Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

SSD ou HD para para backup?

Li em algum lugar (acho que algum comentário de Vídeo no youtube) que SSD não podem ficar muito tempo sem ligar na energia. Dessa forma, seria viável utilizar SSD para fazer backup offline e guardar por longos períodos sem ligá-lo no pc? Coisa de 1 a 2 anos. Não vou deixar esse tempo todo, mas caso eu deixo, esqueço, sei lá… e fique por 3 anos. Os

SSDs seguram os dados por esse período? Ou é melhor HD?

• Moderador
Postado

@Oswaldo Cruz Eles armazenam os dados eletricamente, então de fato se ficar MUITO tempo sem energia é possível que os dados comecem a se perder/degradar. SSD pra cold storage por esse tempo que você citou é melhor pegar um com NAND SLC ou MLC, no máximo TLC.

Saber exatamente quanto tempo os dados vão permanecer intactos sem energia é uma incógnita, você vai encontrar informações muito conflitantes. Pra ser mais seguro, um HDD faz mais sentido pra guardar dados por anos sem mexer.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@Batata Defumada  Você, no tópico abaixo, disse explicitamente que não tem certeza alguma sobre esse assunto de "SSDs perdem dados quando não energizados":

Então sugiro que não fique espalhando essa informação que, repito, você não sabe se condiz com a realidade.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

@Batata Defumada  Você, no tópico abaixo, disse explicitamente que não tem certeza alguma sobre esse assunto de "SSDs perdem dados quando não energizados":

Então sugiro que não fique espalhando essa informação que, repito, você não sabe se condiz com a realidade.

Não faz muito sentido reviver essa resposta do @Batata Defumada visto já que fazem meses que ela foi postada.

Ele pode facilmente ter lido mais sobre o assunto, não acha?

De qualquer forma, o ideal é não depender de uma mídia unicamente.

Dependendo do tamanho de seu backup, o melhor seria armazenar em vários formatos de mídia:

HDs, SSDs, DVDs, CDs, Pen Drives, Cartões SDs, nuvem criptografada (use sempre rclone e cryptomator para tal).

Fisicamente, é fato que o HDD irá guardar seus dados por mais tempo, mas nada garante que ao ligar, a sua parte mecânica estará intacta...

Nem o SSD nem o HDD são feitos para cold storage, o ideal seria a verificação de 6 meses em 6 meses para testar o backup e ver se está tudo funcionando.

Na dúvida, vá de HDD e de preferência os de 5400RPM.

Nota: São poucos os estudos feitos acerca da retenção de dados para SSDs, um desses foi o da Jedec (seagate), onde foi visto que à 30 graus, um SSD de testes (bastante judiado) consegue reter arquivos por cerca de um ano (cenário que não é o seu).

Vale lembrar que esse estudo é bastante antigo, provavelmente usaram modelos MLC, que na teoria, podem reter arquivos por 15-20 anos e garantidos até pelo fabricante, porém a qualidade de um SSD TLC, que é o padrão do mercado atual, é bastante inferior, então vamos dar uns 3 anos de garantia para retenção de dados ou 5 anos caso ele seja novo e sem nenhuma escrita além do backup.

Também temos essa discussão sobre esse mesmo artigo que destrincha algumas coisas:

https://www.anandtech.com/show/9248/the-truth-about-SSD-data-retention#:~:text=At 40°C active,will result in decreased retention.

Vale salientar que eu estou GARANTINDO empiricamente que vai ficar por pelo menos o tempo que citei, afinal na teoria, essas mídias podem armazenar por 20, 50, 100 anos, mas não posso basear minha opinião apenas em teoria para algo tão sério quanto a segurança de dados e backup.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Moderador
Postado

@Marcos FRM Eu não disse nada que eu não sei, inclusive não dei certeza de nada, justamente por isso utilizei os termos "possível" e "incógnita", talvez você devesse ler novamente.

Que SSDs podem perder dados se não ficarem conectados à energia por tempo o suficiente é FATO, é uma conclusão lógica quando você sabe como SSDs funcionam. Agora boa sorte tentando descobrir exatamente quanto tempo isso leva pra acontecer, aí que entram as "informações conflitantes" que eu mencionei acima. Também entram variáveis como o tipo de memória NAND, temperatura de conservação, o quanto o drive foi utilizado, se já passou da resistência (TBW) etc.

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Pra ser mais seguro, um HDD faz mais sentido pra guardar dados por anos sem mexer.

Em outras palavras, por via das dúvidas, melhor deixar em um HDD, já que esse sim não precisa de energia pra guardar os dados e são mais adequados pra esse tipo de coisa.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Que SSDs podem perder dados se não ficarem conectados à energia por tempo o suficiente é FATO

Então poste alguma bibliografia, algum texto robusto que sustente essa "informação". @Gabriel Torres 

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

@Batata Defumada @Marcos FRM @Necklace

Obrigado a todos por responderem!

Entendi então que não temos uma informação precisa quanto a isso e, apesar de ser lento o HD, vou utilizá-lo como segundo backup. Vou comprar um HD só pra isso e um SSD também. E de 6 em 6 meses eu atualizo esse backup. Além desses dois que ficarão offline, deixarei um outro SSD ligado direto a máquina para backup também.

Então no total serão 3 discos para backup, sendo 2 offline e 1 ligado direto a máquina.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...