bem

Deu tudo certo graças DEUS

não faço a menor ideia de qual era o problema 

Mas tive diversos bugs até acertar, até o SSD me deu canseira 

No final não necessitei instalar as BIOS novas, era algum bug de placa-mãe e placa de vídeo que dava erro de conexão 

E realmente, acho que estava plugando no Display e não direto na placa de vídeo 

EU ESTAVA CERTO, BIOS contidas na placa-mãe são de 2022 

Assim que fiz só o flash BIOS sem mexer em nada ele deu boot 

amigos, sinceramente nem eu sei qual foi causa

Mas provável que foi erro de conexão e limpa contato na veia 

Que bom que deu certo. Maravilhoso.
Só fiquei em dúvida... primeiro você disse que não necessitou instalar novas BIOS e que era bug na conexão, mas depois disse que atualizou pelo Flash BIOS.
A atualização devia ter sido o primeiro procedimento, ainda mais que a placa conta com o recurso flash BIOS, que facilita tudo.
Mas fico feliz que deu tudo certo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...