Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, estou querendo muito abrir um ME pra ter um CNPJ para prestar serviços home office de suporte de TI por conta sabe, sou formado em Engenharia de Computação e ja trabalho como analista de Suporte, gostaria de saber quanto posso cobrar por empresa que fechar negocio comigo para prestar serviços de seg/sexta das 9:00 as 18:00, no caso um help desk mesmo levando em consideração que seria exatamente igual uma contração CLT (eu teria total disponibilidade para a empresa HO é claro) porém sem os custos de um CLT, a empresa apenas me pagando um salario normal, poderia cobrar uns 3 mil por esse serviço?

Postado

Cara, depende do que você faria específicamente.
Se você for lidar SÓ com atendimento N1, acho que uns 2500 tá bem pago (que é o gasto com um funcionário que recebe uns 1800+plano+VT+VA)

Agora se você for lidar com servidor, atendimento n2/3, lidar com api ou algo do tipo, aí deve exigir mais..

Conta melhor ai como pretende fazer, que tipo de empresa, tamanho e etc.

Postado
15 horas atrás, J. Flavio Melo disse:

Cara, depende do que você faria específicamente.
Se você for lidar SÓ com atendimento N1, acho que uns 2500 tá bem pago (que é o gasto com um funcionário que recebe uns 1800+plano+VT+VA)

Agora se você for lidar com servidor, atendimento n2/3, lidar com api ou algo do tipo, aí deve exigir mais..

Conta melhor ai como pretende fazer, que tipo de empresa, tamanho e etc.

Opa, valeu por comentar, então cara na verdade não é bem empresa grande nem nada sabe, só queria ter uma renda minha mesmo e ser PJ, tipo pegar umas 2 empresas pra dar suporte n2/3, cuidar de servidores, firewalls, antivirus, cuidar geral mesmo tirando a manutenção fisica né, só a parte home office mesmo, ai querer ver com alguém como funciona o mercado, se tem bastante oportunidade, se da pra fazer suporte pra 2 ou mais empresas, não quero abrir nada grande, apenas "trabalhar pra mim", futuramente tenho em mente de chamar mais uma pessoa pra me auxiliar em um suporte mais básico pra que eu fique com o suporte mais avançado.

• Curtir 1
Postado

Cara, dá sim, mas o ideal é tu ter alguém que tope fazer isso contigo, sozinho sempre é mais difícil.

Oferece o serviço remoto e que tenha possibilidade de ir presencialmente caso necessitem, isso é um diferencial.

Eu tirei uma empresa desse genero quando fui contratado, porque com mais de 40 funcionários eles tinham um SLA de umas 2h....

No final de tudo, fui contratado pra n1 e hoje sou tudo relacionado a TI na empresa... 

Mas o que quero te dizer com isso é: assuma uma empresa que você consiga gerenciar presencialmente também, isso muda muito o relacionamento com o cliente.

mas se tu conseguir deixar tudo da tua maneira, uma hora para de ter chamado... eu mesmo quando assumi era cerca de 30 chamados por dia, tudo com coisa chata de resolver, fui ajeitando as coisas com o tempo e hoje literalmente tenho 1/2 chamados por dia e normalmente é active directory..

O problema da antiga empresa era ter muito cliente e ia empurrando com a barriga clientes que tinham menor conhecimento de TI sabe?

e pelo que sei eles cobravam em torno de 12 mil ao mês, mas aqui tem 70 funcionários.

Eles controlavam bkp, servidor, máquinas, AP´s, firewall.

enfim, se tu quiser conversar mais sobre, é "minha área de atuação" pode mandar dm ai que a gente conversa!

Abraço e sucesso amigo, nada melhor que trabalhar pra si mesmo.

Postado

@J. Flavio Melo Nossa cara, que massa, obrigado mesmo pelas dicas, vou correr atras disso o mais rápido possível, eu tentei te mandar mensagem mas não tenho permissão rsrs, criei a conta ontem, vou me organizar direitinho pra abrir meu CNPJ e quando conseguir o primeiro contrato atualizo vocês, mas obrigado mesmo de coração cara, abriu minha mente...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Quais serviços vai oferecer e/ou prestar? Você vai ter mais de um cliente? Qual o tamanho e complexidade do ambiente do cliente, uso que fazem? Já tem o plano de negócio da sua empresa? Estas perguntas são fundamentais pra você e também para nós podermos opinar em algo. Veja, uma coisa é ter exclusividade (mesmo como PJ) e outra é prestação de serviços (sendo avulsa ou contrato).

Como cobrar:

Calcule todos os seus custos que você tem para trabalhar durante um mês, tendo serviço ou não. Aqui entra coisas como conta de energia, água, telefone, internet, seu salário (isso mesmo, quanto quer ganhar por mês, mas seja realista, não vai por vinte mil por mês), encargos trabalhistas (INSS...) aluguel do seu local de trabalho, ferramentas e programas (média mensal), material de escritório (tinta, papel ...), contador. Vamos supor que deu R$ 1700,00 por mês.

Agora calcule quantas horas deseja trabalhar por mês. Suponhamos 100 horas.

Pegue o valor das despesas (exemplo, R$1700,00) e divida pelo número de horas trabalhadas (exemplo, 100 horas). Dá quanto? R$17,00, que poderia muito bem ser arredondado para R$20,00.

Pegue o valor da hora técnica (R$20,00 do exemplo) e multiplique pelo número de horas que o serviço demandará. Acrescente uma porcentagem de margem de contribuição (lucro, mas não é na verdade) e impostos como ISS e outros relacionados diretamente com a venda do serviço

Baseado nos números do exemplo:

Minha hora técnica é de R$ 20,00. Multiplicando por 10 horas, R$200,00. Acrescento 10% de impostos e mais 25% de margem de contribuição (o conhecido lucro, mas não é o lucro no sentido correto da palavra). Na minha suposição, daria R$270,00, e arredondaria para R$300,00.

Agora faça a conta com seus valores reais. Você poderá até acrescentar uma porcentagem de acordo com a dificuldade encontrada.

A partir dos valores finais encontrados, você poderá calcular qualquer serviço que você vier a oferecer. É só usar a fórmula.

Na revista PNP, números 7, 8, 15 e 16 você encontra mais informações para a sua dúvida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...