Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
26 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Eu não sei o que é isso. Preciso localizar o "capítulo" a estudar.

Note na imagem abaixo que temos uma carga resistiva, uma indutiva e uma capacitiva submetidas à mesma tensão. Nos gráficos abaixo a linha verde representa a tensão e a amarela a corrente. Note que na resistência a corrente está em fase com a tensão e no indutor e capacitor defasadas 90º em relação à tensão e 180º entre si. Por conta disso que fazemos soma vetorial.

Sem título.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Seria o número de Euler, ou a constante de Euler? Eles são diferentes.

Resposta: e = número de Euler

Pois a "constante" de Euler é esta outra coisa, normalmente representada por 𝛄 (gama):

constante-(gama)-de-Euler.jpg.e150c67161207e32537d4f4ffb573c76.jpg

Enquanto o "número" de Euler significa:

nmero-de-Euler.jpg.1596f169dae283e8048524c230f1c2ac.jpg

Ver também: Sistema de Logaritmos Neperianos.

Aliás, eu não estava captando corretamente o conceito de fasores:

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

...curso gratuito de Processamento Digital de Sinais me apresentou o que agora eu passei a entender como sendo os fasores. Esse "círculo de arcos" que descreve a senoide fazia parte da metodologia didática.

Parece que aqui eu estava realmente confundido. O ensinado naqueles "capítulos" de curso, na realidade, refere-se à fórmula de Euler:

frmula-de-Euler.jpg.8eff294e6a4f6939a5ded6430d21fcea.jpg

Na engenharia elétrica, ela é muito usada algebricamente, com seu conjugado, como demonstra este vídeo.

Ainda preciso revisar muito, essas matérias, em busca da relação que tal coisa pode (ou não) ter com "fasores".

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Note que na resistência a corrente está em fase com a tensão, e no indutor e capacitor defasadas 90º em relação à tensão, e 180º entre si. Por conta disso que fazemos soma vetorial.

Não entendo a conclusão, que deixo sublinhada. Pois aquele [uso de] Pitágoras que me inquieta, o da receita do @MOR_AL, é feito entre tensão em capacitor (Vc) e tensão em carga (Vled).

Estou quase achando... por aqui! Pois vai aparecer o "j" (rotacional) na impedância do capacitor em AC.

Postado

É preciso levar em conta os ângulos das tensões e correntes nos cálculos de circuitos de corrente alternada. Para facilitar a vida usa-se o método dos fasores. Seria bom assistir aulas no YT.

• Membro VIP
Postado

@Renato.88 , você pode estar certo nessa de "tensão seguir corrente", apesar de parecer ainda uma imaginação, intuição.

Estou suspeitando do seguinte, mas ainda não cheguei lá, não concluí. Sendo a corrente da carga a mesma corrente no capacitor, o "j" que multiplica na impedância do capacitor faz rotacionar Vc em relação a Vled (carga).

1 hora atrás, Ricardov disse:

Seria bom assistir aulas no YT.

É preciso só acertar quais...

Update

Achei! Uma síntese que responde essa questão está no seguinte trecho de vídeo:

Os 90⁰ adiantando fase no indutor, ou os -90⁰ atrasando fase no capacitor, são a rotação (na tensão), realizada pelo "j" da impedância, em relação a cada ⲫ que há ao longo da senoide. O adiantamento ou atraso de fase é visto em termos de "rotação" quando se passa a equação para a notação fasorial.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!