Ir ao conteúdo

Configuração está equilibrada? i5-13400 + RX 7900 XT + NZXT 700W + B760M PRO

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Prezados, como estão?

Gostaria de opiniões pra saber se o setup abaixo está bem equilibrado ou se seria necessário fazer alguma mudança, tendo em vista a proximidade da Black Friday.

Contextualizando, eu não comprei este PC, eu ganhei num sorteio, logo não fui eu quem escolheu as peças, e como fazer pelo menos uns 10 anos que não uso PC de mesa, mas apenas notebook (atualmente uso um Dell G3), não tenho conhecimento suficiente pra saber se é uma configuração equilibrada ou se seria necessário algum ajuste.

Pretendo utilizar o PC pra assistir filmes, séries, trabalhar e jogar jogos em Full HD (1920x1080) --  por enquanto não to a fim de gastar dinheiro comprando um monitor 2K ou 4K.

Placa-mãe: ASRock B760M PRO RS/D4

Processador (CPU): Intel Core i5-13400

Placa de vídeo (GPU): AMD RX 7900 XT 20GB SAPPHIRE

Fonte: NZXT HALE 82 V2 700W

RAM: 16GB (2x8) Redragon Rage DDR4 3200 MHz

SSD: M2 1TB Redragon Blaze (PCIe 4.0)

Gabinete: Lian Li O11-D Mini Custom Redragon Spec

CPU Cooler: Scythe SCMG-5100 Mugen 5 Rev B (LGA 1200)

Refrigeração em geral: um monte de ventoinhas, conforme vídeo e fotos abaixo (no momento não consigo tirar novas fotos do PC montado, mas no vídeo dá pra ver bem).

Monitor (vou comprar, aguardando Black Friday): Gamer AOC Hero 24" 144Hz IPS 1ms AMD FreeSync 24G2

ImagemdoWhatsAppde2023-11-10(s)14_10.31_d73d28fd.jpg.d6514220db4d18e667521a03eb553e86.jpg

ImagemdoWhatsAppde2023-11-10(s)10_28.49_2a174a13.jpg.6f52203bc11e89788e38e51ace079f7d.jpg

Algumas observações:

1) Sei que essa placa de vídeo está superdimensionada para meu uso, mas como não gastei um real, por ora não gostaria de trocar por outra, pois vou ter trabalho de anunciar, vender, tratar com comprador mala, comprar uma nova GPU etc. etc. etc.

2) O processador consegue acompanhar a GPU, tendo em vista que pretendo jogar em Full HD, ainda que na qualidade ultra, por exemplo? Se não, qual recomendação? Por conta do socket, sei que estou limitado às opções da Intel, mas como disse, não fui eu quem escolheu as peças.

3) A fonte de alimentação é confiável e suficiente? Fazendo uma pesquisa rápida, vi pessoas não recomendado este modelo, o que me preocupa.

4) O sistema de refrigeração está adequado? Chama-me a atenção o cooler que mandaram ser LGA 1200, ele vai dar conta?

Qualquer outra observação ou sugestão é bem-vinda.

Abraços!

• Coordenador
Postado
2 horas atrás, lionlucas disse:

deve ter um gargalo aí. a VGA é muito forte pro processador parece.

Sim, já imaginava. Mas vai ter gargalo jogando no Ultra em Full HD? Eis minha dúvida. Obrigado.

• Coordenador
  • Solução
Postado
14 horas atrás, mick 07 disse:

1) Sei que essa placa de vídeo está superdimensionada para meu uso, mas como não gastei um real, por ora não gostaria de trocar por outra, pois vou ter trabalho de anunciar, vender, tratar com comprador mala, comprar uma nova GPU etc. etc. etc.

De fato essa placa de vídeo está muito superdimensionada. Eu diria que seria um despropósito utilizá-la para jogar "apenas" em Full HD, mesmo que na qualidade máxima. É um produto direcionado para 4K.

image.png

image.png

É uma placa de R$ 6.000,00. Talvez compense a venda e a aquisição de um modelo mais simples. Mas fica a seu critério... É placa para muitos e muitos anos.

Eu tentaria pegar pelo menos um monitor 1440p @ 144 Hz para aproveitar essa placa.

2) O processador consegue acompanhar a GPU, tendo em vista que pretendo jogar em Full HD, ainda que na qualidade ultra, por exemplo? Se não, qual recomendação? Por conta do socket, sei que estou limitado às opções da Intel, mas como disse, não fui eu quem escolheu as peças.

O Core i5 13400 troca socos com o Ryzen 7 5700X em jogos. Ou seja, é um baita processador, mas essa combinação é de fato desbalanceada.

Em Full HD, o processador irá limitar a placa, mas estaremos falando de uma limitação que ocorrerá em taxas de FPS da ordem de centenas... Ou seja, você nem sequer perceberia. Em 1440p e 4K, o peso sobre a placa é maior, as taxas de FPS são mais baixas e o processador se torna menos relevante.

Em resumo, se você não pretende rodar jogos competitivos a nível profissional em monitores de 240 Hz ou 360 Hz, pouca diferença fará, independentemente de ser 1080p, 1440p ou 2160p.

De qualquer forma, mesmo uma RX 6950XT já parece saturar a capacidade de um Core i5 13400 em 1080p (observe que, no teste abaixo, o desempenho foi o mesmo com uma RTX 4090, pois os processadores testados eram o fator limitante, mas estamos falando de médias acima dos 150 FPS, com mínimas acima dos 110 FPS):

12game.png

3) A fonte de alimentação é confiável e suficiente? Fazendo uma pesquisa rápida, vi pessoas não recomendado este modelo, o que me preocupa.

Não conheço essa fonte, mas encontrei um review muito detalhado dela e o resultado não foi bom. Ela falhou em diversos critérios: https://www.techpowerup.com/review/nzxt-hale82-700-v2/

4) O sistema de refrigeração está adequado? Chama-me a atenção o cooler que mandaram ser LGA 1200, ele vai dar conta?

O Scythe Mugen 5 é um excelente cooler. E existe um adaptador para LGA 1700 para ele (e que provavelmente foi usado): https://www.scythe-eu.com/en/products/pc-accessory/lga1700-mounting-kit.html

A disposição dos fans também parece adequada.

No mais, poderiam ter colocado RAM com pelo menos 3600 MHz também... Mas isso é o de menos, o impacto é pequeno.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

e fato essa placa de vídeo está muito superdimensionada. Eu diria que seria um despropósito utilizá-la para jogar "apenas" em Full HD, mesmo que na qualidade máxima. É um produto direcionado para 4K.

Eu tentaria pegar pelo menos um monitor 1440p @ 144 Hz para aproveitar essa placa.

Isso, to ciente kkkk... Mas é como disse, como veio de graça, e teria certa dor de cabeça pra vender (por conta do preço, por conta de golpistas, por conta de comprador mala chorando por desconto), por ora pretendo ficar.

No futuro talvez eu pegue um monitor melhor e use o da AOC como secundário, mas agora não to querendo investir num monitor 1440p, que pelo o que pesquisei, o mais barato está na faixa dos R$ 1800, além da falta de espaço aqui, pois monitor dessa qualidade normalmente são maiores.

Em resumo, se você não pretende rodar jogos competitivos a nível profissional em monitores de 240 Hz ou 360 Hz, pouca diferença fará, independentemente de ser 1080p, 1440p ou 2160p.

Não pretendo jogar muitos jogos competitivos... No máximo CS2 ou Valorant, e de vez em quando... Vou jogar maioria off-line mesmo. Então não preciso trocar processador, por ora? Mesmo se fosse jogar em 2k o i5-13400 já seria suficiente?

Posso pensar num upgrade, mas somente mais pra frentel, não quero gastar muito, e vai ter o mesmo problema mencionado pra revender esse.

Não conheço essa fonte, mas encontrei um review muito detalhado dela e o resultado não foi bom. Ela falhou em diversos critérios: https://www.techpowerup.com/review/nzxt-hale82-700-v2/

Isso é o que mais me preocupa e o que pretendo resolver de agora. Alguma recomendação de fonte modular? Vi que a RX 7900 XT pede uma fonte de 750W, é realmente necessário isso tudo? Essa Fonte MSI MAG A750GL PCIE5, ATX 3.0, 750W é uma boa opção ou uma Fonte MSI MPG A650GF, 650W seria suficiente? Alguma outra recomendação? Lembrando que futuramente pode ser que faça um upgrade do processador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, mick 07 disse:

Fonte MSI MAG A750GL PCIE5, ATX 3.0, 750W

É um laçamento recente da MSI. Precisaria ver alguns testei, não achei ainda.

A MSI MPG A750GF vai ser suficiente, mesmo fazendo upgrade de processador.

Como você ganhou, eu não me preocuparia com o gargalo, apenas quando o processador não fosse suficiente para entregar o desempenho que deseja.

Eu tenho o LG UltraGear 24" 1ms 144hz IPS, é um bom monitor e na mesma faixa de valor.

20 horas atrás, mick 07 disse:

é uma configuração equilibrada ou se seria necessário algum ajuste.

É uma escolha peculiar, um processador com vídeo integrado mid-end com uma placa de vídeo high-end. Um Core I5 13600KF faria mais sentido.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

Não pretendo jogar muitos jogos competitivos... No máximo CS2 ou Valorant, e de vez em quando... Vou jogar maioria off-line mesmo. Então não preciso trocar processador, por ora? Mesmo se fosse jogar em 2k o i5-13400 já seria suficiente?

Pessoalmente, eu ficaria tranquilo com o processador. Está desbalanceado? Sim. Mas é como comentei anteriormente: você não vai nem sequer ser capaz de perceber a perda, dado que a taxa de FPS já vai ficar nas alturas, bem acima do que é necessário para ter um desempenho perfeitamente fluido.

A tendência é esse processador ser competente em jogos por muitos anos ainda. Ele está longe de ser fraco. É um baita processador.

Isso é o que mais me preocupa e o que pretendo resolver de agora. Alguma recomendação de fonte modular? Vi que a RX 7900 XT pede uma fonte de 750W, é realmente necessário isso tudo? Essa Fonte MSI MAG A750GL PCIE5, ATX 3.0, 750W é uma boa opção ou uma Fonte MSI MPG A650GF, 650W seria suficiente? Alguma outra recomendação? Lembrando que futuramente pode ser que faça um upgrade do processador.

Não, não é necessária uma fonte de 750W. Essa recomendação de fonte da montadora da placa de vídeo você sempre pode desconsiderar (isso era válido anos atrás e continua válido agora):

O consumo dessa placa de vídeo trabalhando a 100% em jogos gira em torno dos 320W (https://www.techpowerup.com/review/amd-radeon-rx-7900-xt/37.html), mas pode dar spikes até pouco acima dos 410W:

image.png

A fonte de 650W ainda ficaria com folga para o resto do sistema atual. Contudo, para ter mais tranquilidade no futuro, eu também iria sugerir a MSI MPG A750GF. Assim você teria ótima folga para upgrades (e um melhor encaixe na curva de eficiência, eu diria).

A fonte da NZXT você pode vender.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@KairanD @Pedroou vale, meus queridos.

57 minutos atrás, KairanD disse:

A fonte da NZXT você pode vender.

Certamente!

1 hora atrás, Pedroou disse:

É uma escolha peculiar, um processador com vídeo integrado mid-end com uma placa de vídeo high-end. Um Core I5 13600KF faria mais sentido.

Sim, concordo. Só questionei isso pra confirmar o que já sabia mesmo. Mas é aquele negócio: de graça, até ônibus errado.

Eu tenho o LG UltraGear 24" 1ms 144hz IPS, é um bom monitor e na mesma faixa de valor.

Vi esse, mas tenho 3 amigos que possuem o da AOC e recomendam fortemente, por ora estou optando por ele.

É um laçamento recente da MSI. Precisaria ver alguns testei, não achei ainda.

A MSI MPG A750GF vai ser suficiente, mesmo fazendo upgrade de processador.

@KairanD @Pedroou Dado o histórico da marca, podemos confiar nesse modelo novo ou seria melhor arriscar no de 650W?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Eu pegaria a A750GF, a A750GL ainda não tem teste (aparentemente), no fórum do Tom's Hardware alguém falou que ela seria Tier B pelo Cultists Network, embora ainda também não apareça lá. Talvez alguém comprou e abriu, e por isso fez essa dedução da classificação dela.

A  MSI MAG A650GF é só R$ 20,00 mais barato que a A750GF (atente-se que na Kabum, a versão de 650W vem com cabo de energia e a 750W não).

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
50 minutos atrás, Pedroou disse:

Eu pegaria a A750GF, a A750GL ainda não tem teste

Desculpe, não reparei nessa diferença no modelo que recomendou. Beleza, vou ficar de olho nela, valeu!

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pedroou valeu pelo aviso. Fiquei a noite dando uma pesquisada, lamentável esse fato aí. Alguma outra recomendação? O site que mencionou tem muita informação técnica ou modelo que não tem produto disponível aqui.

Vi que a FONTE PICHAU NIDUS, 850W, PCIE 5.0, FULL MODULAR, 80 PLUS GOLD, PG-8501-BR teve bom desempenho no Teclab e tá saindo por R$ 887,00. Sei que ela é mais do que preciso, mas prefiro algo de qualidade do que explodir meu PC. Recomenda?

Também vi que XPG Core Reactor teve bom desempenho, mas a marca também se envolveu em polêmica igual a MSI, com troca de componentes, logo prefiro evitar.

Tem alguma outra fonte modular de pelo menos 750W e que seja de marca confiável? Sinceramente, tendo em vista que fonte é uma das peças mais importantes -- se não for a MAIS importante -- não estou limitando muito meu orçamento, desde que não seja algo fora da realidade.

@Batata Defumada desculpe marcar, mas teria alguma outra recomendação de fonte, já que vocês são mais experientes que eu? 😄 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A Super Flower Leadex é boa, só aparecer em estoque novamente. 

10 horas atrás, mick 07 disse:

O site que mencionou tem muita informação técnica ou modelo que não tem produto disponível aqui

Sim, várias fontes, inclusive da Cooler Master se você for ver no site, o modelo aqui é diferente. Algumas até adicionam o BR ao final, o que provavelmente indica ser um modelo só para o Brasil e possivelmente com qualidade inferior.

A Nidus 500W é uma boa fonte, o lançamento Nidus 650L desempenhou bem. Se seguir essa linha, essa 850W indica ser de boa qualidade.

A Cougar GEX é Tier B e é modular: https://www.pichau.com.br/fonte-cougar-gex-750-full-modular-80plus-gold-gex750?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIwY6a5_bKggMVU1pIAB1ULA-VEAQYASABEgL5HPD_BwE

O @Tiberiopode ter alguma recomendação melhor.

• Curtir 2
Postado

O @Tiberiopode ter alguma recomendação melhor.

Recentemente a Teclab testou a Gamemax GX-850 Pro, ela se saiu muito bem nos testes, porém a marca também tem um histórico de mudar componentes,  mandam um modelo pra testes e jogam no mercado um outro modelo modificado, realmente está complicado aqui no Brasil.

O que achei interessante nos testes da Teclab recentemente é que estão mostrando o lote da fonte antes de começar o teste, acredito que seja pra deixar claro que aquele teste só vale pro lote testado não sendo válido para os lotes seguintes.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
13 horas atrás, mick 07 disse:

desculpe marcar, mas teria alguma outra recomendação de fonte

Olá, sem problemas. Os colegas já deram boas recomendações acima (Cougar GEX 750 e Gamemax GX-850 Pro), e essa Nidus 850W que você citou também é uma fonte de qualidade. Como complementação eu também consideraria a Cougar GEX X2 850W Gold Modular.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
4 horas atrás, Pedroou disse:

A Super Flower Leadex é boa, só aparecer em estoque novamente. 

Tinha pesquisado essa, vi na live do Teclab que é uma boa fonte, porém realmente não tem em estoque, por isso nem a mencionei.

4 horas atrás, Pedroou disse:

Se seguir essa linha, essa 850W indica ser de boa qualidade.

Na live do Teclab que eu vi, ela se saiu muito bem, por isso estou seriamente cogitando essa opção.

3 horas atrás, Tiberio disse:

O que achei interessante nos testes da Teclab recentemente é que estão mostrando o lote da fonte antes de começar o teste, acredito que seja pra deixar claro que aquele teste só vale pro lote testado não sendo válido para os lotes seguintes.

É exatamente isso. Foi o que o carinha explicou na live sobre a polêmica da MSI, ele fala que o teste vale apenas para aquela unidade e para aquele lote, não tem como garantir que demais unidades estão dentro do padrão de qualidade.

@Batata Defumada @Tiberio @Pedroou entre a Cougar e a Pichau, alguma ordem de preferência? Como disse, gostei muito do teste da Pichau, mas é aquele negócio: amanhã pode aparecer uma polêmica igual as demais... kkkkk... 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Como o lançamento da nova Nidus mostrou ter qualidade igual ou superior, penso ser improvável que vá acontecer isso. Até porque a Nidus 500W tem o "selo TecLab", e para uma marca "local" seria um prejuízo grande esse tipo de atitude.

53 minutos atrás, mick 07 disse:

porém realmente não tem em estoque, por isso nem a mencionei.

Volta e some toda hora, não sei se a demanda é grande os a repozição de estoque é pequena. 

Eu uso uma Nidus 500W, não fico com nenhum receio de comprar outra. Gosto inclusive dela ser silenciosa, só não sei se a 850W Gold também é, não parei para prestar atenção nisso. Eu compraria a mais barata, se o orçamento não é problema, a Nidus.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Pedroou @Batata Defumada @KairanD tendo em vista a onda de calor que estamos passando, e levando em conta que moro no Nordeste, estou começando a cogitar em colocar um water cooler nesse PC. Ainda não estou usando ele – tá faltando monitor –, então não sei ainda se o sistema de refrigeração vai dar conta, mas como a BF tá chegando, teriam alguma recomendação de WC pra ficar de olho?

Em 17/11/2023 às 13:45, Pedroou disse:

Eu compraria a mais barata, se o orçamento não é problema, a Nidus.

Terminei pegando a Nidus 850W. Aguardemos as próximas polêmicas 😄

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
Em 16/11/2023 às 10:49, Pedroou disse:

Olhando no fórum, talvez não seja interessante pegar a MSI.

Consegui dar uma olhada apenas agora. Aparentemente, houve a troca de um capacitor (por um de pior qualidade) e do fan (que o Ronaldo até elogiou). Não há registro de ter ocorrido alguma alteração de projeto.

A atitude da empresa não foi legal, mas não parece ser grave como no caso da XPG Pylon, onde o projeto do secundário foi piorado (com redução do número de capacitores, o que levou a um ripple super tosco).

A MSI se pronunciou e eles afirmam que a fonte foi dimensionada, desde o princípio, para usar um capacitor de 85ºC, e que o superior havia sido usado por falta de estoque. Bem, ao menos os 5 anos de garantia estão mantidos.

14 minutos atrás, mick 07 disse:

Ainda não estou usando ele – tá faltando monitor –, então não sei ainda se o sistema de refrigeração vai dar conta, mas como a BF tá chegando, teriam alguma recomendação de WC pra ficar de olho?

Sim, vai dar conta tranquilo. A única razão para trocar e colocar um water cooler seria estética.

14 minutos atrás, mick 07 disse:

Me parece ótima escolha. Eu também teria escolhido ela. Creio que acaba sendo a mais confiável, sinceramente...

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Cooler Master ML240L v2 e DeepCool LE500 deve ser suficientes se for fazer um upgrade de processador. Dependendo do upgrade, precisa um 360mm, de boas marcas. Cooler Master, DeepCool, Pcyes também tem uns bons.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
22 horas atrás, mick 07 disse:

Curiosamente, fui até o site da Cybenetics pra saber se esse modelo realmente consta na base de dados deles, e vi que não consta. Enviei uma mensagem questionando, e a resposta foi a seguinte:

Citação

Hi ******! (nome ocultado por razões de privacidade)

We have worked with Pichau on this model and the certifications they mention on the site are indeed true, but for a pre-production model as far as I remember. We didn't get a final production model to certify, so we didn't post anything so far. I will talk with them to send one for certification.

Traduzido:

Oi *****!

Trabalhamos com a Pichau neste modelo e as certificações que mencionam no site são verdadeiras, mas para um modelo de pré-produção, tanto quanto me lembro. Não conseguimos um modelo de produção final para certificar, então não postamos nada até agora. Vou conversar com eles para nos enviar um para certificação.

Enfim, sinceramente não sei até que ponto essa atitude da Pichau é coerente, afinal o modelo final do produto, conforme resposta, me parece que não foi certificado, e eles anunciam o produto como tendo sido certificado.  Certamente que isso não deve mudar a qualidade da fonte, mas transparência é algo fundamental pra fidelizar o consumidor.

Parece que não dá pra confiar é em ninguém mais. 🤷‍♂️

@Pedroou @KairanD @Batata Defumada @Tiberio só pra fins de conhecimento, já que vocês acompanham bastante notícias e informações sobre fontes. Abraços.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Aparentemente a solução vai ser importar fontes dos EUA ou algum outro lugar, parece que as fontes lá mantém os projetos, e aqui recebemos versões inferiores e downgrade.

Ainda assim, acho que essa Nidus 850W vai ter qualidade suficiente, quando chegar tire um foto dos capacitores se conseguir...

• Haha 1
  • Coordenador
Postado

@Pedroou só pra esclarecer que, por ora, não foi constatado nenhum tipo de downgrade ou troca de componentes – afinal ainda nem recebi a fonte. Apenas constatei que a Pichau anuncia como produto certificado pela Cybenetics, porém não consta o produto na base de dados deles, já que não receberam um modelo final pra ser certificado.

Pra deixar registrado:

image.thumb.png.8862fa44f4820bf12a2ee2438b76d326.png

image.thumb.png.2e65a67c2c01d3bbe67ef8e60cbc79a1.png

image.png.9d3d7f7bd7723a27c2fcbcb6ac6184ed.png

image.png.6a0086230a6701c6b900470e9cba97f7.png

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, mick 07 disse:

não foi constatado nenhum tipo de downgrade ou troca de componentes

Estava me referindo a outros modelos, Pylon, MSI MAG... 

4 minutos atrás, mick 07 disse:

roduto certificado pela Cybenetics, porém não consta o produto na base de dados deles

É inclusive importante que tenha entrado em contato, não é legal eles fazerem isso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...