Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Primeiro lugar, desculpas.

Eu não tenho certeza se o local do post é aqui porque tem a ver com boost clock mas com temperatura também.

CONTEXTO:
Montei um PC com um Ryzen 5 5600+Gigabyte B550m DS3H (cooler box) e percebi que o turbo dele liga até quando não precisa.

Por tal razão, qualquer tarefa que você lance pra ele faz com que ele pegue 75-80 Cº se a tarefa durar uns 10 min +

Isso me deixou intrigado e eu comecei a fuçar usando o Aida64 e o Ryzen Master, e agora sim eu to confuso.

Pesquisando comecei a tropeçar em termos como PB e PBO, mas o que a placa-mãe tem na BIOS dela é CPB (Core performance Boost), mas a descrição parece ser exatamente a mesma coisa que PBO.

DESATIVANDO o CPB na placa-mãe, as temperaturas ficam tranquilas, mesmo derretendo jogando não passa dos 60 Cº, o problema é que com isso o clock não sobe dos 3500mhz base (nem mesmo usando o aplicativo Ryzen Master).

Repeti os testes olhando não só a temperatura, mas também os clocks: Com o CPB ATIVADO o Aida64 em cerca de 1 hora não passou dos 82 graus, mas também não passou dos 4.3Ghz, ficando a maior parte em 4,25Ghz (abaixo do 4.4Ghz do "boost" de fábrica).

MAS USANDO O STRESS TEST DO Ryzen MASTER COM O CPB (da placa-mãe) + PBO (do software e que eu até agora não sei se é a mesma coisa) O BICHO PEGA 95Cº SUPER RÁPIDO.

Não apenas isso, o Ryzen Master, diferente do AIDA64, além de jogar a temperatura pela janela não passa dos 3.95Ghz.

PERGUNTAS

CPB da placa-mãe é a mesma coisa que o PBO? Caso sim, é só a porcaria do nome que tá diferente na BIOS.

Alguma ideia de porque o Aida64 pega 4.3Ghz e o Ryzen Master pega 3.9Ghz embora exploda a temperatura?

O 5600 deveria pegar tranquilho os tais 4.4Ghz que eu nunca vi?

Quão perigoso é eu alterar tensões e coisas do tipo pra tentar resolver?

Qual a chance de eu só ter feito alguma ********** ao colocar o cooler? (Já montei uns 6 ou 7 PCs na vida, nunca tive problema).

OBJETIVOS (acredito que ajuda vocês a entenderem meu alvo):

1. Eu gostaria que o processador alcançasse os 4.4Ghz que o boost deveria pegar e com temperaturas decentes;

2. Gostaria de entender porque o Aida não passa dos 82 graus e o Ryzen explode os 95 em 30 segundos.

3. Se possível, "domar" o boost pra que ele não fique dando picos de clock e esquentando o processador desnecessariamente (algum gatilho pra ele ativar quando realmente precisa).

Agradeço desde já.

Postado

ATUALIZAÇÃO

Atualizando a BIOS houve mudança das opções da placa-mãe, agora existe tanto o CPB quanto o PBO.
O CPB parece ser uma condição para o PBO poder operar, desligar o CPB e deixar ligado o PBO trava o cloco no valor base de 3.5ghz.

Usei o Ryzen Master e fiz a curva de otimização e baixou todos os cores pra -30.

Temperaturas tiveram uma modesta melhora.

Hoje pretendo mexer na ppt / tdc / edc com cuidado.

A diferença estranha entre aida64 e o stress test do próprio Ryzen Master persiste.

AIDA64 chega aos 4.45ghz quando tá tudo liberado mas após uns 10 minutos a frequência trava em 4325, provavelmente pra controlar a temperatura.

Ryzen derrete o troço, pega 95 graus em 1 minuto e não passa dos 3.9ghz.

Postado
Em 19/11/2023 às 11:09, Jackson De Jesus Flores disse:

CPB da placa-mãe é a mesma coisa que o PBO? Caso sim, é só a porcaria do nome que tá diferente na BIOS.

CPB é o 'boost padrão' do processador, como funciona em stock. O PBO permite que o clock fique acima do stock.

Alguma ideia de porque o Aida64 pega 4.3Ghz e o Ryzen Master pega 3.9Ghz embora exploda a temperatura?

Comportamento normal. Dependendo da instrução que o processador tá executando, tanto o clock quanto a temperatura podem variar. Inclusive, baixar o clock é um dos 'procedimentos de segurança' automático pra lidar com a temperatura mais alta.

O 5600 deveria pegar tranquilho os tais 4.4Ghz que eu nunca vi?

Na configuração stock, apenas em núcleos individuais, em tarefas específicas e por períodos de tempo curtos.

Quão perigoso é eu alterar tensões e coisas do tipo pra tentar resolver?

Sem saber o que está fazendo, pode ser perigoso.

Qual a chance de eu só ter feito alguma ********** ao colocar o cooler?

Baixa, temperaturas parecem normais pro cooler stock.

2 horas atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Usei o Ryzen Master e fiz a curva de otimização e baixou todos os cores pra -30.

Temperaturas tiveram uma modesta melhora.

-30 em todos os núcleos? Processador ficou estável com isso?

Postado

Foi o Ryzen Master que, depois de usar o Curve Optimizer, meteu lá negativo -30.

Testei o Aida64 depois disso por 1h e não teve problema (não sei se o cinebench20 é mais confiável, só tenho usado o aida e o próprio Ryzen Master por enquanto).

Coloquei PPT 120, TDC 100 e EDC 120, temperaturas parecem iguais, clock limite parece que estabilizou uns 20mhz acima de antes, mas esses valores de ppt tdc e edc estão aparentemente estáveis.

Eu to na esperança do AG400 e da Cooler Master MasterGel Maker me darem uma força (devem chegar sexta-feira, talvez segunda).

Postado

Desativei o CPB e o PBO.

Vou aguardar o cooler e a pasta térmica chegarem e reiniciar os testes.

Tá me incomodando demais o processador ficar toda hora no clock alto (~3.9 a 4.2) sem precisar, e mantendo constantes 77-82 Cº

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...