Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, recentemente efetuei a montagem de um pc gamer, depois de montado, andei observando a temperatura da CPU... Na BIOS ela chegava a 70º graus, fiz alguns ajuste deste tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1624969-instalação-do-water-cooler/, agora ela se mantem em 67/68 graus.

image.thumb.png.78e4d5723659437232e0e11196aeddfd.png

E no pointblank (jogo extremamente leve) ele chegou a 78º graus.

https://imgur.com/M90r9Dg

A temperatura está alto, ou é normal?

Também tentei jogar warzone, mas está travando ao iniciar e depois fecha, ainda conseguir entrar em uma partida, mas trava demais. (acredito que seja pela memória RAM 8gb DDR4 2400mhz)

Segue a configuração;

Ryzen 7 5700x

ASUS Tuf b550m Plus

Fonte MSI 650w

memória RAM Hyperx 8GB DDR4 2400mhz (Coloquei essa até a minha Corsair 16gb 3600mhz chegar)

HD 290GB (Até meu SSD KingSpec 7000 chegar)

WaterCooler Rise Mode 240MM

RX 6750 XT 12gb

A Bomba está instalado de forma correta, o plastico foi retirado, a pasta térmica que utilizei foi a da Rise Mode.

Percebi também que ao iniciar ele da algumas travadas bem pequenas. E na área de trabalho, quando aperta com o botão direito do mouse, demora de carregar (as vezes logo ao iniciar) e ao atualizar também. As vezes abre alguns arquivos simultâneos e enquanto carrega, alguns trava e depois volta 

Postado

Na verdade uma boa temperatura é ter um bom conjunto de gabinete bem ventilado, fans posicionadas corretamente respeitando o fluxo de ar adequado e um bom aircooler/watercooler no processador.

Só um desses componentes não te garante uma temperatura ideal ... tem q ter o conjunto.

Informe seu gabinete, fans como estão posicionadas, se o watercooler está jogando o ar para fora do gabinete.

Postado

Boa tarde, consegui resolver o meu caso.

Instalei water cooler para Ryzen 5 5600, e pegava 80°c ingame, fui ver e estava mal parafusado a bomba (os parafusos não estavam parafusados até o fim) e então não fazia o contato 100% com cpu, se possível confira isso em específico.

Confira também na BIOS se sua bomba está para trabalhar em 100%.
Em ultima hipotese, eu recomendaria undervolt pra redução de temperatura.

Postado

Além de instalar o wc no meu 5600, fiz undervolt, por padrão ele trabalhava até 1.35v com clocks dos cores em variação, agora travei em 4.3ghz todos cores e 1.15v, 200mv a menos, o que reduziu mais 10°c, e estável.

Postado

2 horas atrás, Hancki disse:

@Rhyner Bom dia meu amigo; Bom, o radiador (frontal) e os fans superiores estão jogando ar para dentro do gabinete (totalizando 4 fans) e a trás tem 1 fan de exaustão. 

Meu gabinete é da gamemax typhoon coc https://www.gamemax-br.com/produto/typhoon.

@Leo Collette Vou fazer essa verificação também.

@Hancki  Eu geralmente costumo colocar sempre o watercooler na parte de cima jogando o ar para fora, pois sempre que coloco ele na parte da frente as temperaturas da gpu sobem devido ao ar quente gerado pelo radiador e fans do watercooler.

Mas isso é questão de testar e varia com o gabinete e qualidade das fans instaladas.

Postado

@Leo Collette @Rhyner

Bom dia, aqui está um print de agora pela manhã;

image.thumb.png.1959d6290a9d9f81f75e16fbf4d6170c.png

Isso sem nenhum recuso aberto.

Verifiquei os parafusos igual o @Leo Collette mencionou e estava todos bem apertado até o final.

Esqueci também de mencionar que a temperatura da minha cidade varia entre 35~39 graus, e está bem abafado ultimamente.

@1lokos @Crixus Champion

Podem da uma ajudinha aqui também?

Postado

@Hancki Esses travamentos que você está sentindo provavelmente tem muito mais relação com o sistema estar em um HD. Windows 10 e 11, só com SSD.

A temperatura por outro lado, esta um pouco alta, mas diria que aceitável. Ainda mais porque você mora em um local quente.

Postado

@Gui GC Opa Gui, realmente os travamentos foram por causa do HD, ontem efetuei a instalação do SSD, melhorou 100%.

Mas mesmo a temperatura chegando a 83 Graus? Quinta feira estava jogando pointblank, com o discord, e o msi afterburner abertos; Através do MSI, observei a temperatura chegando a 83 Graus.

O print acima eu tinha acabado de ligar o PC, coisa de 5 minutos.

Agora depois de um tempo ela deu uma abaixada, veja:

image.thumb.png.b7c6e6ac835a0d55a23708307430e3f9.png

• Curtir 1
Postado

@Hancki De fato, jogando e batendo 83°c eu diria que não é normal.

Eu particularmente faria um undervolt neste caso pois tenho TOC com temperatura, vai reduzir tensão, consequentemente temperatura, mantendo performance de clock nos cores.

A ideia de undervolt é no teste, você vai travar os cores em 1 clock específico dentro da margem do CPU e ir baixando a tensão de 10 a 20 milivolts por vez, reiniciar o PC, fazer teste de stress, jogar, e ver se ele não dá tela azul, ou trava, ou algum outro sintoma.
Ex: Ryzen 5 5700x (clock 3.4 até 4.6ghz)
Eu travaria o clock em 4.5ghz, 100mhz de margem

E como mencionei iria baixando a tensão em 20milivolts por vez por exemplo, e testando a estabilidade do PC.

No meu caso com um Ryzen 5 5600 eu consegui travar em 4.3ghz o clock em todos cores e 1.15v.

Aqui 1 vídeo exemplo de como funciona mas está em inglês:

Postado

@Leo Collette Sou muito leigo nessa parte…  Então teria algumas perguntas.

Isso poderia danificar o meu pc/processador de alguma forma? 
É algo reversível?

A longo/médio/ou pequeno prazo pode ter danos/ou prejuízos na máquina?

Pensei também na possibilidade de comprar um aircooler, mas vender esse wc antes. 

• Curtir 1
Postado

@Hancki eu tentaria o undervolt como última alternativa, pois você irá limitar o seu processador consumindo menos e ocasionando em um menor aquecimento.

Porém do meu ponto de vista, ao comprar um processador você quer usar ele em seu potencial todo e a última coisa que gostaria seria limitá-lo.

Tente ver a posição do watercooler, se não cometeu o erro de deixar a bomba do watercooler acima do nível do radiador. No vídeo abaixo há explicações sobre o ideal posicionamento do watercooler.

5 horas atrás, Hancki disse:

Isso poderia danificar o meu pc/processador de alguma forma? 

Não.

É algo reversível?

Sim, basta você voltar as configurações.

A longo/médio/ou pequeno prazo pode ter danos/ou prejuízos na máquina?

Undervolt não gera prejuízos, o máximo que você terá é uma menor performance devido a limitação na qual você deixou.

• Curtir 1
Postado

@Hancki complementando o que o @Rhyner  falou:

A 'limitação' de performance só vai existir se voce reduzir muito o clock dos cores no caso de um undervolt.
Por padrão o CPU varia o clock conforme a carga, ex: entre 3.4 e 4.4ghz.
No caso do undervolt o que voce faz é diminuir a tensão que o CPU trabalha, diminuindo temperatura, e vai travar um clocks específico nos cores do cpu (não vai variar o clock) e encontrando a tensão ideal para ter estabilidade.

Postado
Em 02/12/2023 às 10:28, Leo Collette disse:

Eu particularmente faria um undervolt neste caso pois tenho TOC com temperatura, vai reduzir tensão, consequentemente temperatura, mantendo performance de clock nos cores.

A ideia de undervolt é no teste, você vai travar os cores em 1 clock específico dentro da margem do CPU e ir baixando a tensão de 10 a 20 milivolts por vez, reiniciar o PC, fazer teste de stress, jogar, e ver se ele não dá tela azul, ou trava, ou algum outro sintoma.

E como mencionei iria baixando a tensão em 20milivolts por vez por exemplo, e testando a estabilidade do PC.

No meu caso com um Ryzen 5 5600 eu consegui travar em 4.3ghz o clock em todos cores e 1.15v.

Bom dia,tenho o mesmo processador (5700x) com um wc  le500 , aqui na minha cidade faz 38~39 graus ,quarto bem quente... Jogando um mw3 ele chega a bater 80 graus o cdd , jogando outros jogos como valorant e cs ele não passa de 74 . É preocupante ?

Em 02/12/2023 às 10:28, Leo Collette disse:

Bom dia,tenho o mesmo processador (5700x) com um wc  le500 , aqui na minha cidade faz 38~39 graus ,quarto bem quente... Jogando um mw3 ele chega a bater 80 graus o cdd , jogando outros jogos como valorant e cs ele não passa de 74 . É preocupante ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!