Ir ao conteúdo

PC Core i9 13900k + GeForce RTX 4070ti fechando jogos e programas

Ir à solução Resolvido por Luciano - PRIMETECH,

Posts recomendados

Postado

Tudo bem pessoal?, primeiramente já peço desculpas se eu cometer algum erro porque essa é a primeira vez no fórum.

Estou já alguns dias com o seguinte problema em uma máquina. Inicia o sistema normalmente funciona tudo, todos os drivers instalados e atualizados. Ao abrir alguns jogos logo ao entrar em tela cheia o jogo fecha e volta pra área de trabalho como se eu nem tivesse aberto nada. Alguns jogos chega começar a iniciar e acontece a mesma coisa. Outros até chegam a abrir e no menu fecha, todos eles não aparecem nenhum mensagem de erro. Steam, Discord também fecham as vezes. É muito intermitente. O Chrome algumas vezes quando estamos navegando ele aparece a mensagem do dinossauro dizendo que houve um erro.
Não é questão de potência da máquina pois ela tem a seguinte configuração.

Processador - I9 13900K
placa-mãe - ASUS prime z690-P wi-fi LGA 1700
Memória - Kingston Fury beast 64 gigas 5600Mhz
Placa de vídeo - RTX 4070 ti ex gamer Galaxy
Armazenamento - SSD Crucial P3 1tb NVMe
Gabinete - Lian Li PC-O11 Dynamic Mid-Tower Case Razer Edition
Fonte - Cougar 850w modular
water cooler - Water Cooler Cougar Helor RGB 360mm
(acredito não ter esquecido de nada)

Recentemente troquei o socket do processador pelo adaptador da thermalright achando que poderia ser a solução mais apenas reduziu a temperatura do processador.

O que eu já fiz.

Instalei diversas versões do windows, Testei com outra memória que tenho certeza que está funcionando, testei com outra placa de vídeo, testei com outro SSD e mesmo assim os problemas continuaram.

Infelizmente não tive a oportunidade de testar com outra placa-mãe pois no momento estou sem condições de providenciar outra placa com suporte para esse i9 e até o momento também não consegui outro processador. Aí fico com essa dúvida, porque sei que isso pode ser a placa-mãe.

Bom gente, depois desse filme que eu contei espero que alguém já tenha passado por isso e consiga me dar uma ajuda. Pois praticamente já rodei a internet e as pessoas que tem os problemas parecidos em outros fórum não receberam nenhuma resposta.

Abraço a todos.

Postado

Junior, estou preocupado também. Adquiri o PC essa semana e enfrento os mesmos problemas. 

Minha configuração:

Processador Intel Core i9-13900K, 3.0GHz (5.8GHz Max Turbo)
Placa de Vídeo RTX 4070 Ti NVIDIA GeForce
placa-mãe Z790 AORUS ELITE AX, DDR5
Memória XPG Lancer RGB, 32GB (2x 16GB), 6000MHz, DDR5
SSD M.2 NVMe 1tb, 7400mb/s, 6800mb/s, ultra rápido
Fonte RM850w 80plus gold EVGA
Water Cooler 360mm Lian Li Galahad

Observa que temos a mesma placa de vídeo e mesmo processador. Será um problema em algum desses componentes?

Segundo ponto que destaco -  o processador está facilmente chegando em temperaturas de 95 graus, até 100 graus. Nos testes de stress automaticamente já sobe para 100 graus. O que fazer? Ando lendo que os I93900K realmente consomem muito e trabalham numa temperatura elevadíssima. 

Será que não é a temperatura do processador que está fazendo programas fecharem? 

WhatsApp Image 2023-12-03 at 17.59.26.jpeg

WhatsApp Image 2023-12-03 at 17.54.49.jpeg

Postado
5 minutos atrás, Luiz Felipe 1993 disse:

Fonte RM850w 80plus gold EVGA

Não conhecia esse modelo da EVGA

Processador Intel Core i9-13900K, 3.0GHz (5.8GHz Max Turbo)

Está fazendo overclock no processador?

Water Cooler 360mm Lian Li Galahad

Verifique se esse water cooler está bem instalado e se não esqueceram de retirar o plástico que vem pregado no dissipador.

Postado

@Tiberio 

Pode ter relação com a fonte?

Processador não está fazendo overclock. 

Acredito que o water cooler está bem instalado porque passou pela mão de diversos técnicos, mas vou verificar sim e depois retorno aqui.

Obrigado! 

Postado
8 minutos atrás, Luiz Felipe 1993 disse:

Pode ter relação com a fonte?

Sim, o fato de ser da EVGA não quer dizer que seja boa, todas as marcas de fontes tem modelos bons e também modelos ruins.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@luizmainart Atualmente esta na ultima versão da BIOS 2802, mais os primeiros testes que fiz foram em relação a BIOS. coloquei versões de BIOS para a epoca em que o cliente utilizava o pc sem apresentar problemas

@Tiberio Cougar GEX850, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, PFC Ativo,

@Luiz Felipe 1993 Irmão vou tentar responder todas as suas perguntas. A respeito de imcompatibilidade entre placa de Vídeo e processador acredito não ser, eu cheguei fazer um teste com uma 1050ti, abrindo os mesmo jogos e apresentou exatamente os mesmo problemas. 

Sobre a temperatura. 
No meu caso eu desconfio que pode ser o inicio do problema mais isso é achismo, vou tentar explicar. quando a maquina chegou eu percebi que realmente a temperatura estava subindo muito rápido e as vezes passava até de 100 graus porém não desligava  mais apresentava  throttling nos testes do aida 64. beleza, então fui resolver o problema da temperatura, percebi que o water cooler não estava muito bem montado fiz a troca da pasta termica por uma snow dog e posicionei bem o water cooler, resolvi esse problema de temperatura mais os fechamentos continuam. ai eu me pergunto, será que essa maquina ficou super aquecendo por algum tempo até prejudicar o processador e agora esta com esse problema?

Uma outra coisa que é importante citar é que, a maquina quando chegou pra mim não queria funcionar com duas memórias de forma alguma apenas com uma só. não importava o slot que colocasse, funcionava apenas uma com duas não dava Vídeo, após eu colocar o thermalright voltou a funcionar as duas em dual channel normalmente, só acho estranho que demora muito as vezes pra bipar e da Vídeo.

Ja estou tendo quase certeza do problema esta relacionado ao processador i9 13900k. @Luiz Felipe 1993 não sei se você esta com a maquina mais se possível faz um teste, desativa na BIOS o Intel SpeedShift e Intel TurboBoost do processador, verifica se tem mais algumas coisa ligada a alto desempenho do processador para desativar. a ideal é reduzir o desempenho mesmo do processador. fiz isso aqui na maquina e alguns jogos como o gta v, cs go que abriam e fechavam rodaram normalmente após desativar essas funções. Caso isso der certo provavelmente estamos diante de problemas nos núcleos desse i9

• Obrigado 1
Postado

Bom dia, Estou com o mesmo problema...
O interessante que jogos como: Spider Men, Cities Skyline, The Avengers, rodam normal... mas quando inicio o programa Lumion esta fechando sozinho!!!
Tenho o I9 13900KF
RTX 3070Ti
64Gbs
Fonte 750w Corsair 

Postado
Em 18/12/2023 às 09:53, Weslley_269 disse:

Bom dia, Estou com o mesmo problema...
O interessante que jogos como: Spider Men, Cities Skyline, The Avengers, rodam normal... mas quando inicio o programa Lumion esta fechando sozinho!!!
Tenho o I9 13900KF
RTX 3070Ti
64Gbs
Fonte 750w Corsair 

@Weslley_269 tambem aconteceu isso comigo, gta v, cs go, monster motocross não funcionavam de nenhum jeito agora euro truck simulator dava pra jogar horas e não apresentava nenhum problema com os graficos tudo no maximo. 

Postado

@PRIMETECH.RIO Meu amigo, eu troquei meu processador e parou os erros... Estou usando o i9 12900KF
Uma coisa que tinha visto antes de trocar, a temparatura do meu processador ficava 88º no setup, este novo processador esta em 45º no setup.

• Curtir 1
Postado

@PRIMETECH.RIO Muito interessante seu comentário. Quando chegou a máquina aqui, ela não dava vídeo, não dava imagem, logo que iniciava o PC perdia a imagem e reiniciava. Apontamos como problema a placa de vídeo e fizemos a substituição da placa de vídeo, daí esse problema foi resolvido. Vou falar com o técnico que me ajuda para fazer esse procedimento na BIOS para ver se pelo menos corrige o problema no CS 2.0 que continua fechando ao abrir. Obrigado, parceiro.

Postado

Podemos concluir que o problema principal é o i9 13900k que está apresentando problema, até em fóruns estrangeiros muita gente com o mesmo problema. Como@Weslley_269 disse ele reparou que o processador dele estava em 88°. Pesquisando muito eu acredito que o início do problema é o seguinte. Essas novas geração de processadores Intel estão empenando e com o tempo não faz a refrigeração correta porque não encosta por igual no water cooler. Pra quem compra essas novas gerações já recomendo logo trocar o socket original da Intel por um thermalright que vai ajudar muito. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Bom dia amigos. atualizando aqui sobre a situação da maquina.

Entramos no site da intel em busca da garantia e pelo numero de serie do processador vimos que ele tem garantia até 2026 com isso fizemos a solicitação para a troca do processador e ficamos no aguardo da resposta da intel, com mais ou menos 2 dias ela retornou com uma mensagem que vou deixar aqui na integra.

"

Agradecemos sua resposta e as etapas tomadas para identificar que o processador está com defeito. O seguinte é o proceso de garantia.

Verificamos o estoque para seu processador Intel® Core™ i9-13900K e atualmente não temos substituições para seu produto nem peças alternativas, por essa razão a única opção de garantia é o reembolso. Precisaremos do comprovante de compra e solicitaremos a nota fiscal do seu item comprado para validar a garantia e o custo da compra.

Esperamos que você aproveite a opção de reembolso, pois uma substituição de unidade semelhante pode ficar indisponível por 4 semanas ou mais. E com o reembolso você poderia comprar o produto que deseja.

Deixe-nos saber o que você prefere, para assim continuar com o processo.

Podemos prosseguir com a verificação da garantia do seu produto. Para continuar com o processo, por favor, forneça a seguinte informação:

1. Endereço completo. (Logradouro, Bairro, Cidade, Estado):

2. CEP:

3. CPF ou CNPJ:

4. Nota Fiscal

Assim que recebermos esses dados, prosseguiremos com o processo de substituição padrão. Consiste no seguinte:

É necessário enviar primeiro a unidade defeituosa ao nosso entreposto, você deve pagar pelo envio. O endereço fica no email de confirmação que recebera uma vez o processo de garantia seja completado.

Uma vez que a peça defeituosa seja recebida em nosso entreposto, o processo de seleção e a documentação podem levar de 3 a 5 dias úteis, depois levará mais dois dias para o envio. No final, pode levar de 6 até 7 dias úteis para receber a substituição a partir do momento em que a unidade defeituosa é recebida em nosso sistema.

Estaremos esperando sua resposta. Caso não tenhamos uma resposta sua, entraremos em contato em até 3 dias úteis.

Atenciosamente,

Alejandro D.

Técnico de suporte ao cliente Intel "

Com essa resposta eu entendi que até a propria intel não quer trabalhar mais com esse processador rsrsrs.
Mais com o reenbolso do valor vamos ver qual processador iremos colocar. 

Para os amigos que estão com problema nesse processador recomendo fazer o mesmo, ja entrar em contato logo com a intel e pedir o reembolso porque vai ser só dor de cabeça tentar usar esse i9. mesmo que desça para um i7 eu acho que usar a maquina sem dor de cabeça é a melhor coisa. abraços

Assim que chegar o processador novo e eu concluir a maquina eu posto aqui resultado e fotos. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@primetech Exatamente, essas ferramentas do i9 foram desativadas pelo técnico e a temperatura melhorou significativamente. Com isso, o jogo Lost Ark parou de fechar com frequência, no entanto eventualmente o Lost Ark ainda se fecha, infelizmente. Além disso, o jogo CS fecha todas as vezes. Apesar de ter melhorado a temperatura e ter melhorado a frequência com que o jogo Lost Ark trava, o problema ainda persiste.

Quem puder me ajudar eu agradeço muito. 

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite.

Eu também estou com o mesmo problema que o de vcs e a minha configuração também é parecida.

Eu tenho um intel i9 13900k, placa-mãe aorus z790 elite ax, placa de vídeio RTX 4070ti da Galax, 32gb de ram e SSD M.2 de 1tb.

Desde que montei essa máquina na loja ela vem apresentando problemas com instabilidade. Literalmente todos os meus jogos fecham sem apresentar mensagem de erro! Palworld, Black Desert, CS 2, Enshroud e por ai vai... Os jogos chegam a iniciar mas fecham sem motivo. Já trocamos quase tudo dessa máquina e nada desse problema sumir. Li a conversa de vcs acima e estou começando a acreditar que é problema de processador tb, estamos com os sintomas  exatamente iguais.  A loja já tentou de tudo e na última vez (5 dias atrás) eles colocaram mais coolers em cima do water cooler para diminuir a temperatura que estava batendo os 100°. Trocaram pasta térmica, ajustaram o RPM dos ventiladores, TUDO, e mesmo assim a máquina ainda está fechando os jogos. Creio que o técnico da loja tenha mexido em algo referente a tensão na BIOS, não sei explicar pois não manjo do assunto então os jogos estão travando menos... MAS AINDA TRAVAM! O CS 2 nem se fale, ele abre e já fecha no menu antes da partida ou no carregamento dela.

Como vcs resolveram isso? aliás, vcs resolveram esse problema?
Eu vou mandar para a loja e solicitar a troca do processador. Vcs acham que se colocar outro igual o problema poderá persistir ?

Postado

@Igor Benjamin Fala Igor, beleza? 

Depois de vários testes os técnicos aqui da minha cidade já concluíram ser o processador. Colocaram um I7 para testar na minha máquina e solucionou. Complicado porque paguei uma fortuna nessa máquina e não consigo fazer a troca do I9 com a empresa porque envolve uma logística particular que ainda estou avaliando. Já se passaram três meses e mesmo após várias atualizações da placa devídeo, windows, placa-mãe, etc, os problemas continuam - os jogam sempre em algum momento se fecham e ultimamente tem se reiniciado também  após fechar o jogo. Em resumo, não presta a máquina. A solução imagino que seja trocar o processador. Os técnicos aqui também fizeram essas alterações no processador e melhorou um pouco mas a instabilidade permanece.

Acho que se colocar outro processador igual tem chance considerável de continuar o problema, mas sou leigo no assunto.

Postado

@Luiz Felipe 1993 eu acabei de descobrir o problema depois de muita procura. 

Esse processador está pelo que percebi com um problema crônico com uma funcionalidade chamada Turbo Boost. Diversas pessoas estão com esse problema e existem diversos tópicos do Reddit falando sobre a mesma coisa.

O que eu fiz foi simplesmente desabilitar o Turbo Boost na BIOS. E adivinha só? Os jogos não estão mais travando e o CS2 está funcionando perfeitamente. O que eu vou fazer agora é solicitar a troca da CPU na loja, talvez por outra igual, tentar a sorte... 

Mas o problema é esse. Tente desabilitar o Turbo Boost como eu fiz pra ver se vai funcionar por aí. Mas é aquilo, um i9 funcionando abaixo de sua capacidade ofertada. 

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

@Luiz Felipe 1993 que bom que deu certo! Agora próximo passo é você devolver o processador para a Intel ou para a loja que comprou. você não está usando seu processador com toda sua capacidade e não existe nada que você consiga fazer para reverter esse problema. É algo que está acontecendo com muitos i9 13900k. A loja trocou o meu por um i9 14900k e tudo está funcionando perfeitamente com turbo boost ligado. 

Boa sorte e que bom que conseguimos resolver esse problema! 

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...